Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Saiba que providências o governo Bolsonaro toma para prevenir a chegada do coronavírus



Resultado de imagem para coronavírus

 

*#1. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL NO MUNDO*



- OMS informa que foram confirmados 1.320 casos no mundo
- 98% (1.297) estão concentrados na China em mais de 20 províncias, incluindo Hong Kong (5 casos confirmados), Macau (2 casos confirmados) e Taipei (3 casos confirmados).
- 02% (23) foram confirmados fora do China, sendo Japão (3), Coréia do Sul (2), Vietnam (2), Singapura (3), Austrália (3), Tailândia (4), Nepal (1), EUA (2) e França (3).




*#2. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL NO BRASIL*


- Nenhum caso comunicado ao Ministério da Saúde se enquadrou na definição de caso suspeito.
- Casos suspeitos de Brasileiros infectados estão sendo investigados nas Filipinas e o Ministério da Saúde está em contato com o MRE para acompanhamento e envio de equipe de investigação, se necessário.



*#3. AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL*


- Desde de 03/01, o Ministério da Saúde está em contato com a OMS atualizando e monitorando a evolução desta epidemia;
- Em 22/01, o Ministério da Saúde ativou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV) para realizar a gestão coordenada da resposta nacional a possível introdução do novo coronavírus no território nacional.
- O COE tem a participação dos órgãos do Governo Federal: Ministério da Saúde, Ministério da Defesa, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Agricultura, Ministério das Relações Internancionais, ABIN, Casa Civil e Anvisa, Fiocruz.
- Boletins Epidemiológicos estão sendo publicados e divulgados para a imprensa nacional e internacional;
- Realizada coletiva de imprensa para comunicar as ações do Governo Federal;
- Mensagens de orientação aos viajantes estão sendo veiculadas nos aeroportos;
- Elaborada mensagem de orientação para as Embaixadas e Missões do Brasil no Exterior.



*#4. COMUNICAÇÃO PÚBLICA*


- Coletiva de imprensa no dia 23/01
- Videoconferência no dia 24/01 com participação do Conass, Conasems, Vigilâncias Estaduais e das Capitais, assistência especializada e primária dos Estados, Lacen, Núcleo de comunicação
- Os boletins epidemiológicos no endereço: http://www.saude.gov.br/boletins-epidemiologicos


27 de janeiro de 2020

Reino Unido pede auto isolamento aos que chegaram de Wuhan


O ministro da Saúde de Londres, Matt Hancock, afirmou que governo realiza uma força-tarefa para localizar 1.460 pessoas que chegaram recentemente ao país, vindos da província de Hubei, em Wuhan



Por Jovem Pan*Com informações da EFE
EFE/EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA
Coronavírus deixa mundo em alerta e Reino Unido pede auto isolamento para ingleses que visitaram Wuhan, epicentro do vírus


O governo do Reino Unido pediu nesta segunda-feira (27) que qualquer pessoa que tenha chegado ao país, após ter estado na cidade de Wuhan, na China, nas últimas duas semanas, se “auto isole”, para prevenir eventuais contágios do novo coronavírus, que já matou 81 pessoas.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, afirmou nesta segunda em audiência no Parlamento que o governo realiza uma força-tarefa para localizar 1.460 pessoas que chegaram recentemente no Reino Unido, vindos da província de Hubei, cuja capital é Wuhan.

Até o momento, foram realizados 73 testes de detecção do coronavírus em indivíduos suspeitos de estarem infectados, sendo que todos apresentaram resultado negativo.

“Pedimos para qualquer pessoa no Reino Unido que tenha regressado de Wuhan nos últimos 14 dias, que se auto isole, se mantenha dentro de casa, evite o contato com outras pessoas e chame o serviço de saúde”, pediu o ministro.

No aeroporto de Heathrow, em Londres, há um centro para receber todos os passageiros de voos provenientes da China.

Além disso, o Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido divulgou que está tomando as medidas necessárias para repatriar os cidadãos que estão na província de Hubei.

27/01/2020