Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 30 de janeiro de 2010

Obama tenta recuperar a sintonia com a opinião pública e promete criar empregos. Sobre conquistas, ele não tinha muito que falar

Muita pompa, pouca substância
Em seu balanço anual, Obama tenta recuperar a sintonia com
a opinião pública e promete criar empregos. Sobre conquistas,
ele não tinha muito que falar

Diogo Schelp
Tim Sloan/Reuters
SURPRESA, SURPRESA
Obama em seu discurso no Congresso:
"O que frustra o povo americano é que em Washington
todo dia é dia de eleição"

Notável por sua capacidade oratória, o presidente americano Barack Obama falou bonito, como sempre, em seu discurso sobre o Estado da União, na semana passada.

Em matéria de substância, foi uma espécie de discurso bufê: um prato cheio de conteúdos diferentes.

Para a plateia mais à esquerda, prometeu levar adiante a reforma do sistema de saúde e acenou com mudanças na política de não permitir o homossexualismo publicamente assumido nas Forças Armadas.

Para a direita, falou em congelamento de gastos.

Para todos, focou na preocupação número 1 dos americanos: empregos, empregos e mais empregos. Agradar a todo mundo é, obviamente, impossível.

Mas o déficit de realizações de Obama está virando um problema sério. No Estado da União, que marca o início de um novo ano legislativo, o presidente americano é recebido no Congresso pelos parlamentares, membros do gabinete e juízes da Suprema Corte, em uma cerimônia pomposa em que todos pulam da cadeira em excessiva quantidade de vezes para celebrar o ri-tual democrático e aplaudir o grande chefe.

No discurso, espera-se que o presidente faça um balanço do mandato e aponte as políticas a ser adotadas dali para a frente. O da semana passada marcou um ano de gestão Obama.

Nesse período, ele fez uma espécie de manobra Lula em proporções gigantescas – não mexeu no fundamental, a defesa e o pacote para enfrentar a crise econômica, mantidos essencialmente como eram no governo Bush – e apostou no social.

Promoveu incansavelmente a criação do sistema universal de saúde e usou centenas de bilhões de dólares dos contribuintes para reenergizar a economia.

Houve sinais positivos, dos quais o mais animador foi o resultado do último trimestre de 2009, com crescimento econômico de 5,7%.

Mas os especialistas se indagavam se o crescimento seria sustentável (ah, quando falavam essas coisas do Brasil...) e os não especialistas só tinham uma pergunta: cadê os empregos?  Aqui.

VEJA TAMBÉM

União para o crime - MST e PT


União para o crime
Bens da Cutrale encontrados em assentamentos do MST levam a polícia a indiciar sete integrantes do bando por furto, formação de quadrilha, porte ilegal de arma e invasão de propriedade
Por Vinícius Segalla
e Fernando Cavalcanti
Gatunos: Parte do material encontrado com os sem-terra:
o rifle é de uso exclusivo das Forças Armadas

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) chocou o país entre setembro e outubro do ano passado ao destruir 12 000 laranjeiras de uma das fazendas da Cutrale, na região de Bauru, no interior paulista.

Na semana passada, a polícia do estado começou a punir os sem-terra que vandalizaram a propriedade da líder mundial na produção de suco de laranja e uma das maiores exportadoras brasileiras.

A Justiça emitiu vinte ordens de prisão contra os maus elementos que compõem a cabeça do bando local. Ao cumprir os mandados em um assentamento do MST, a polícia encontrou um vídeo estarrecedor na casa do chefão Miguel Serpa. Gravado momentos antes da invasão, ele mostra Serpa incitando seus comparsas.



"Viemos aqui para, no mínimo, dar prejuízo", disse ele. Em outro vídeo, a mulher de Serpa, a vereadora petista Rose MST, e o ex-prefeito da cidade de Iaras, Edilson Xavier, também do PT, dizem aos militantes sem-terra o que eles devem fazer para devastar as lavouras e danificar equipamentos.

Serpa já respondia a uma ação civil pública por desvio de recursos obtidos com a venda de madeira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Calcula-se que a operação tenha lesado os cofres públicos em 4 milhões de reais. Ele, sua mulher e o ex-prefeito estão entre os presos.

Luis Cardoso/Ag. Bom Dia/AE
Na cadeia
O ex-prefeito de Iaras Edilson Xavier, do PT, ensinou os sem-terra a vandalizar a fazenda  da Cutrale. Tudo foi registrado num vídeo

No mesmo assentamento, a polícia paulista deparou com toneladas de adubo, defensivos agrícolas, combustíveis, além de ferramentas, máquinas, motores e mudas de laranjeira – tudo roubado da fazenda da Cutrale.

Parte desse material, identificada com números de série, foi facilmente reconhecida por funcionários da empresa.

Nas casas dos sem-terra foram recuperados até bens pessoais dos empregados da fazenda, como computadores.

"Há evidências de que um dos objetivos da invasão era o furto",
relata o responsável pela investigação, o delegado Benedito Valencise, um dos mais experientes do estado de São Paulo.

Os sem-terra escondiam ainda dois revólveres, quatro espingardas e munição.

Uma das espingardas, uma Winchester calibre 44, é de uso exclusivo das Forças Armadas.

O resultado das buscas levou a polícia a indiciar os presos por formação de quadrilha, furto, porte ilegal de arma e invasão de propriedade privada.

O delegado Valencise agora procura outros bens que desapareceram da fazenda, como eletrodomésticos, móveis e roupas que pertenciam aos empregados da Cutrale.


VEJA TAMBÉM


Charges...




Dá até medo...

A foto original do Eduardo Knapp, sobre a qual desenhei a Dilma e o Temer desta charge, é carregada de uma simbologia sinistra que me dá até medo.


Bandoleiro de Caracas


Según el Presidente Chávez el pajarito de Twitter es una amenaza para la revolución, por eso lo amenaza.

Entrevista com Karl Marx

Entrevista com Karl Marx
 
POR MARIA LUCIA VICTOR BARBOSA

Finalmente ele aceitou meu convite para uma entrevista. Eu mal podia acreditar. Estaria frente a frente com o homem que teve o mérito de desvendar aspectos novos da sociedade, apesar da inexatidão científica de suas profecias ou da dose de utopia e de messianismo contidos em sua obra.

Mas seja lá como for, o monumental pensamento de Karl Marx havia povoado minha juventude com sonhos revolucionários de um romantismo inigualável, e não há dúvida que, ao explicar as mudanças através do conflito entre classes, ele muito contribuiu para a compreensão sociológica dos processos sociais.

Assim sendo, meu coração batia de ansiedade enquanto me dirigia para o lugar do encontro.
 
Ele determinara que o local seria num dos mais belos shoppings centers de São Paulo, o Higienópolis, verdadeiro templo do consumo desvairado.

Como desobedecer-lhe? 

Para completar tamanha excentricidade,  exigira ser entrevistado enquanto tomássemos lanche no McDonald’s, o que estranhei bastante.

Aliás, fiquei imaginando o que diria se nos visse o filósofo e baderneiro francês José Bové, produtor de queijos de cabra que estudou em Harvard, e que nas horas vagas faz protestos contra os Estados Unidos, homem cuja birra aos lanches do McDonald’s acabou por conduzi-lo ao estrelato, especialmente no recente encontro anti-Davos, palco petista de Porto Alegre onde, ao que parece, foram proibidos hambúrgueres e servido todo dia um prato de salada russa.

Não apurei se o cardápio continha ou não produtos transgênicos.
Pois é, se Marx queria ir ao símbolo diabólico da globalização, quem era eu para contrariar sua vontade. 

Então, na hora  aprazada, postei-me na entrada da maldita lanchonete em meio a uma democrática e pequena multidão de anônimos comilões de sanduíches, formada por jovens da periferia e de pessoas da classe média que se distinguem ainda, como se sabe, pelo terrível vício de ingerir coca-cola, outro endemoninhado produto que mantém a pobreza mundial açucarada e alienada  aos apelos gastronômicos do imperialismo.
Depois de quarenta minutos de atraso que me angustiaram por uma eternidade, ele surgiu como o russo Anienkof o descrevera no passado.

Sua cabeça parecia a de um leão de basta cabeleira grisalha, as mãos cobertas de pelos, as maneiras desajeitadas, todavia orgulhosas, arrogantes e autoritárias, que sem dúvida ficaram como legado para muitos dos seus seguidores.

Todo esse aspecto conferia com o que eu esperava ver, menos o traje.

Em vez da roupa desalinhada e preta, Marx vestia uma camiseta branca “dry fit” e ostentava calça jeans de griffe.

Nos pés, botas, à moda Bush e Fox.
No que chegou me ordenou com sua voz metálica e vibrante, feita para emitir juízos radicais sobre os homens e as coisas, para pronunciar palavras imperativas:

“A senhora me pega um big mac com fritas e uma coca de 500 ml que na seca não vou falar nada”

Obediente fui até a fila adquirir o lanche, enquanto o majestoso Karl Marx se aboletava numa mesinha da praça de alimentação, acomodando suas sacolas de compras na cadeira vaga.

Tudo nos conformes, eu com meu queijo quarteirão e meu guaraná bem brasileiro, desferi a primeira pergunta com voz trêmula:
ML: Aonde e em que ano o senhor nasceu?

Marx: Em Tréves, em 1818.
ML: Gostaria de falar sobre seus pais?
Marx: Preferia não falar. Meu pai era um advogado judeu convertido ao luteranismo, que queria que eu seguisse a carreira jurídica para a qual não tinha vocação. Ele implicava com meu gosto pela poesia. Dizia que não queria me ver transformado num poetinha qualquer.

Minha mãe vivia me dizendo que em vez de ficar escrevendo o Capital eu devia conseguir algum para mim. Ambos me aborreciam com seus sermões sobre minha vida boêmia em Bonn, quando eu, ainda jovem, gastava um dinheirão e tomava pileques homéricos. Achava-os muito burgueses. Hoje entendo que as mães têm sempre razão.
ML: O senhor teve um grande amigo, Engels.
Marx: De fato, Engels muito me ajudou. Fez vários artigos que eu assinava quando escrevia no New York Daily Tribune, escreveu obras comigo, me auxiliou financeiramente inúmeras vezes. Um amigão sem o qual teria morrido de fome com  minha família, e que andei depois escorraçando, mas no final nos entendemos apesar dele ter ficado muito magoado. 
ML: E sua esposa?
Marx: Chamava-se Jenny von Westphalen e era de família nobre. Uma santa. Suportou nossa vida miserável, porque eu não trabalhava, sem se queixar. Dois dos nossos filhos e uma filha morreram porque eu não tinha recursos para tratá-los, e a Jenny agüentou firme.
ML: Mas esse devotamento de Jenny não o impediu de ter uma filha com a governanta Helena.
Marx: Prefiro não falar sobre o assunto.

ML: Então me fale sobre suas idéias. Resuma seu pensamento sobre religião.
Marx: a religião é o ópio do povo e eu sou ateu.
ML: O senhor dizia que a colonização dos países do Terceiro Mundo era a condição fundamental para a criação do capitalismo de onde sairia um proletariado revolucionário, continua achando isso?
Marx: Como sabe a professora, a teoria na prática é outra. Assim, deu tudo errado. Previ o capitalismo plenamente desenvolvido para a Alemanha e a Inglaterra, o socialismo saiu na Rússia e aí, danou-se. Quanto ao capitalismo dos “boas vidas” é um arremedo, seu projeto de socialismo possui teor medieval, não têm propostas concretas e suas revoluções só servem para que tiranetes se locupletem no poder.

Estou desencantado.

Para culminar, o capitalismo vive superando suas crises e tornou-se algo diferente daquele do meu tempo.  Chamam a isso de neoliberalismo.

Vejo marxistas triviais, repetindo palavras de ordem. Eles não conhecem minhas obras e assim sua ideologia é indigente. Aliás, sempre disse para Engels que eu não sou marxista.

Para piorar, os chamados marxistas são intelectuais burgueses, que aqui em São Paulo comem no Fazano. Já o proletariado não quer saber de mim, mas de melhorar de vida, como aliás aconteceu.
ML: O senhor é contra a globalização?
Marx: Como poderia ser se escrevi no final do “Manifesto do Partido Comunista : “Proletários de todo o mundo, uni-vos”?
ML: Bem, agradecendo a honra desta entrevista, gostaria que deixasse suas palavras finais para a esquerda global.
Marx: Jamais a ignorância serviu a alguém.

E me diga a senhora, aqui servem cerveja Kaiser?


Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga, escritora e professora universitária.

'A Genealogia da Moral' - Friedrich Nietzsche

A Auto-Destruição da Justiça

À medida que aumenta o poderio de uma sociedade, assim esta dá menos importância às faltas dos seus membros, porque já lhes não parecem perigosas nem subversivas; o malfeitor já não está reduzido ao estado de guerra, não pode nele cevar-se a cólera geral; mais ainda: defendem-no contra essa cólera.

O aplacar a cólera dos prejudicados, o localizar o caso para evitar distúrbios, e procurar equivalências para harmonizar tudo (compositio) e principalmente o considerar toda a infração como expiável e isolar portanto o ulterior desenvolvimento do direito penal.

À medida, pois, que aumenta numa sociedade o poder e a consciência individual, vai-se suavizando o direito penal, e, pelo contrário, enquanto se manifesta uma fraqueza ou um grande perigo, reaparecem a seguir os mais rigorosos castigos.

Isto é, o credor humanizou-se conforme se foi enriquecendo; como que no fim, a sua riqueza mede-se pelo número de prejuízos que pode suportar.

E até se concebe uma sociedade com tal consciência do seu poderio, que se permite o luxo de deixar impunes os que a ofendem.

«Que me importam a mim esses parasitas?

Que vivam e que prosperem; eu sou forte bastante para me inquietar por causa deles...»

A justiça, pois, que começou a dizer: «tudo pode ser pago e deve ser pago» é a mesma que, por fim, fecha os olhos e não cobra as suas dívidas e se destrói a si mesma como todas as coisas boas deste mundo.

Esta autodestruição da justiça, chama-se graça e é privilégio dos mais poderosos, dos que estão para além da justiça.

Friedrich Nietzsche, in 'A Genealogia da Moral'

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CUT converte o Fórum Social em fórum sócio-figadal

“Barrar a volta do neoliberalismo” no Brasil.

Reunidos no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, representantes dos autodenominados movimentos sociais fizeram uma assembléia em Porto Alegre.

Lançaram um calendário de mobilização eleitoral. Agendaram reunião para 31 de maio. E adotaram um lema:

“Barrar a volta do neoliberalismo” no Brasil.

Leia-se: levantar barricadas para deter o presidenciável oposicionista José Serra (PSDB).

A coisa toda foi conduzida pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), braço sindical do PT.

A fila de oradores estava apinhada de gente do PCdoB, sócio minoritário do consórcio governista que dá suporte congressual a Lula.

Aprovou-se por aclamação um documento de conteúdo curioso.
Chama de tentativa de golpe a mobilização da oposição contra o governo em 2005.

Foi o ano do mensalão. Para o observador comum, um escândalo.

Para os movimentos sociais, mera tentativa de golpe.

Coisa equiparável, anota o documento aprovado nesta sexta, ao que se passou na Venezuela de 2002 e na Honduras de 2009.

O texto não diz, mas decerto a “sóciotontos” de Porto Alegre devem incluir no rol dos golpistas o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza.

É ele o signatário da denúncia que, recebida pelo STF, levou ao banco de réus os 40 da “quadrilha” mensaleira.

Indagado acerca da instrumentalização política do Fórum Social, o companheiro Antônio Carlos Spis, da Federação Única dos Petroleiros, deu de ombros:
“Acho que temos que ter lado”. Que lado? “Estamos do lado do trabalhador, do movimento social, dos estudantes”.

A turma está fechada com a candidatura oficial de Dilma Rousseff, mas Spis simula distanciamento: “Não estamos preocupados com candidatura”.

Como assim? “Estamos preocupados com o possível avanço do neoliberalismo nessas eleições".

Disse que os movimentos sociais vão sugerir um "projeto nacional e popular" que nenhum candidato deve encampar.
"Duvido que qualquer candidato aceite nossa pauta. O primeiro ponto é o seguinte: implementação da reforma agrária já...”

“...Queremos democratizar os meios de comunicação, quebrar a espinha dorsal da Globo, da Bandeirantes, do SBT. Essas coisas não vão acontecer. O pessoal tem receio".

Curioso que, governados pelo fígado e hipnotizados por abobrinhas ideológicas, os movimentos sociais não queiram se ocupar das coisas que, por sensatas e realistas, ainda podem acontecer.

Vem aí o Bolsa Pressão. Todo mundo ganhando panela de pressão do presidente

  Que o presidente é um cara beberrão que se cuida,
todo mundo sabe…
mas qual foi o motivo do seu piripaque?
Nós temos a resposta!

January 29th, 2010

UPA para os outros

Um vídeo gravado por celular, e enviado por um internauta ao Jornal do Comércio, mostra o momento que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao Real Hospital Português, no Recife, na noite de quarta-feira.
 
O vídeo foi postado no YouTube.
Veja mais aqui.


“Eu vou ser muito breve, porque estou com a garganta não muito boa e não quero ser o primeiro paciente dessa UPA. Mas ela está tão bem localizada, tão bem estruturada, que dá até vontade de ficar doente para ser atendido”.


Lula, pouco antes da crise de hipertensão que o levou rapidamente a ser atendido nos hospitais Português, no Recife, e Sírio Libanês, em São Paulo, tão parecidos com uma UPA quanto Giselle Bundchen com Ideli Salvatti.

Líder do MST que incitou destruição em SP negociou convênios de R$ 222 mil


Miguel Serpa, um dos nove presos sob a acusação de comandar a invasão e depredação de uma fazenda da Cutrale, em outubro de 2009, em Iaras (SP), negociou em 2007 dois convênios no valor de R$ 222 mil com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

De acordo com informação da ONG Contas Abertas, Serpa, que é um dos líderes do Movimento dos Sem Terra (MST) na região de Bauru, era presidente na época da Associação Regional de Cooperação Agrícola para Reforma (Acar).

Foram dois convênios com o objetivo em contrato de implementar

“ações com intervenção de máquinas agrícolas para erradicar as soqueiras (raízes que sobram dentro e fora da terra) de cana de açúcar em 300 hectares de terra”.

No primeiro, de R$ 180 mil, o Incra não aprovou a prestação de contas apresentada pela Acar, que, então, passou a ser considerada inadimplente.


Além dos R$ 222 mil do Incra, a Acar recebeu ainda outros R$ 70 mil da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.

Em vídeo distribuído pela polícia, Serpa aparece convocando militantes a ocupar e causar “pelo menos prejuízo” à empresa.

Além dele, também estão presos o ex-prefeito de Iaras Edilson Xavier e a vereadora Rosimeire Serpa, ambos do PT.

Rosimeire é mulher de Serpa.
A Polícia Civil de Bauru vai usar quatro vídeos diferentes apreendidos com militantes do MST para identificar os participantes da invasão e depredação da fazenda da Cutrale.

De acordo com o delegado Benedito Valencise, as imagens foram gravadas durante os preparativos para a invasão e durante a ação.

Os vídeos, apreendidos durante a Operação Laranja, foram encaminhados ontem ao Instituto de Criminalística, para a degravação do conteúdo.

Em Porto Alegre, João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST, disse que “ocupar terra pública não é crime, é dever”.

Ele disse que a Polícia Civil de São Paulo agiu por motivações políticas. Stédile prometeu uma campanha contra a Cutrale:

— A Polícia de São Paulo está exagerando por motivação política.

Quem disse que é crime derrubar 242 pés de laranjas, que a TV Globo transformou em 7 mil? Os companheiros derrubaram aqueles pés de laranja para denunciar que a Cutrale está em terra pública que tem escritura em nome da União...

Quero sua opinião

 
Por Ester Azoubel
Senhores Senadores:

Nunca antes, na História deste país, tivemos um desgoverno tão altamente danoso aos interesses da nação como este atual, representado pelo lulo-petismo.

Este "governo" não respeita as Leis, as instituições, não respeita o povo e já fez da Constituição Federal, papel higiênico

Por que continua sem ser perturbado ou contestado?

Quem tem medo de Lula?

80% de aprovação?

É mau sinal. 




É um péssimo sinal. Hitler teve 90%. Stalin também. Toda unanimidade é burra e uma aprovação tão alta e incontestada apenas significa que o povo já perdeu a noção de seu próprio valor. Que já perdeu a identidade. Já não sabe ou não quer diferenciar o certo do errado.

Esse PNDH que em má hora foi concebido e parido pelo PT é um plano, sim, de alguns apátridas, mas não é nacional e nem de longe de direito nem humano. Configura a maior agressão que um país democrático já sofreu em sua estrutura, em sua soberania, em sua honra nacional.

Perdemos a capacidade de nos indignarmos?

As Forças Armadas protestam, reclamam - palavras no papel.
Ninguém faz nada.

A OAB mostra as inconstitucionalidades - palavras no papel. 

Ninguém faz nada.

Até o STJ, com a maioria dos membros indicados pelo presidente, aponta os erros - palavras no papel.
Ninguém faz nada.

A CNA, a Igreja, a CNBB, a Maçonaria,, O Clube Militar, todos protestam - palavras no papel.
Ninguém faz nada.

A oposição se manifesta? Oposição? Que oposição? Discreta e respeitosa. Com medo de que? - palavras ao vento.
Ninguém faz nada.

E o desgoverno rindo e debochando de nossas caras.
Alguns políticos foram punidos por manifestarem a intenção de se candidatarem para o próximo pleito. D. Dilma/Estela/Vanda já é oficialmente candidata à presidência e está em plena campanha há algum tempo. Tem imunidade?

Os negros brasileiros, desculpem, os afro-descendentes brasileiros já foram, oficialmente declarados incompetentes e intelectualmente inferiores aos brancos (ou Europa-descendentes, talvez?) e aceitam, felizes, um vergonhoso sistema de cotas que os discrimina.

Perdemos a noção de valores. Não se procuram sanar os defeitos da escola pública.

Os homossexuais são exibidos em um patético circo tragicômico transformados em bizarras figuras, aceitando fazer parte de um espetáculo deprimente. Acham que defendem seu orgulho. Na realidade, apenas se prestam a fazer parte de um programa de divisão da sociedade em classes e castas. Dividir para melhor dominar.

A questão indígena é uma tragédia dantesca. Como raros bichinhos de estimação, são confinados em gigantescas gaiolas, para gáudio de antropólogos incompetentes e estrangeiros gananciosos, condenados a se perpetuarem na idade da pedra. Para esses pobres infelizes, a civilização não evoluiu. O tempo parou. O gueto venceu.


Para os rizicultores de Roraima o comunismo já chegou com força total. Já sentiram o gostinho do que está sendo preparado.

Mas, a bolsa-esmola é um sucesso maravilhoso e extraordinário. São R$ 70,00 reais mensais. Benditos setenta reais mensais. E ela acabou a pobreza, acabou a miséria, acabou a fome, acabou a desnutrição e trouxe desenvolvimento. Com setenta reais mensais, cada família consegue fazer três refeições todos os dias e ainda comprar o material escolar dos filhos. E tem gente ainda dizendo que era Jesus que fazia milagres.

E a legislação?

A legislação está no papel, guardada cuidadosamente dentro dos livros. Existe mas não funciona. Parece que não interessa. A quem? Por quê?


Medo de quem?

84% de aprovação?

E o Brasil? Como fica?

Fica inerte e paralisado. De medo ou de espanto?

Ou de pura inércia?

De total incapacidade de raciocinar?

Ou de simples impotência cívica?

Por que tem gente ainda querendo se candidatar à presidência este ano?

Não vai sobrar Brasil para ninguém governar.

Janeiro 26, 2010

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Frase do dia...


Chávez, o patrocinador de golpes, está cada vez mais perto de ser pendurado pelos pés em praça pública.

A democracia ainda assistirá a esta vitória.

Anotem aí.


Reinaldo Azevedo

Presidente da Natura é o vice de Marina

SENADORA MARINA SILVA E GUILHERME LEAL A senadora Marina Silva (PV-AC) confirmou nesta quinta (28) o empresário Guilherme Leal, co-presidente da Natura, como o candidato à vice de sua chapa para a Presidência.
Clayton de Souza/AE

  Segundo Marina, Leal é um empresário que discutia e se preocupava com a sustentabilidade “quando o tema ainda não era moda”.

A senadora e pré-candidata à Presidência minimizou o anúncio do PSOL de que não apoiará oficialmente sua candidatura e reafirmou que, apesar da ausência de aliança, vai apoiar Heloísa Helena ao Senado por Alagoas

Nós, brasileiros, escapamos por um triz de vermos surgir o mais novo mártir da pressão alta.


por General

Lula estava com a pressão 18 x 12. Foi impedido de viajar para Davos, onde participaria do fórum econômico mundial e receberia mais um dos imerecidos prêmios que vem estocando nesses anos que separam sua trajetória de trabalhador até os dias atuais.

Vale a pena lembrar que faz muito tempo, mas muito tempo mesmo que Lula deixou de trabalhar. Diria até que nunca o fez.

Pois bem, o "estadista global" apresentou um quadro hipertensivo e diferentemente do que acontece com o cidadão comum, que tem que chegar às duas da manhã na fila do hospital público para ser atendido às 12, Lula foi medicado com um aparato que em muito supera a condição de estadista nacional.

Talvez por isso ele seja global.

Mas realizando minha leitura matinal, constatei que Lula não pode morrer agora, pois teríamos em poucos meses o próximo santo brasileiro, canonizado, beatificado e santificado, não obrigatoriamente nesta ordem.

Pior, seria um santo de dupla nacionalidade, afinal os organizadores do fórum de Davos, na Suíça, estavam perplexos e atônitos com a ausência de seu novel estadista mundial.

Nós, brasileiros, escapamos por um triz de vermos surgir o mais novo mártir da pressão alta.

Desejo a Lula muita saúde.

Ele tem que viver e espero que todos os seus assessores também vivam.

Vivam o suficiente para verem o fim de tudo o que nos legaram de ruim.

Acho até que ainda vai demorar um pouco, para que possamos desmascarar Lula e seus asseclas em nível mundial.

Que demore.

Desmascaremos porém.
Leia aqui.

A pergunta que não quer calar...

“Eu quero ser o primeiro paciente
dessa UPA aqui”.



O presidente Lula, em inauguração de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, elogiou as instalações e disse que queria ficar doente para receber atendimento no local.



Por que o Presidente não foi atendido na UPA???

É preciso calar a imprensa _ Arnaldo Madeira


Quem acompanha o noticiário político com alguma atenção, certamente, já se deu conta de que Lula, PT e suas entidades satélites têm uma verdadeira obsessão: "fiscalizar" a imprensa. Na verdade, querem controlá-la.

Afinal, por autoritários, não suportam críticas. Sentem-se os escolhidos por Deus para salvar o mundo, acreditam nisso e estão certos de que o farão - à sua moda, evidentemente. Logo, quem discorda de seus projetos e métodos está contra uma, digamos assim, determinação superior.

Adeptos da tese de que os fins justificam os meios, não hesitam em produzir dossiês na tentativa de intimidar - ou, no mínimo, constranger - adversários políticos que ainda não se renderam às inúmeras facilidades que o poder exercido de forma não-republicana pode proporcionar.

Quando algo não dá certo, a culpa é sempre dos outros, das elites de olhos azuis, que não pensam em outra coisa a não ser em sabotar o governo redentor.

Lula, PT e suas entidades satélites, no entanto, não admitem ser fiscalizados. E sabem por quê?Porque a fiscalização séria traz à tona suas limitações para planejar e gerenciar.

Não é por acaso que Lula não perde a oportunidade de criticar o Tribunal de Contas da União e todo e qualquer órgão que crie embaraços aos improvisos de seu governo.

O TCU tem apontado irregularidades em diversas obras do PAC. Elas vão do superfaturamento à ausência de projetos executivos, passando por orçamentos malfeitos e alterações suspeitas nos projetos originais. O que, na mais branda das hipóteses, é sinal de incompetência.

Ora, quem é a responsável pela gestão das obras do PAC, segundo o próprio Lula? Sua candidata à Presidência da República!

Por maior que seja sua popularidade, por mais que use sem pudor a máquina (leia-se dinheiro público), por mais que tenha a capacidade de mentir sem corar, não é fácil para um político transferir votos e eleger um poste. Que dizer, então, se a incompetência do poste passar a ser de domínio público?

Por isso, Lula, PT e suas entidades satélites não têm dúvidas de que é preciso calar a imprensa. Em nome de seu projeto redentor.

Arnaldo Madeira é deputado federal pelo PSDB-SP
dep.arnaldomadeira@uol.com.br

Causa da internação de Lula foi crise de hipertensão

Alan Marques/Folha

O repórter conversou há pouco, por telefone, com um integrante da comitiva presidencial que acompanha Lula no Hospital Português, em Recife.

Informou que Cleber Ferreira, o médico que atendeu Lula, internado às pressas na noite desta quarta (27), atribui o mal-estar a uma crise de hipertensão.

A pressão arterial de Lula alçou a casa de 18 por 12. Segundo o interlocutor do blog, o quadro já foi normalizado.

Lula passará a noite no hospital, em observação. Deve receber alta na manhã desta quinta (28).

- Atualização feita às 3h58 desta quinta (28): O médico Cleber Ferreira, da Presidência, conversou com a imprensa.

Os repórteres Fábio Guibu e Matheus Magenta informam o seguinte:

1. A crise hipertensiva de Lula se manifestou quando ele se encontrava no avião que o levaria à Suíça, para o Forum Econômico de Davos.



2. Deu-se por volta de meia noite e meia. Os médicos proibiram a viagem. E Lula foi levado ao Hospital Português, em Recife.

3. O doutor Cleber Ferreira, que acompanha Lula há cinco anos, disse que a pressão arterial do presidente foi a 18x12. A pressão normal do presidente é de 11X8.

4. No hospital, Lula passou por um eletrocardiograma, um raio-x do tórax e um exame de sangue.

5. O médico suspeita que a crise hipertensiva pode ter sido provocada por estresse e cansaço.

6. Disse que Lula não é hipertensivo. Desde que começou a assisti-lo, foi a primeira vez que o presidente arrostou uma alteração arterial.

7. O ministro Franklin Martins (Comunicação Social), que acompanhou a entrevista do médico, disse que Lula não viajará mais para a Suíça.

8. Segundo Franklin, Lula será representado no Fórum Econômico de Davos pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

9. Meirelles receberá por Lula o prêmio de Estadista Mundial de 2009, atribuído a Lula em sua primeira edição.

10. O médico da presidência disse que Lula insistira para viajar. Mas foi desautorizado. Estima-se que terá alta hospitalar entre 9h e 10h desta quinta.
às 03h45

Cada uma! kibeloco

"Desgraça da política"

Lula afirma que político deveria ter prazo de validade e chama oposição de mesquinha


colaboração para a Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que a "desgraça da política" é que político deveria ter prazo de validade carimbando na testa.

"A pessoa não está com o prazo vencido porque tem idade. A pessoa está com o prazo vencido porque tem a cabeça atrasada, tem maldade, e não pensa de forma moderna", disse o presidente em discurso na cidade de Paulista (PE).

Lula também chamou a gestão do ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) de "mesquinha" e defendeu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que será candidato à reeleição em 2010.

"Tenho certeza absoluta, a gente não pode falar de eleição, eu não sou candidato. Mas você pode ficar sabendo de uma coisa: esse Estado não tem o direito de retroceder, esse Estado não tem o direito de voltar a um passado danoso e a um passado mesquinho, esse Estado aprendeu a andar para frente", afirmou o presidente.


Lula parece estar com o prazo de validade vencido...

Será??

Tudo muito estranho...


Atualização das 03h16 -

A pressão arterial de Lula chegou a 18 por 12, segundo informações do seu médico. Ele agora dorme.

 Noblat


Clique na foto
Parecia mesmo meio mal, né não?

Mal estar de Lula repercute até na Argentina. Tuiteiro dá crédito ao Blog de Jamildo

# RT @fabriciovas: a imprensa do Brasil não existe: Lula é internado às pressas de madrugada e nem na TV a cabo há chamadas ou plantões. 2 minutes ago from web


Un blog brasilero y la cuenta en twitter de @blogdejamildo reveló el estado de salud del presidente Lula. Los medios grandes, tarde otra vez

Veja aqui.

EM 28 DE Janeiro DE 2010 ÀS 01:59

Lula foi internado às pressas...



Lula foi internado às pressas, há pouco, no Hospital Português do Recife. Ele sentiu-se mal depois de jantar com o governador Eduardi Campos no Palácio do Campo das Princesas.

Daqui a pouco, o ministro Franklin Martins, da Comunicação Social, dará entrevista a respeito.

OPOSIÇÃO DESAFIA TSE A CUMPRIR LEI



PSDB, DEM e PPS entraram com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrando que o presidente Lula da Silva e Dilma Rousseff estão fazedo comícios pelo país, o que representa uma afronta à lei Eleitoral.

O desrespeito tem sido recorrente, acontece em todas as viagens presidencais, mas a Oposição citou a visita a um sindicato na última sexta-feira, 23, em São Paulo.

Com a candidata a seu lado, Lula da Silva foi debochado e chegou ao cúmulo de fazer a seguinte ironia: "eu penso que a cara do Brasil vai mudar muito.

E quem vier depois de mim - e eu, por questões legais, não posso dizer quem é; espero que vocês adivinhem".

A fala de Lula foi seguida de apupos, aplausos e muitos risos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FREI BETTO CRIOU O SEU PRÓPRIO PAI-NOSSO



Frei Betto — aquele, vocês sabem — botou outro dia Santa Tereza De Ávila pra transar com Che Guevara…

É, gente, transar mesmo, aquilo naquilo, aquele negócio de endurecer sem perder a ternura, vocês sabem do que falo. Imaginou que de tal intercurso divino-comunista-carnal, nasceria um libertador.

Escrevi a respeito: depois do bebê de Rosemary, só o bebê de Frei Betto seria mais assustador.

Os jornais deram amplo espaço ao 100º aniversário de Maria Amélia Buarque de Holanda, mulher do historiador Sérgio Buarque e mãe do sambista Chico Buarque. Um evento realmente invulgar, convenhamos!


Fez-se uma grande e justa festa no apartamento de Chico. Lula estava lá etc e tal. O que me deixou chocado foi saber que Frei Betto, aquele que acabou com a virgindade de Santa Tereza, leu a sua versão do Pai-Nosso.

Sim, ele tem o seu próprio Pai-Nosso.

Esse grande comunista católico — como se isso fosse possível! — resolveu preencher algumas omissões cometidas por Jesus Cristo.

Ele achou que o filho de Deus não mandou bem, que correções se faziam necessárias.

Leia a versão de Betto.

A propósito: não o condenarei, leitor, se você o fizer agarrado a um crucifixo, mastigando um dente de alho, não sem, antes, persignar-se com água benta. Lá vai.



Pai-nosso que estais no céu, e sois nossa Mãe na Terra, amorosa orgia trinitária, criador da aurora boreal e dos olhos enamorados que enternecem o coração, Senhor avesso ao moralismo desvirtuado e guia da trilha peregrina das formigas do meu jardim,

Santificado seja o vosso nome gravado nos girassóis de imensos olhos de ouro, no enlaço do abraço e no sorriso cúmplice, nas partículas elementares e na candura da avó ao servir sopa,

Venha a nós o vosso Reino para saciar-nos a fome de beleza e semear partilha onde há acúmulo, alegria onde irrompeu a dor, gosto de festa onde campeia desolação,

Seja feita a vossa vontade nas sendas desgovernadas de nossos passos, nos rios profundos de nossas intuições, no vôo suave das garças e no beijo voraz dos amantes, na respiração ofegante dos aflitos e na fúria dos ventos subvertidos em furacões,

Assim na Terra como no céu, e também no âmago da matéria escura e na garganta abissal dos buracos negros, no grito inaudível da mulher aguilhoada e no próximo encarado como dessemelhante, nos arsenais da hipocrisia e nos cárceres que congelam vidas.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e também o vinho inebriante da mística alucinada, a coragem de dizer não ao próprio ego, o domínio vagabundo do tempo, o cuidado dos deserdados e o destemor dos profetas,

Perdoai as nossas ofensas e dívidas, a altivez da razão e a acidez da língua, a cobiça desmesurada e a máscara a encobrir-nos a identidade, a indiferença ofensiva e a reverencial bajulação, a cegueira perante o horizonte despido de futuro e a inércia que nos impede fazê-lo melhor,

Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e aos nossos devedores, aos que nos esgarçam o orgulho e imprimem inveja em nossa tristeza de não possuir o bem alheio, e a quem, alheio à nossa suposta importância, fecha-se à inconveniente intromissão,

E não nos deixeis cair em tentação frente ao porte suntuoso dos tigres de nossas cavernas interiores, às serpentes atentas às nossas indecisões, aos abutres predadores da ética,

Mas livrai-nos do mal, do desalento, da desesperança, do ego inflado e da vanglória insensata, da dessolidariedade e da flacidez do caráter, da noite desenluada de sonhos e da obesidade de convicções inconsúteis,

Amemos.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quem tem que ficar arreganhando os dentes toda hora é o cavalo

"Mulher tem que ser brava mesmo", diz Lula sobre Dilma


da Folha Online


Em tom de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou seu discurso durante cerimônia de inauguração de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Pernambuco para falar sobre o comportamento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

"A Dilma é brava. Mulher tem que ser brava mesmo.

Quem tem que ficar arreganhando os dentes toda hora é o homem.

É esse comportamento da Dilma que fez com que ela pudesse coordenar o PAC, o Minha Casa, Minha Vida, e que pudesse mostrar que esse país, com um pouco de planejamento, ninguém segura".



A ignorância é audaciosa, prepotente e atrevida...!

Em Davos, Lula vai "jogar na cara" dos ricos
a crise e a tragédia do Haiti


Por Eduardo Davis
Porto Alegre, 26 jan (EFE)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje durante o Fórum Social Mundial que irá ao Fórum Econômico de Davos (Suíça) e vai "jogar na cara dos países mais ricos" a crise financeira e o "abandono" do Haiti.

"Vou a Davos como em 2003, com orgulho do que tenho que dizer e mostrar (...) e com a missão de dizer que se o mundo desenvolvido tivesse feito a lição de casa na economia, não teríamos tido crise", afirmou Lula em discurso realizado perante aproximadamente 10 mil participantes do Fórum Social em Porto Alegre.

Como fez em 2003, pouco após assumir a Presidência pela primeira vez, Lula participou antes da reunião Social e amanhã viaja para Davos, onde receberá do Fórum Econômico a primeira edição do prêmio de "Estadista Global".

Apesar do prêmio, Lula alertou que vai a Davos com exigências contra os representantes de países ricos e empresários que vão se reunir.

"Davos não discutiu a crise que estava por vir" e que o Fórum Social já tinha antecipado desde sua primeira edição, em 2001, afirmou Lula.

Também garantiu que vai acusar o mundo desenvolvido pelos fracassos da Rodada de Doha da OMC e da Cúpula sobre Mudança Climática de Copenhague e rebateu críticas que alguns países europeus fizeram ao álcool de cana produzido pelo Brasil.

"Não aceitaremos que ninguém ponha seus dedos sujos de petróleo na matriz energética brasileira, uma das mais limpas do mundo", afirmou.

Além disso, antecipou que irá dizer com orgulho "que o Brasil não deve mais nada ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e que, ao contrário, acaba de emprestar US$ 14 bilhões" ao organismo.

Perante uma plateia que lhe interrompia seguidamente com ovações, acrescentou que também dirá em Davos que "um torneiro mecânico foi quem mais criou universidades e escolas técnicas profissionais" e demonstrou que "é possível mudar a história de cada país".

Lula refletiu, além disso, sobre as responsabilidades da tragédia do Haiti, país que foi arrasado por um terremoto no último dia 12.

"O que aconteceu no Haiti, mais que desatenção, foi falta de respeito ao direito sagrado da cidadania", afirmou, referindo-se à miséria vivida pelo país há anos, também atribuída pelo presidente aos países mais ricos.

Acusou os chamados "países doadores" do Haiti de haver retido o dinheiro que tinham comprometido e disse que acredita que a devastação causada pelo sismo "provoque vergonha nos Governos que poderiam ter feito algo" para ajudar.

Além disso, anunciou que visitará o Haiti no próximo dia 25 de fevereiro, e pediu ao Fórum Social que dedique este ano à "solidariedade para a reconstrução" do país.

Em outro momento, ressaltou o "extraordinário momento" que, segundo sua opinião, vivem a "América do Sul e toda a América Latina", graças a uma série de Governos progressistas que "estão dando passos importantes para a consolidação da democracia".

Sobre o Fórum Social, lembrou que, quando foi lançado, há dez anos, o evento "era só um experimento da sociedade civil com a ideia que outro mundo é possível", e agora "segue intacto, mas mais maduro" e com "muito mais espaço para crescer", graças à crise financeira que previu há uma década.

Em tom de despedida, disse que não voltará mais ao Fórum Social como presidente, pois entregará cargo no dia 1º de janeiro do ano que vem, mas garantiu que não se afastará das lutas sociais que marcaram sua vida.

Também pediu ao movimento contra a globalização que siga na busca da "utopia do impossível" com "vontade, coragem" e respeito à diversidade e à solidariedade que desde o início caracterizaram o Fórum Social Mundial.

Escritório da mulher de Cabral tem crescimento fantástico de causas (1.836%) desde que ele assumiu


Por Eucimar de Oliveira

Assunto levantado pelo jornal Estado de S. Paulo desde domingo, a atuação do escritório de advocacia da primeira-dama do estado, Adriana Ancelmo, começou, finalmente a repercutir na imprensa do Rio.

