Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CRISE DE LIDERANÇA




Por Weslei Antonio Maretti


A atividade militar é mais que uma ocupação profissional.

É um estilo de vida, que faz dos militares um segmento social diferenciado.

A socialização militar visa desenvolver um tipo de profissional que cumpre a sua missão às últimas conseqüências, ou seja, imola a vida em sacrifício, quando necessário.

Em combate, vencer um dos maiores instintos humanos, o da sobrevivência, somente é possível em razão de dois fatores básicos, a confiança inabalável na competência dos chefes e o espírito de camaradagem.

Assim, valores como hierarquia, disciplina e dever são fundamentais para o profissional das armas.

A ideologia pode ser entendida como um conjunto de idéias que orienta o comportamento político e social, em razão dos valores e crenças que difunde.

Desta forma, a visão da realidade é marcada pela ideologia que se escolhe para compreender o mundo e orientar as ações.

É perfeitamente aceitável que fenômenos sociais e políticos sejam interpretados de forma diversa e sejam norteados pela ideologia que as pessoas adotam.

Isso pode ser evidenciado por determinados grupos sociais e políticos que têm uma visão histórica, segundo a qual pessoas armadas que lutavam, na década de 60, para implantar uma ditadura de esquerda, conforme os moldes cubano ou chinês, eram democratas lutando pela liberdade.

È aceitável, também, que esses grupos tentem rever a história questionando a Lei de Anistia que serviu para trazer o esquecimento às ações de agentes do Estado e militantes de movimentos revolucionários que cometeram crimes.

Difícil é entender a postura do atual Ministro da Justiça que procura reabrir feridas que, de alguma forma, já foram cicatrizadas e, ainda, permite trazer para a agenda política temas que não têm um clamor popular significativo, mas podem ter desdobramentos traumáticos.



Pode ser necessário, em um futuro não muito distante, que o Brasil tenha necessidade de contratar, como fez no início do século passado, uma missão militar estrangeira para ensinar às elites do Exército Brasileiro a serem militares.

Weslei Antonio Maretti

Professor Universitário, Cientista Político e Sociólogo – celwamaretti@hotmail.com
A verdade sufocada  -  25/11
Leia mais aqui.

0 comentários: