Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 16 de agosto de 2008

Nelson Jobim ataca nos bastidores para se viabilizar como candidato do PMDB à sucessão do chefão Lula


Um trabalho bem feito de marketing - reforçado por ações espetaculosas de mídia e de relações públicas, junto com um oculto lobby nos setores jurídicos, militares e, sobretudo, financeiros - tenta viabilizar o nome de Nelson Jobim como candidato à sucessão presidencial do chefão Lula, em 2010, como cabeça de chapa do PMDB, ao qual é filiado.

O atual ministro da Defesa partiu para o ataque no bastidor da sucessão, depois que estudos e pesquisas revelaram que as candidaturas de Dilma Rousseff, Ciro Gomes e até de Aécio Neves não conseguem decolar.


O gaúcho Jobim quer se posicionar como uma alternativa confiável a José Serra – principalmente aos olhos da Oligarquia Financeira Transnacional que manda no mundo globalizado.

O governador paulista já montou seu esquema financeiro para garantir a indicação de candidato tucano. O mineiro Aécio Neves, embora em campanha o tempo todo, vem perdendo espaço no PSDB.

O neto de Tancredo Neves já não conta com o apoio seguro que tinha dos banqueiros internacionais – que já o tinham escolhido candidato desde 2004, em um mega-jantar na mansão dos Rothschild, na Inglaterra.


Nelson Jobim também é querido do sistema financeiro. Quando ocupou o cargo vitalício de ministro do Supremo Tribunal Federal, ele foi atacado nos bastidores jurídicos, várias vezes. Tudo por protelar decisões e pedir longa vista de processos que decidiriam ações contra os bancos.

A opinião púbica – e muito menos a opinião publicada – se esquecem disso facilmente. Da mesma forma como já caiu no esquecimento da mídia amestrada o desgaste de Jobim com a condução da crise do setor aéreo.
Agora, no Brasil de memória curta, o ministro da Defesa posa de combatente da corrupção e das irregularidades no desgoverno.

Ontem, Nelson Jobim mandou suspender as obras em nove aeroportos do País que tiveram contratos superfaturados, segundo levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU).

As irregularidades podem comprometer a infra-estrutura aeroportuária para a Copa do Mundo de 2014. Entre as obras está a do Aeroporto Santos Dumont.


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou que serão cancelados os contratos com empresas de construção civil para a realização de reformas em terminais aéreos contestados pelo TCU.

Jobim aproveitou para fazer tal anúncio na solenidade de abertura da quinta edição do Encontro Latino-Americano de Negócios em Torno da Aviação Executiva.


Sobre a atuação do “General” Jobim, leia o artigo de Arlindo Montenegro:
A Defesa bichada

Por Jorge Serrão

Geórgia..por quem os sinos dobram?

Nenhum homem é uma ilha, completa em si mesma; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme.

Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se tivesse perdido um promontório, ou perdido o solar de um teu amigo, ou o teu próprio.

A morte de qualquer homem diminui a mim, porque na humanidade me encontro envolvido; por isso, nunca mandes indagar por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.

John Donne - 1624
por Guto Cassiano

Maravilhosa montagem do nosso querido Guto Cassiano

O Grupo da Resistência Democrática presta sua solidariedade ao povo da Geórgia, que barbaramente, em apenas 02 dias, perdeu cerca de dois mil habitantes pelo ataque covarde das forças russas.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Parabéns!!

Quintanilha acha que Conselho de Ética não deveria existir
[Foto: senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO)]

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar não deveria existir.

O julgamento dos senadores deveria ser feito somente por um órgão externo ao Congresso, papel já atribuído ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa é a opinião do presidente do conselho, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), para quem é muito constrangedora a situação de um senador que tem que investigar um colega por quebra de decoro.

Faz sentido...

“Depois da decisão do Supremo, o horário político é o único momento em que os ladrões ficam em cadeia nacional”.

do Blog do Coronel

É fato notório que um certo instituto comercializa a margem de erro das suas pesquisas.

Qualquer levantamento realizado pelo mesmo, desta forma, oferece um produto nobre ao mercado: uma turbinada da ordem de 3% na preferência do candidato comprador, com uma queda de 3% do concorrente.

Estes 6% são o produto mais nobre destas pesquisas.

Oferecido a peso de ouro e com prazo de validade: uma semana antes do pleito quando, para resguardar a imagem institucional, o instituto trata de acertar os índices.

Interessante. A Presidência da República, através da SECOM, está em plena concorrência para contratar um instituto de pesquisa. O bolão é de R$ 5 milhões. Para o bom entendedor, meia palavra basta.

Rússia afirma que escudo dos EUA está apontado para ela e ameaça Polônia

A Rússia afirmou hoje que o escudo antimísseis que os Estados Unidos planejam posicionar em território polonês e tcheco está voltado contra ela e advertiu à Polônia que se transforma em alvo dos mísseis nucleares russos.

"O posicionamento de novas forças de defesa antimíssil na Europa tem como alvo a Federação da Rússia e escolheram para isto o momento adequado", declarou o presidente russo, Dmitri Medvedev, após se reunir em Sochi com a chanceler alemã, Angela Merkel.

O líder russo se referiu assim ao acordo firmado ontem pela Polônia e pelos EUA para instalar uma base de interceptores em território polonês, após anos de negociações nas quais Varsóvia reivindicava como compensação ampla cooperação e proteção militar.

A imprensa russa informou que a Polônia mudou sua postura e acelerou a assinatura do acordo após o Exército russo entrar na Geórgia há uma semana.

A Casa Branca reiterou ontem que o plano de defesa antimísseis dos EUA não é uma ameaça contra a Rússia, pois seu objetivo é neutralizar possíveis ataques que possam partir de algum dos países do chamado "eixo do mal", como o Irã.

O líder do Kremlin respondeu hoje afirmando que "as histórias sobre a necessidade de conter 'países párias' já não valem" e acrescentou que o acordo entre Polônia e Washington "não traz tranqüilidade ao mundo".Aqui.

Moscou, 15 ago (EFE)

O TEMPO URGE PARA OS COMPRADORES


Em meados de janeiro deste ano, a revista VEJA, já previra tudo que está acontecendo agora, não por que fizessem futurologia, mas porque no formato da negociação, de fusão das duas empresas de telefonia, estava previsto, que o governo iria mudar a lei, para tornar possível, esses mega negócio questionável em termos de mercado, por isso, vetado até agora, pelo Plano Geral de Outorgas, que visa defender o consumidor final, mas que será atropelado por “interesses” não convincente do ponto de vista ético, pelo governo Lula. .

A super-empresa de telecomunicações, resultado da compra da Brasil Telecom pela Oi (antiga Telemar) e deverá ser batizada, segundo a VEJA, de Oi Brasil será dona de 65% da telefonia fixa no país.

Terá 43% do mercado total de banda larga.

E 17% dos assinantes de telefonia celular.

Uma gigante de quase 30 bilhões de reais de faturamento anual. Muito mais que o da Vale (do Rio Doce). .
Um negócio de 8,65 bilhões de reais – quase tudo financiado pelo BNDES. .

É necessário também que seja alterada a lei que regulamenta as telecomunicações, dizia a Veja em janeiro, pela legislação em vigor, a compra não é permitida, pois o mesmo controlador não pode ser dono de duas concessionárias.

Isso não será empecilho.

O Palácio do Planalto desde sempre avisou às partes que está pronto para editar um decreto mandando essa proibição para o espaço.

A mexida na lei será feita em velocidade de carro de Fórmula 1 – o negócio tem a bênção do governo Lula. E não é de hoje.
A operação estava marcada para vir ao mundo em 2006, conforme mostrou uma reportagem da revista publicada em outubro daquele ano.

O que a travou foi justamente a descoberta, pela VEJA, de que o lobby para mudar a legislação impeditiva foi tão violento que chegou a envolver o filho do presidente da República, Fábio Luís, o Lulinha, e seu amigo, Kalil Bittar. .


Antes disso, VEJA havia revelado que, em 2005, a Telemar (atual Oi) investira 5,2 milhões de reais na Gamecorp, uma produtora de TV e de jogos para celular que tem entre os seus sócios Lulinha e Bittar.

Até agora, a Telemar/Oi investiu mais de 10 milhões de reais na Gamecorp.

O impacto da descoberta adormeceu o negócio entre a Oi e a Brasil Telecom. Mas não o matou. No ano passado, sob a declarada boa vontade do governo, as conversas recomeçaram. E intensificaram-se a partir de novembro. Entre em dezembro, chegou-se ao estágio final. .


O que causa estranheza no contrato assinado entre Oi e BrT é a clausula que prevê uma multa de R$ 490 milhões, a ser pago pela Telemar, caso o contrato seja desfeito. Entre as possibilidades de pagamento da multa, seria a possibilidade da Anatel não aprovar a aquisição em até 240 dias.

Com se vê é muito dinheiro envolvido em muita confiança no taco, de quem conta com o ovo da mudança das regras, ainda dentro da galinha governamental.

Daí se compreender o estresse causado pelo senador Sergio Guerra em não aprovar, de primeira, a funcionária Emília Ribeiro, que será o voto de desempate, na Anatel dividida, em dois votos contras, dois a favor.


Fontes: VEJA Online, Folha de São Paulo


Acaba-se a concorrência. A OiBrasil deitará e rolará em cima dos consumidores.
Engraçado, há tempos atrás, a Lacta e a Garoto, indústrias de chocolate quiseram se fundir, mas o CADE-Conselho de Defesa Econômico não aprovou porque a Lacta teria mais de 50% do mercado de chocolates e isso inviabilizaria a concorrência.
E agora acontece isso na área de telecomunicações, mais essencial que chocolates.
FORA LULA, FORA PT!
por Carmen Gomes

SUGESTÃO ÀS FARC...

Vivendo e aprendendo...

Cartas do Leitor - Jornal do Brasil

Farc

Se os terroristas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) forem espertos, farão exatamente o que os terroristas brasileiros fizeram:

se entregam, passam a integrar a democracia colombiana, concorrem e se elegem deputados e senadores, criam uma lei de "indenização por perseguição política" e, em poucos anos, ganharão altos cargos no governo com aposentadorias e indenizações milionárias.


Aprenderam?

Stefano Di Pastena, Niterói (RJ)

Comentário

Leiam e sintam vergonha, se é que ainda possuem alguma VERGONHA na cara...
O povo dócil.
A cultura conformista.
O caráter frágil.
A personalidade titubiante.
O espírito resignado.
A alma facilmente corruptível: O ETERNO PERDEDOR

por Gracias a La Vida

LEMBRANDO AL CAPONE

O prepotente bandido americano dos anos 20, corrompeu a polícia, o judiciário e o próprio governo, até que um dia encontrou um juiz que lhe condenou a 11 anos de presídio, de onde só saiu morto, isso lá nos Estados Unidos.

Não sei porquê nos lembramos dessa fala de Al Capone na saída de uma das audiência na Justiça americana, retratada no filme Os Intocáveis.


"Tem gente que quer me ver na cadeia e pergunta: 'quem esse cara imagina que é?'.


Eu espero que não seja apenas a minha imaginação – e pode escrever no seu jornal – que eu simplesmente esteja dando o que as pessoas querem.

E elas querem é beber. Elas sabem disso, eu sei, todos sabem e eu me atenho a isso, nada mais.

Para que essa falação de contrabando de álcool?


Uns dizem que é contrabando, outros que é satisfação de necessidades.

Mas eu sou é um homem de negócios."
enviada por Gracias

Bomba atribuída às Farc mata ao menos sete na Colômbia

BOGOTÁ - Pelo menos sete pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas pela explosão de uma bomba em uma pequena cidade colombiana, na província de Antióquia.

O governador local, Alfredo Ramos, atribuiu o ataque às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Um suspeito foi detido. De acordo com o jornal colombiano "El Tiempo", ao menos 17 feridos estão em estado grave, entre eles uma menina de 4 anos e um menino de 10.

O atentado já é considerado um dos mais graves atentados realizados por rebeldes de esquerda. A explosão aconteceu na noite de quinta-feira, em Ituango, na província de Antióquia.

A cidade fica a cerca de 600 quilômetros da capital, Bogotá, e foi área de influência de paramilitares do grupo Autodefesas Unidas da Colômbia (Auc).

A violência decorrente do conflito armado na Colômbia tem diminuído. O presidente colombiano, Alvaro Uribe, enviou tropas para provocar o recuo das Farc para para a selva.

Os rebeldes sofreram uma série de derrotas neste ano, com a morte de seu fundador e de seu vice-líder, mas seguem sendo uma força poderosa em áreas rurais, financiados em parte pelo tráfico de cocaína.

O Globo Online
Reuters


O chá das cinco no Supremo Tribunal Federal já não é mais o mesmo. Na tarde de quarta-feira, os ministros Joaquim Barbosa e Eros Grau bateram boca e trocaram ofensas diante de quatro colegas (Gilmar Mendes, César Peluso, Carlos Alberto Direito e Carlos Brito) e do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.

A altercação foi provocada pelo ministro Joaquim Barbosa, ao criticar a decisão de Eros Grau de conceder habeas corpus a Humberto Braz, o ex-presidente da BrasilTelecom que foi preso na operação Satiagraha, acusado de subornar um delegado da Polícia Federal. Joaquim Barbosa disse a Eros Grau que aquela decisão iria “prejudicar o povo brasileiro”.

Eros Grau não gostou e reagiu com vigor, chamando o colega de “covarde”.

Joaquim respondeu que só não bateria em Eros Grau porque não iria “bater num velho”.

O bate-boca, rápido, mas muito contundente, prosseguiu por mais alguns instantes, até que o próprio Eros Grau propôs a volta da harmonia na Casa, ainda que se declarando ofendido pelas palavras de Joaquim Barbosa.

- Vamos em frente porque estamos condenados a conviver por aqui por muito tempo - disse, segundo o relato de um dos presentes.

Mas Joaquim Barbosa não concordou. Dali saiu e não voltou para a continuação da sessão do Supremo. E nesta quinta-feira não participou da reunião do Tribunal Superior Eleitoral.

Por Cristiana Lôbo

COMENTÁRIO

A sociedade NÃO CONFIA na justiça!!!!

E NÃO esta de acordo com o fim do uso de algemas para os RICOS!!!

As prisões estão sendo feitas por ORDENS JUDICIAIS, não por arbitrariedades como na DITADURA.

Não tem nada de aparelho policial e sim de JUSTIÇA para os foras-da-lei!!!

Nos EUA e em qualquer país civilizado as leis são pra todos, vemos astros do cinema, cantores, esportistas, politicos, famosos ou anônimos, sendo presos, algemados e fotografados, todos os dias!!

Ninguém reclama, nenhum processo é cancelado, ninguém processa a polícia!!!!

Aqui querem IMPUNIDADE E IMPUNICIDADE para todos os ricos e corruptos, que podem comprar a preço de OURO a Justiça, advogados, juizes, testemunhas, tudo!!!

Com seu dinheiro sujo!!!

VERGONHA!!!!

ABSURDO!!!!

CHEGA!!!!

por Davilson Brasileiro, em 15 de Agosto de 2008 as 4:42 pm

[Foto: senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)]

"Governo é o entreguista da soberania do Brasil", afirma Mozarildo

Em discurso da tribuna do Plenário nesta sexta-feira (15), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) classificou o governo de "entreguista" da soberania e da integridade territorial do Brasil, por ter convidado o relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, a acompanhar a situação das reservas indígenas do Brasil.

O relator chegou ontem ao país e deverá visitar, até 25 de agosto, áreas indígenas em Roraima, Pará, Mato Grosso e Amazonas, em especial a Reserva Raposa Serra do Sol (RR).

A versão que o governo passou ontem [quinta-feira], de que a vinda desse representante da ONU teria sido quase que uma surpresa para o governo brasileiro, hoje está desmentida.

Foi a convite, como divulgado pelo site do Ministério das Relações Exteriores.
É muito interessante que o governo brasileiro seja, ele próprio, o entreguista da nossa integridade territorial e da nossa soberania - afirmou Mozarildo.

O senador citou notícias divulgadas pelos jornais nesta sexta-feira, as quais destacam reunião realizada por Anaya com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira.

Na opinião do parlamentar, o roteiro oficial preparado para o representante da ONU poderá contribuir para que Anaya tenha uma visão distorcida a respeito da demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol, pois o relator não ouvirá todas as partes envolvidas no conflito.

- Esta reserva foi demarcada de maneira fraudulenta, passando por cima dos interesses dos índios de lá - frisou o senador.

Ao ilustrar seu discurso com mapas de Roraima, nos quais foram identificadas as áreas das reservas indígenas do estado, Mozarildo também se mostrou preocupado com a grande extensão territorial da reserva Yanomami.

- O que falta para, amanhã, a ONU declarar essa área como um país?
Tem território demarcado pelo governo brasileiro e tem, entre aspas, um povo com língua e cultura próprias. Pronto, é um país.

A ONU declara e, se o Brasil reagir, vêm os boinas azuis e ocupam a área - ressaltou ele, referindo-se à força de paz das Nações Unidas.

Em seu pronunciamento, o senador também defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 38/99, de sua autoria, que estabelece como competência privativa do Senado a aprovação de processo de demarcação de terras indígenas.

A matéria tramita na
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Iara Guimarães Altafin

Presidente da Geórgia assina acordo de cessar-fogo com a Rússia

Anúncio foi feito em Tbilisi ao lado de Condoleezza Rice.
EUA pedem retirada imediata das tropas russas do país.

O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, anunciou nesta sexta-feira (15) que assinou o acordo de paz com a Rússia, encerrando as hostilidades em torno da região rebelde da Ossétia do Sul.

A declaração foi feita ao lado da secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, que foi ao país negociar o cessar-fogo.

O presidente georgiano culpou o Ocidente por não ter reagido com força suficiente contra os movimentos militares anteriores da Rússia, e por ter falhado em garantir sua entrada na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Ele disse que a Rússia é um "mal" para o mundo e que jamais aceitará a ocupação de "nem um quilômetro quadrado" do território de seu país.

Rice disse que a tarefa mais urgente agora é a retirada das tropas russas da Geórgia. "Todas as tropas russas, e qualquer tropa paramilitar e irregular que tenha entrado com elas, devem partir imediatamente", disse.

A secretária revelou que os EUA querem o envio de observadores internacionais e, eventualmente, de tropas internacionais para garantir a manutenção da paz no país.

O acordo foi assinado pelos georgianos em um dia de intensas trocas de acusações entre Rússia, Estados Unidos e Geórgia em relação à guerra travada em território georgiano desde o último dia 7.G1

Em cana...

Após perder mandato,
Álvaro Lins tem prisão ordenada

Dois dias depois de ter sido cassado pela Assembléia do Rio e perder a imunidade parlamentar, o ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins teve sua prisão ordenada pela juíza Márcia Helena Nunes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

A magistrada aceitou o pedido de prisão preventiva do Ministério Público Federal. Até a conclusão desta edição a prisão ainda não havia sido efetuada.

Policiais federais estiveram na casa de Lins, mas não encontraram o ex-deputado. A suspeita era que ele estivesse em uma casa de saúde com sintomas de depressão. Ele deve se apresentar hoje à PF, segundo seu advogado.

A Procuradoria Regional da República pediu a prisão com base nos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, facilitação de contrabando e lavagem de dinheiro.

Ele foi investigado na Operação Segurança Pública S/A, da Polícia Federal, em maio, quando foi preso em flagrante. O então deputado pelo PMDB acabou liberado no dia seguinte.


Lins é apontado em investigações da Procuradoria e da PF como o chefe de um esquema de pagamentos de propina dentro da Secretaria de Segurança quando era o chefe da Polícia Civil, nos governos de Anthony e de Rosinha Garotinho.


Ele diz que não há provas contra ele.

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE

Isso tem interessado a alguém?

Alguém já pensou no fato sócio-cultural (chamado aculturação), pelo qual as comunidades de cultura sociologicamente "inferior" costumam assimilar traços culturais (religião, costumes, língua, organização etc.) da comunidade sociologicamente "superior" - com a qual convive em estado de relativa dependência econômico-cultural?

Por que as sociedades indígenas - ainda que conservem parte dos seus costumes - não assimilaram a "cultura" brasileira?

Por que os índios foram, por tantos e tantos anos, considerados juridicamente irresponsáveis, como crianças e malucos de pedra?

Isto é assunto para profundas reflexões e estudos!...

Como pode ser possível, se tais silvícolas - ingênuos, inocentes e juridicamente irresponsáveis - tomam conta de tantas terras, de riqueza incalculável e produtivas (algumas situadas nas fronteiras do Brasil com países vizinhos), se todas essas terras se têm mantido abertas a protetorais visitas de estrangeiros, que compraram direitos (de propriedade, produtos e marcas) a preço vil?


Isso tem interessado a alguém?


Vale a pena pesquisar tudo isso - deixando-se de lado certas rivalidades e farpas que não constroem?
por Ruben Quaresma

Na mira de Moscou, Ucrânia se junta a países da antiga Cortina de Ferro para evitar novas intervenções militares

Leste Europeu se une para conter avanço da Rússia

A invasão russa da Geórgia assustou os países do Leste Europeu, principalmente as ex-repúblicas soviéticas.

Líderes de Lituânia, Estônia, Letônia, Polônia e Ucrânia se reuniram esta semana para expressar solidariedade a Tbilisi e tomar medidas para evitar outras intervenções militares semelhantes.

O primeiro resultado concreto dessa coalizão foi percebido ontem, quando o presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, impôs restrições à movimentação militar da Rússia em território ucraniano.

A medida afeta principalmente a frota russa no Mar Negro, que está baseada no porto ucraniano de Sebastopol. A partir de agora, os navios de guerra e a aviação russa devem pedir permissão a Kiev com pelo menos 72 horas de antecedência antes de qualquer operação.

"Se não forem cumpridas essas exigências, as autoridades podem pedir aos navios de guerra, aos de abastecimento e às aeronaves russas que abandonem o território ucraniano", diz o documento emitido ontem pelo governo da Ucrânia.

Moscou afirmou que a decisão é uma "medida grave".

"O governo da Ucrânia tomou uma grave medida contra a Rússia", declarou Sergei Lavrov, ministro russo das Relações Exteriores.

"A determinação complica gravemente as atividades da frota, em contradição com o acordo russo-ucraniano."

Com o desmantelamento da União Soviética, nos anos 90, Rússia e Ucrânia dividiram a Frota do Mar Negro.

Em 1997, os dois países assinaram um acordo que permitiu que a Marinha russa usasse o porto de Sebastopol, na Ucrânia.

Em maio, Yushchenko afirmou que não renovará o acordo, o que levou os russos a apressar a construção de um porto em Novorossiysk, também no Mar Negro.

O aumento das tensões entre Moscou e Kiev fez muitos analistas apontarem a Ucrânia como o próximo alvo da Rússia.

Um quarto da população ucraniana fala russo e vive na margem leste do Rio Dnieper, onde estão os principais centros urbanos e a maior parte da riqueza do país.

No Estadão

Isso está ficando cada vez mais perigoso.
É de dar medo.

Maria Lucia Victor Barbosa


"Lista suja" da AMB ignora 7 processos contra Marta

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) não incluiu na lista de candidatos que respondem a processos na Justiça pelo menos sete ações por improbidade administrativa movidas contra Marta Suplicy (PT), que disputa a Prefeitura de São Paulo.


Em relação a Marta -que governou a cidade de São Paulo entre 2001 e 2004-, é listada apenas uma ação penal que ela responde sob acusação de dispensa irregular de licitação.

A Folha localizou, entretanto, sete processos em que ela é acusada pela Promotoria de Justiça da Cidadania de São Paulo de improbidade administrativa durante sua gestão.

Em algumas, ex-secretários de Marta figuram como co-réus.

Em duas ações, Marta já sofreu condenação, mas cabe recurso.

O primeiro caso se refere à acusação de que ela não pagou precatórios alimentares. A condenação é de maio deste ano.

No segundo caso, Marta e o ex-secretário de Comunicação Valdemir Garreta foram condenados em outubro de 2007, sob a acusação de que fizeram propaganda da prefeitura que remeteria à estrela vermelha, símbolo do PT.

Todas as ações estão em tramitação em diferentes varas da Fazenda Pública de São Paulo. As que ainda não tiveram decisão tratam de suposto gasto excessivo com propaganda, irregularidade em contrato, questões de finanças municipal e permuta de um terreno.

O advogado de Marta, Pedro Serrano, disse que os processos não tem relação com corrupção. Na ocasião da divulgação da lista, a coligação de Marta classificou a atitude da AMB de "leviana", "arbitrária" e com "motivação política".

Procurada ontem, a associação confirmou que, em tese, os processos se enquadram em seus critérios, mas afirmou que analisará caso a caso.

Leia mais na Folha

Não se deixe enganar...

Não se deixe enganar:
o governo não deseja que as Escolas Públicas ofereçam uma educação de qualidade para nossos filhos.


Em vez disso, quer "doutriná-los" nos novos valores da Nova Ordem Mundial, produzindo cidadãos bons, sólidos e confiáveis, no vindouro sistema fascista, em que as pessoas simplesmente farão o que seu "benevolente" ditador disser.


Lamentavelmente, nossos filhos estão sendo preparados para cumprir seu papel planejado como escravos nesse novo sistema.

Sempre que os educadores ou secretários governamentais são questionados sobre as falhas óbvias de seus programas educacionais, imediatamente lançam uma cortina de fumaça, culpando alguém ou alguma coisa pela falha. Além disso, sempre, pedem mais verbas para "consertar" alguma coisa que eles mesmos intencionalmente arruinaram!!

Suas "respostas" são novamente propostas com toda espécie de linguagem florida, mas os resultados são inteiramente desastrosos.

Enquanto isso, o condicionamento global para nos preparar para sermos bons cidadãos no vindouro sistema de horror continua invicto, produzindo números enormes de cidadãos desinformados necessários para alcançar a Nova Ordem Mundial.

Observe que o Plano para Educação neste período preparatório para condução à Nova Ordem Mundial compreende que a preparação total para seu tipo de cidadão envolve muito mais que somente não ensinar Leitura, Redação, e Aritmética.

Os alunos devem ser encorajados a aumentar a auto-indulgência!

"Se isto o faz sentir-se bem, então faça!"
Nada é absolutamente certo ou errado!

Quantos adolescentes hoje não se importam com mais nada exceto com a próxima festa, com a próxima garrafa de bebida, ou com a próxima festa onde haverá drogas?

As escolas hoje estão perdidas.

Não ensinam e realmente não podem ensinar.

Os professores não conseguem mais impor a mais elementar disciplina e ordem, sem o que a aprendizagem não pode ocorrer.

As crianças estão agora controlando as escolas e os diretores morrem de medo de enfrentar processos.

As crianças não estão aprendendo a ler e a escrever corretamente, nem a efetuar cálculos aritméticos, mas estão aprendendo a serem violentas, rebeldes e a consumir álcool e drogas.

As crianças sérias que desejam aprender são ameaçadas por esse sistema fora de controle.

Os outros alunos os desencorajam de fazer qualquer esforço.

Esse desencorajamento freqüentemente também toma a forma de intimidação física.

Temos crianças passando de ano sem saber como efetuar operações simples de adição e subtração de cabeça. É por isso que esses jovens não conseguem dar o troco correto na mercearia. Sem dúvida você poderia citar muitos outros casos em que essa tragédia está ocorrendo.

Se as massas são ignorantes da verdadeira matemática, da economia, do direito e da história real, não estarão em condição de reconhecer quando alguém, algum dia, estiver prestes a lhes tirar todas suas liberdades maravilhosas, para sempre.

As pessoas ignorantes tendem a julgar superficialmente e tendem a confiar em líderes que não são dignos de confiança.

Portanto, quando a série planejada de crises simultâneas começar a ocorrer, essas pessoas terrivelmente ignorantes permitirão a imposição de qualquer plano de ação que seja proposto.

por Ricardo

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O dono do Banco Opportunity se disse perseguido por "facções do governo", que teriam interesse no controle da Brasil Telecom.


- Em 2002, fui avisado que o novo governo iria entrar em guerra contra mim. Depois eu percebei que não era o governo, mas facções do governo, que teriam interesse em manter o controle da Brasil Telecom - disse o banqueiro, citando o nome de três petistas: o ex-ministro e deputado federal cassado José Dirceu; o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, que atualmente exerce mandato de deputado federal; e o ex-ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).

Dantas: parte de US$ 800 milhões da compra da CRT teria sido desviada

O banqueiro disse que a Kroll foi contratada pela Brasil Telecom (BrT) para investigar se houve alguma ilegalidade no valor imposto pela Justiça para a compra da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT). Segundo Dantas, na disputa estavam a Brasil Telecom e a Telcom Itália, sócias na época, e, para resolver a questão, a Justiça determinou que a empresa deveria ser vendida por US$ 800 milhões. Quem venceu a disputa foi a Brasil Telecom, que havia oferecido US$ 750 milhões e teve de pagar US$ 50 milhões a mais pela companhia CRT.

" US$ 800 milhões saíram dos cofres da BrT e foram para os cofres da Telefonica da Espanha, e daí podem ter tido destinos distintos. A função da Kroll era investigar se esse dinheiro teria tido um destino ilícito "

A função da Kroll era investigar para onde teria ido esse valor pago a mais pela BrT, segundo o banqueiro.

- US$ 800 milhões saíram dos cofres da Brasil Telecom e foram para os cofres da Telefonica da Espanha, e daí podem ter tido destinos distintos. A função da Kroll era investigar se esse dinheiro teria tido um destino ilícito - explicou Dantas.

Dantas também afirmou categoricamente que a Kroll não realizou grampos ilegais quando prestava serviço para a BrT e que o processo na Justiça Federal de São Paulo que resultou da operação não tem informações sobre grampos ilegais.

Segundo ele, grampos ilegais teriam sido usados pela Telecom Itália, na disputa societária, conforme confissões de agentes contratados que estariam em mãos da Procuradoria Federal de Milão, na Itália. A versão de Dantas contraria o depoimento do delegado da Polícia Federal Élzio Vicente da Silva à CPI do Grampo, na última quinta-feira.

O delegado, que comandou a Operação Chacal, disse que a Kroll realizou escutas clandestinas contra a Telecom Italia .

O banqueiro afirmou que a Kroll teria sido contratada em outras ocasiões pela Telecom Itália. Uma delas foi durante a época da privatização. Nesse caso a Telecom Itália queria evitar que o preço que ela iria oferecer na compra de uma empresa fosse antecipado aos concorrentes.

- De fato a Kroll prestou esse serviço. A Telecom Itália foi a contratante, não o consórcio, e quando surgiu o problema dos grampos, ele não dizia mais respeito à Telecom Itália, ele não tinha mais nenhuma materialidade em si - explicou o banqueiro.

Durante o depoimento, a Kroll e a Telecom Itália divulgaram nota negando as acusações.

As histórias por trás do depoimento

Dantas foi convocado pela CPI para falar sobre a Operação Chacal, realizada pela Polícia Federal em 2004, que desvendou um esquema de escutas telefônicas clandestinas feitas pela empresa americana Kroll Associates. As escutas teriam sido encomendadas por Dantas durante a disputa com a Telecom Itália pelo controle acionário da Brasil Telecom. A investigação demonstrou que a Kroll também investigou autoridades brasileiras.

O banqueiro foi denunciado e preso na Operação Satiagraha, realizada no mês passado pela Polícia Federal, mas foi solto por decisão do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, e responderá ao processo em liberdade.

Na terça-feira, o juiz Fausto de Sanctis, que autorizou as escutas e prisões realizadas pela Polícia Federal durante a Operação Satiagraha, depôs na CPI. Ele negou abuso da PF com 'senhas' de acesso ao cadastro telefônico.

Em seu depoimento à CPI do Grampo, na semana passada, o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz defendeu regras mais frouxas para autorização de escutas telefônicas. Protógenes conduziu as investigações da Operação Satiagraha, mas depois foi afastado do caso por supostos abusos.

Leila Suwwan - O GloboO Globo Online, Agência Brasil e Agência Câmara


Dantas acusa PF e levanta suspeitas sobre o governo

BRASÍLIA - Apesar de contar com um habeas corpus para manter silêncio no depoimento à CPI dos Grampos, o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, acionou uma metralhadora giratória de insinuações durante mais de cinco horas.

Acompanhado de seis advogados e uma mala azul com documentos, ele levantou suspeitas de pagamento de propina e de interferências políticas na disputa pela Brasil Telecom (BrT) e afirmou que o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha - que o prendeu - teve a intenção de investigar Fábio Luiz, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por envolvimento no imbróglio da guerra da telefonia.

Dantas afirmou que a Operação Chacal da Polícia Federal (2004) foi "montada" para frear a investigação que a empresa americana Kroll Associates fazia sobre o paradeiro de milhões de dólares que teriam sido desviados na Brasil Telecom e que supostamente teriam sido usados para fins ilícitos.

- No meu entendimento, na minha opinião, essa operação da PF foi montada, articulada e encomendada para sustar a investigação da Kroll - disse Dantas.

Com desenvoltura e ironia - convidou a CPI a enviar um avaliador de paredes para constatar que seu apartamento não tem um fundo falso -, Dantas não enfrentou resistência consistente, mesmo de deputados petistas, para colocar sob os holofotes teses como a de que o ex-diretor da PF Paulo Lacerda, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), "armou" a Satiagraha para "colocar um par de algemas" nele . Suspeita-se que o banqueiro seja a fonte de reportagens que apontavam a existência de dinheiro ilegal de Lacerda no exterior.

- O Protógenes me recomendou que não falasse mais com a imprensa, que isso não está ajudando. E que não tentasse trazer o material lá da Itália porque já tinha sido apurado e não tinha nada e que vai investigar a fusão da BrT-Oi. O Protógenes disse que também ia investigar os filhos do presidente Lula - disse Dantas.

Questionado pelo deputado Nelson Pellegrino (PT) sobre a citação, reafirmou:

- Ele disse que ia apurar a operação BrT-Oi envolvendo o filho do presidente Lula e também disse que ia até o fim - disse Dantas, sem fazer referência à empresa de jogos eletrônicos Gamecorp, da qual Fábio Luiz é sócio e que recebeu R$ 5 milhões da Oi (ex-Telemar).

Dantas negou ter qualquer conhecimento sobre a tentativa de suborno de um delegado da PF, acusação que recai sobre Humberto Braz, ex-diretor e atual consultor da BrT. E disse que contratou o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) para ser um "negociador" com os fundos de pensão, na tentativa de obter um acordo na briga societária.

- Dantas deu seus recados de forma calculada. Seguiu um roteiro e abriu o caminho para a CPI investigar questões até do filho do presidente Lula - avaliou o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

O deputado Raul Jungmann (PE) entregará, nesta quinta-feira, pedido de acareação entre o banqueiro Daniel Dantas e o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que comandou a operação Satiagraha, na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga escutas telefônicas.

Dantas disse, em depoimento à CPI, que o delegado lhe garantiu que iria "até o fim" nas apurações, que alcançariam, até mesmo os filhos do presidente Lula. Quando Jungmann perguntou ao banqueiro se ele se submeteria a uma acareação, ele respondeu:

"Os senhores têm a prerrogativa de convocar; eu não tenho alternativa".

Banqueiro acusa Telecom Italia de ter pago propina de 25 milhões de euros

No depoimento desta quarta-feira à CPI do Grampo, Daniel Dantas disse ainda que a Telecom Itália teria distribuído "25 milhões de euros de propina no Brasil" e que a investigação da Kroll teria o objetivo de identificar para quem teria ido o dinheiro.

- Minha interpretação é que a Kroll estava próxima de achar para onde estava indo esses recursos. Essa celeuma que foi criada em cima disso teve efeito, que era parar a investigação da Kroll - afirmou

" Em 2002, fui avisado que o novo governo iria entrar em guerra contra mim. Depois eu percebei que não era o governo, mas facções do governo, que teriam interesse em manter o controle da Brasil Telecom "

Leila Suwwan - O GloboO Globo Online, Agência Brasil e Agência Câmara

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Câmara autoriza governo a criar 3.090 cargos novos

Sob Lula, já foram criados notáveis 57.340 novos cargos públicos. Somando-se os empregos abertos nesta terça, chega-se a 60.430.
Gilberto Nascimento
Ag.Câmra

Em duas votações, os deputados aprovaram, na noite desta terça (12), a criação de mais 3.090 cargos no Executivo. As novas contratações empurram para dentro da folha salarial do governo uma despesa extra de mais de R$ 200 milhões.

Na primeira votação, a Câmara aprovou o projeto de lei número 3452. Cria uma carreira nova de servidores: analista técnico de assistência social.

Prevê a contratação, via concurso público, de 2.400 pessoas. Desse total, 330 serão acomodados no ministério do Desenvolvimento Social. Os demais ganharão emprego em áreas que gerem programas sociais -Saúde, Previdência e Trabalho, por exemplo.

O salário mensal não é ruim: de R$ 3 mil a R$ 10 mil, mais gratificações. A Despesa total é estimada em R$ 160 milhões.

O mesmo projeto abriu 250 vagas novas na Susep (Superintendência de Seguro Privado) –200 “analistas técnicos” e 50 “agentes executivos.” Custo: R$ 30,8 milhões. Na segunda votação, os deputados aprovaram a medida provisória 434. Foi editada por Lula a pretexto de instituir um plano de carreiras para a Abin.

De quebra, abriram-se na Agência Brasileira de Inteligência 440 empregos novos –240 “oficiais técnicos” e 200 “agentes técnicos”.

O contracheque dos “oficiais” terá valor inicial de R$ 6.670. No final da carreira, vai a R$ 9.250. Os “agentes” terão salário inicial de R$ 2.948 e final de R$ 4.087. As contratações serão feitas, também nesses casos, por concurso público.

Na Abin, as despesas extras serão tonificadas por reajustes salariais proporcionados pelo novo plano de carreira. Coisa retroativa a abril. Custos por estimar.

O projeto e a medida provisória seguem agora para o Senado. São grandes, muito grandes, enormes as chances de aprovação. Na fase de discussão que precedeu as votações, o deputado Mendes Thame (PSDB-SP) divulgou dados colecionados pela assessoria técnica do tucanato.

Disse que, sob Lula, já foram criados notáveis 57.340 novos cargos públicos. Somando-se os empregos abertos nesta terça, chega-se a 60.430.


Por Josias de Souza

Satiagraha

Vídeo ao vivo

Daniel Dantas comparece à CPI dos Grampos.
Aqui.

G1
Daniel Dantas disse estar tranqüilo ao chegar à Câmara

O banqueiro Daniel Dantas disse estar tranqüilo ao chegar nesta t
arde para prestar depoimento a CPI das Escutas Telefônicas, na Câmara dos Deputados. Dantas estava acompanhado de seu advogado e prestará depoimento protegido por um habeas-corpus concedido na noite dessa terça-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

No depoimento, Dantas deverá ser questionado sobre as suspeitas de grampos telefônicos em empresas de telefonia e sobre os assuntos investigados pela Polícia Federal na Operação Satiagraha.

Dantas, no entanto, não precisará responder a quaisquer perguntas, relacionadas ou não às ações de que ele é acusado ou às investigações em andamento, e também não poderá ser preso por permanecer calado, segundo a decisão do ministro Joaquim Barbosa.

Portal Terra

Babalorixá de Banânia é o nosso índio de casaca: aprende tudo na base da transmissão oral.

LULA TRANSFORMA EM UFANISMO ATÉ A TORTURA
Toda vez que escrevo que não se deve confundir a falta de cultura de Lula com falta de inteligência, alguns leitores reclamam:

“Inteligência? Que inteligência? Até você?”


Tomam certamente por burrice as batatadas que ele diz sobre quase todos os assuntos, decorrência da sua falta de paciência para encarar um livro.

Lula é o nosso índio de casaca: aprende tudo na base da transmissão oral.

Mas isso nada tem a ver com a capacidade de perceber os ventos da política. Esse tipo de inteligência, sim, ele tem. Pode ser um tanto macunaímica às vezes, é fato. A sua saída para a questão da punição aos torturadores tem, vá lá, a marca desse gênio político – ainda que seja formidavelmente mentirosa.

É claro que o Babalorixá de Banânia não foi
“surpreendido” pelas maluquices de Tarso Genro, com seu discurso que não sustenta dois minutos de debate lógico.

Aliás, quem deixou isso claro, com todas as letras, foi o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo.

A propósito: um suposto argumento forte em favor da revisão da Lei de Anistia é que os criminosos da esquerda foram punidos, e os torturadores, não.

Em primeiro lugar, é falso que todos tenham sido punidos.

Em segundo, qual seria mesmo a punição para assassinatos e assalto a bancos?

Mas a questão é - e sempre foi outra: a anistia foi, reitero, uma construção política.

Não segue um modelo que está guardado em algum monte sagrado. Sim, já passou.

Vamos adiante.

Lula estava a par das lambanças de Tarso, mas deixou o debate prosperar para ver se seria engolido, assimilado.

Os militares disseram: “Este sapo, não!”

Então era hora de deixar Tarso Genro e Paulo Vannuchi falando sozinhos e buscar uma saída. E ela não poderia ser mais luliana: o homem consegue ser ufanista até com a tortura, coisa que nenhum governante imaginou antes.

Os mais novos não saberão do que falo – mas, ainda bem!, hoje existe a Internet.


Os verdadeiros intelectuais de Lula são Don e Ravel, aquela dupla do
“Eu te amo, meu Brasil lá, rá, rá, rá...”.

Como ele percebeu que o bicho ia pegar, tinha de dizer alguma coisa que soasse, a um só tempo, contestadora, de resistência, mas que não provocasse a ira dos chamados “setores castrenses” (tirei essa do baú; pesquisem a palavrinha; sempre é divertido).

E lhe veio uma idéia – e, acreditem, é dele mesmo; nenhum outro petista tem tanta agilidade mental: em vez de ficar chorando pelo sangue derramado, Lula pede que se cante a glória dos heróis.

É besteira?

É.

É mentira?

É.

É mistificação da história?

É.

Mas e daí?

Foi o jeito que ele encontrou de escapar de duas posições realmente antagônicas. Fico imaginando o “herói” Lamarca esmagando o crânio de um policial a coronhadas.

Penso no “herói” Franklin Martins seqüestrando um embaixador.

Penso em outros que assaltavam bancos...

Nada devemos à extrema esquerda, é óbvio.

Muito menos a democracia.
Leia mais aqui.
Por Reinaldo Azevedo

“Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”.

Al Gore é processado por fraude por 30.000 cientistas

A fraude? Sua teoria quanto ao 'aquecimento global' ser causado pela emissão de CO2 derivada pela queima de combustíveis ditos fósseis.


Saiba mais: Aumenta o número de cientistas que não vêm o CO2 como fator de aumento de temperatura. Clique aqui.

Acredite se quiser.

Medalhas de bronze, chumbo...

O dito cujo carcará pé-frio e não-sei-de-nada foi à China e o resultado é o que todos esperavam.

Medalhas só de bronze, chumbo, alumínio, ferro velho.

Nuncanahistoriadestepais tivemos um desgoverno tão pé-frio, inconsistente e enojante como este.

Robert Kouwen
Campo Grande-MS

claudio humberto

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Lula prepara (de novo) o golpe de Estado do terceiro mandato

Embalado pela popularidade, Lula convoca sua tropa-de-choque para retomar a tese da prorrogação do seu mandato.

No mais recente movimento, o presidente levou para a Argentina o
deputado- metalúrgico Devanir Ribeiro, autor da emenda do terceiro mandato, e instalou-o como isca na comitiva de 264 empresários para sondá-los sobre o assunto.

Há tubarões Fiesp que agora acham que o melhor para o Brasil seria mudar a Constituição para manter Lula mais tempo no poder. Se isso prosperar, voltamos à escuridão política, aquilo que o professor Oliveiros Ferreira define como a nossa "longa noite hobbesiana", numa referência a Thomas Hobbes, autor de "O Leviatã".

Por HUGO STUDART

Desde que foi criado, há 28 anos, o PT vem sendo chamado pelos intelectuais liberais de a “UDN de macacão”. Esse apelido, inventado pelo professor Cláudio Lembo, tinha por objetivo ironizar o falso-moralismo e a histeria denuncista demonstrados pelos petistas –obviamente até estourar o escândalo do mensalão. Pois agora o PT apresenta uma outra característica daquela velha UDN do brigadeiro Eduardo Gomes: a atração atávica por golpes de Estado.

Pois o presidente Lula voltou a se movimentar pelo terceiro mandato. Ano passado ele ensaiou a idéia duas vezes. No primeiro semestre, a Executiva do PT discutiu abertamente o plano de promover um plebiscito para a adoção do parlamentarismo – com Lula, de novo, com a força do povo, evidentemente.

No segundo semestre Lula colocou na rua o bloco que pregava o terceiro mandato. Diante da reação dura da oposição, Lula recuou e fechou um acordo com a ministra Dilma Roussef. Lula lança Dilma candidata à sucessão. Em troca, Dilma se comprometeu a só ficar no poder um único mandato, caso seja eleita, abrindo espaço para a volta de Lula em 2014.

A ISCA DE LULA

Nesta semana Lula esteve em Buenos Aires, à frente de 264 empresários. Levou também alguns políticos, entre eles o deputado federal Devanir Ribeiro, do PT paulista, autor da emenda do terceiro mandato. Devanir não ficou entre os colegas políticos, mas se inseriu estrategicamente na comitiva de empresários.

Devanir pertence ao baixo clero da Câmara, mas não é um deputado qualquer. Ele faz parte da bancada pessoal do presidente. É amigo de Lula desde os anos 70, quando os dois foram diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. No Congresso, se presta ao papel de ventríloco informal do presidente. O que ele diz, é compreendido como recado de Lula que não pode ser enviado pelos canais formais.

Em Buenos Aires, o deputado estava em missão acintosa do Planalto. Puxou assunto com vários empresários sobre o governo Lula. E sobre como seria bom que o presidente pudesse continuar por mais tempo no poder. Lula sondava o capital a procura de peixes graúdos dispostos a morder a isca. Devanir era a isca de Lula. Nem sabia direito quem era quem. Apenas foi colocado ali, como atrativo aos tubarões.

Na segunda-feira 4 de agosto, Devanir se viu cercado de quatro empresários de peso, sendo dois deles diretores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp. Foram eles que puxaram assunto sobre a emenda do terceiro mandato – segundo relatou Devanir, já de volta a Brasília, em conversa reservada com um petista amigo. Durante essa conversa, os empresários teriam dito a Devanir que a melhor saída para o Brasil, no atual cenário, é continuar com Lula. E pediram a ele que reapresente sua emenda constitucional, que volte a falar abertamente sobre o terceiro mandato, porque há centenas de grandes empresários dispostos a apoiar a idéia – e a convencer seus deputados e senadores a votar na emenda.

Devanir fala a verdade. Pelo menos no essencial. Confirmei com dois empresários que estavam em Buenos Aires que a tese do terceiro mandato foi correu solta entre eles.

Há capital graúdo a fim de manter Lula. Entre eles, estariam Paulo Skaf, presidente da Fiesp, Armando Monteiro Neto, presidente da CNI, Sérgio Andrade, da Andrade Gutierrez, Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau, Abílio Diniz, do Pão de Açúcar, e Márcio Cypriano, presidente do Bradesco.
Na quarta-feira 6 de agosto, quando Lula seguia para a China e a comitiva política estava de volta a Brasília, a tese do terceiro mandato retornava às conversas de bastidores do Congresso Nacional.

OS TRÊS FATORES DE RISCO

Um fato novo e dois antigos estão levando Lula mudar de planos e a preparar um golpe constitucional:

1) O fato novo é um possível terceiro mandato para o presidente Álvaro Uribe, da Colômbia. Quando Lula ensaiou a mudança constitucional, ano passado, o precedente externo era Hugo Chávez, da Venezuela.

Se a tese fosse aprovada por aqui, seria inevitável a comparação de Lula e Chávez pelos analistas de Wall Street, algo péssimo para nossos negócios. Agora é diferente.

Uribe é o maior aliado dos Estados Unidos no continente. Está derrotando com armas em punho os narco-terroristas das Farc. Uribe busca o terceiro mandato. Se passar na Colômbia, não haverá mais resistência dos aliados ocidentais para que o terceiro mandato seja adotado também para Lula.

2) Outro fato é que a popularidade de Lula prossegue batendo recordes em cima de recordes por conta dos programas sociais e de uma condução correta da economia. A última novidade, anunciada na terça-feira 5 de agosto, é que a classe média agora representa 51% da população, um fato histórico espetacular, admita-se.;

3) O terceiro fato é que a oposição, capitaneada pelo PSDB, continua cada vez mais perdida. Não consegue apresentar programa de governo alternativo. E muito menos dá sinais de conseguir se unir em torno de um candidato único ao Planalto. Enfim, estamos sem oposição.

DUBIEDADE PRESIDENCIAL

Quando a idéia do terceiro mandato tomou fôlego pela primeira vez, em setembro de 2007, Lula agiu com dubiedade.Em áudio público, o presidente condenou a idéia.

“Esse negócio de achar que tem pessoas que são imprescindíveis e insubstituíveis não existe em política”, disse na época. “A alternância de poder é uma coisa extremamente importante para o fortalecimento da democracia.”

Mas nos bastidores, Lula fazia de tudo para tirar de cena todos os possíveis candidatos da base do governo, como Marta Suplicy (leia detalhes logo abaixo) -- enquanto nada faz para conter os defensores do terceiro mandato.

Naquela investida, Devanir era apenas um dos defensores da idéia. “Nunca toquei nesse assunto diretamente com Lula”, jura Devanir a todos que perguntam. Ele, no entanto, faz a ressalva.

“O Lula nunca me desautorizou. Nem me repreendeu.”

Ora, ora, se Lula efetivamente não pensasse em terceiro mandato, teria intimidade para barrar a iniciativa de Devanir. Eles dividiram uma cela no Dops, quando Lula foi preso com base na extinta Lei de Segurança Nacional. Juntos, fundaram o PT.

Quando Lula chegou ao poder, ajudou Devanir a se eleger deputado federal. As duas famílias se freqüentam e Lula e Devanir costumam se encontrar nos finais de semana. “Já perdi a conta de quantas vezes estive no Alvorada”, diz o deputado.

Leia mais no Studart.