Na edição de hoje, em reportagem assinada por Fábio Vasconcelos, de O Globo,é mostrado o fantástico e incomum crescimento da banca nos últimos anos, notadamente a partir do momento em que o marido de Adriana, o governador Sérgio Cabral, assumiu o cargo.

De 506 causas para 9.800, crescimento de 1.836%.

Veja a reportagem abaixo:

O escritório de advocacia Coelho, Ancelmo e Dourado, que tem como um dos sócios a primeira-dama do estado, Adriana Ancelmo, teve um desempenho pouco comum no mundo jurídico desde que o governador Sérgio Cabral assumiu, em 2007.

De acordo com o “Anuário Análise Advocacia”, entre 2007 e 2008, o número de causas defendidas pelo escritório subiu de 506 para 9.800 (um aumento de 1.836%).

Nesse período, o escritório também ampliou as áreas de atuação e o quadro de funcionários. O anuário informa que, em 2006, não havia advogados contratados, além dos três sócios. No ano seguinte, já eram 23 profissionais; em 2008, chegaram a 30.

O escritório da primeira-dama defende a concessionária Metrô Rio numa ação movida pelo Ministério Público estadual em 2008. Sérgio Coelho, sócio de Adriana, disse que o crescimento atribuído ao escritório não é compatível com o tamanho da empresa e atribuiu os dados a algum erro de digitação do anuário.

Leia mais aqui.

Cabral e Adriana: casamento de araque


Cabral e Adriana: casamento de araque

‘O Dia’, sob nova administração, deu hoje um furo de reportagem. Pena que ninguém tenha assinado a matéria.

Mas vamos a ela:

“O governador Sérgio Cabral e a primeira dama Adriana Ancelmo renovaram os votos de casamento na noite de segunda-feira, com padrinhos ilustres:
o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil,Dilma Rousseff.

A cerimônia reservada foi no Palácio Laranjeiras, para 50 convidados.

O padre Marcelino Modelski, pároco da Igreja de São Jorge, em Quintino, Zona Norte do Rio, celebrou o ato, seguida de festa com direito a DJ.

A festa serviu também como comemoração antecipada do 47º aniversário do governador, que é hoje.

O padre Marcelino Modelski contou ter sido convidado pela primeira dama para realizar a benção das alianças do casal, poucas horas antes da cerimônia.

“Como Cabral já era separado do primeiro casamento, não poderia se unir em matrimônio pela igreja outra vez. Apenas no civil, como já tinha feito. Nesses casos, a exemplo de qualquer outro na mesma cirscunstância, nós damos uma benção especial sobre as alianças”, explicou o padre.

Segundo ele, a benção durou aproximadamente cinco minutos.

“Foi rápida. Coloquei a batina, fiz uma oração especial e rezamos o Pai-Nosso juntos, com muita fé.

Em tom de brincadeira o governador gritou:

“Lula, Dilma, venham ser meus padrinhos”,
revelou o sacerdote quando Cabral chamou o presidente e a ministra, que adiaram o retorno para Brasília para participarem da cerimônia.

Lula ficou cerca de uma hora e meia no Palácio. Antes, ele havia participado de outra festa, a dos 100 anos de Maria Amélia Buarque de Holanda, mãe de Chico Buarque.

Lula deu conselhos ao governador e à primeira dama. Ele disse para Adriana Ancelmo que é muito difícil ser mulher de político por causas dos compromissos e do tempo sempre muito apertado.

O presidente disse ainda que o político é como adolescente, sempre anda em grupo e, às vezes, falta tempo para se dedicar a família.

A festa rolou até às 3h, com muita música. Entre os políticos presentes, apenas os mais próximos de Cabral. Do PMDB, só estavam o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, o líder do governo Paulo Melo e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Segundo o padre Modelski, a primeira dama e o governador costumam frequentar a paróquia. “Adriana vem até mais que ele”, contou o padre.

Agora alguns comentários:

1 - A doutora Adriana Ancelmo é muito jeitosa. No ano passado, ele aproveitou a presença de Lula no Rio, e o convidou para a festa de aniversário do marido, que havia ocorrido duas semanas antes, e que ele já tinha comemorado em Paris, cidade de sua predileção. Ela queria só uma maior proximidade com o Presidente.

2 - Dessa vez, depois de ter dois filhos com o governador, ela inventa o batismo de umas alianças para levar o Presidente da República ao Palácio Laranjeiras, no momento em que a imprensa levanta sérias suspeitas sobre o seu escritório de advocacia. Depois de tantos anos, por que só agora a benção das alianças?

3 - A “cerimônia” foi arranjada às pressas, só para aproveitar a presença de Lula. Tanto que o próprio padre disse ter sido convidado “poucas horas antes”. Ninguém faz uma festa de casamento, ou seja lá o que fôr, com a presença do Presidente da República, e convida o padre poucas horas antes.

4 - Será mesmo que o casal frequenta a Igreja? Dificil, pois nas proximidades não desce helicóptero. Além disso, Cabral - pelo que se conhece de sua biografia - nunca foi um católico praticamente. Ele defende a discriminização da maconha, é a favor do aborto, participa da passeata gay, não foi recepcionar o novo Arcebispo do Rio quando este chegou a cidade, e muito menos foi a sua posse.

5 - Aliás, teria o padre solicitado licença à Arquidiocese para participar dessa cerimônia? Esse pode ser um precedente estranho.

6 - Há quem diga que Cabral “casou”, apenas para ter a desculpa de que viajaria em lua-de-mel. Eles ontem embarcaram para Londres.

7 - Londres deve ter sido o destino escolhido, pois São Jorge é o padroeiro da Inglaterra, assim como o padre, que deu a “benção” nas alianças, é pároco da igreja de Quintino.

8 - E, para finalizar: ou foram mais de 50 pessoas, ou a festa não terminou as 3 da madrugada. Não é possível que a animação de Picciani, Paulo Melo e Eduardo Paes seja tamanha, que fiquem dançado por mais de quatro anos depois da saída do Presidente.