Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 30 de janeiro de 2010

União para o crime - MST e PT


União para o crime
Bens da Cutrale encontrados em assentamentos do MST levam a polícia a indiciar sete integrantes do bando por furto, formação de quadrilha, porte ilegal de arma e invasão de propriedade
Por Vinícius Segalla
e Fernando Cavalcanti
Gatunos: Parte do material encontrado com os sem-terra:
o rifle é de uso exclusivo das Forças Armadas

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) chocou o país entre setembro e outubro do ano passado ao destruir 12 000 laranjeiras de uma das fazendas da Cutrale, na região de Bauru, no interior paulista.

Na semana passada, a polícia do estado começou a punir os sem-terra que vandalizaram a propriedade da líder mundial na produção de suco de laranja e uma das maiores exportadoras brasileiras.

A Justiça emitiu vinte ordens de prisão contra os maus elementos que compõem a cabeça do bando local. Ao cumprir os mandados em um assentamento do MST, a polícia encontrou um vídeo estarrecedor na casa do chefão Miguel Serpa. Gravado momentos antes da invasão, ele mostra Serpa incitando seus comparsas.



"Viemos aqui para, no mínimo, dar prejuízo", disse ele. Em outro vídeo, a mulher de Serpa, a vereadora petista Rose MST, e o ex-prefeito da cidade de Iaras, Edilson Xavier, também do PT, dizem aos militantes sem-terra o que eles devem fazer para devastar as lavouras e danificar equipamentos.

Serpa já respondia a uma ação civil pública por desvio de recursos obtidos com a venda de madeira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Calcula-se que a operação tenha lesado os cofres públicos em 4 milhões de reais. Ele, sua mulher e o ex-prefeito estão entre os presos.

Luis Cardoso/Ag. Bom Dia/AE
Na cadeia
O ex-prefeito de Iaras Edilson Xavier, do PT, ensinou os sem-terra a vandalizar a fazenda  da Cutrale. Tudo foi registrado num vídeo

No mesmo assentamento, a polícia paulista deparou com toneladas de adubo, defensivos agrícolas, combustíveis, além de ferramentas, máquinas, motores e mudas de laranjeira – tudo roubado da fazenda da Cutrale.

Parte desse material, identificada com números de série, foi facilmente reconhecida por funcionários da empresa.

Nas casas dos sem-terra foram recuperados até bens pessoais dos empregados da fazenda, como computadores.

"Há evidências de que um dos objetivos da invasão era o furto",
relata o responsável pela investigação, o delegado Benedito Valencise, um dos mais experientes do estado de São Paulo.

Os sem-terra escondiam ainda dois revólveres, quatro espingardas e munição.

Uma das espingardas, uma Winchester calibre 44, é de uso exclusivo das Forças Armadas.

O resultado das buscas levou a polícia a indiciar os presos por formação de quadrilha, furto, porte ilegal de arma e invasão de propriedade privada.

O delegado Valencise agora procura outros bens que desapareceram da fazenda, como eletrodomésticos, móveis e roupas que pertenciam aos empregados da Cutrale.


VEJA TAMBÉM


0 comentários: