Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Presidente da Geórgia assina acordo de cessar-fogo com a Rússia

Anúncio foi feito em Tbilisi ao lado de Condoleezza Rice.
EUA pedem retirada imediata das tropas russas do país.

O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, anunciou nesta sexta-feira (15) que assinou o acordo de paz com a Rússia, encerrando as hostilidades em torno da região rebelde da Ossétia do Sul.

A declaração foi feita ao lado da secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, que foi ao país negociar o cessar-fogo.

O presidente georgiano culpou o Ocidente por não ter reagido com força suficiente contra os movimentos militares anteriores da Rússia, e por ter falhado em garantir sua entrada na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Ele disse que a Rússia é um "mal" para o mundo e que jamais aceitará a ocupação de "nem um quilômetro quadrado" do território de seu país.

Rice disse que a tarefa mais urgente agora é a retirada das tropas russas da Geórgia. "Todas as tropas russas, e qualquer tropa paramilitar e irregular que tenha entrado com elas, devem partir imediatamente", disse.

A secretária revelou que os EUA querem o envio de observadores internacionais e, eventualmente, de tropas internacionais para garantir a manutenção da paz no país.

O acordo foi assinado pelos georgianos em um dia de intensas trocas de acusações entre Rússia, Estados Unidos e Geórgia em relação à guerra travada em território georgiano desde o último dia 7.G1

0 comentários: