Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 11 de abril de 2015

12 de abril: O horário do ato anti-Dilma no Rio de Janeiro




Felipe Moura Brasil

Se você viu nformações diferentes sobre o ato anti-Dilma deste domingo, 12 de abril, no Rio de Janeiro, calma: não há motivos para pânico.

O local é o Posto 5, na Praia de Copacabana.

O grupo Vem Pra Rua marcou com o público às 11 horas.

A seu pedido, o Movimento Brasil Livre antecipou a concentração para 12 horas, com início do ato previsto para 14 horas.

Vale a pena chegar o quanto antes, porque o domingo será de muita alegria na orla carioca.

A partir das 11 da manhã e durante toda a tarde, o Rio gritará “Fora, Dilma!”.

11/04/2015




sexta-feira, 10 de abril de 2015

‘Bye bye Dilma’





POR FERNANDO GABEIRA
 Estadão

Domingo é dia. De novo. O governo respondeu mal. Ele joga com o tempo. Sabe que é difícil manter tanta gente na rua quando sem um resultado tangível. É um cálculo válido para período de estabilidade e crescimento. O Brasil em crise é um fio desencapado. As manifestações não conseguiram ainda seu objetivo: Fora Dilma.

No entanto, Dilma já não está tão dentro como antes. A iniciativa política foi arrebatada pelo PMDB. O ajuste econômico é conduzido pelo liberal Joaquim Levy, que o negocia com o Congresso Nacional.
O debate sobre o ajuste tem conteúdo para ser discutido dias seguidos. Quase todos concordam que um ajuste adequado levará o Brasil de novo ao crescimento. Mas poucos se perguntam sobre o crescimento. Será que vamos reunir forças para um novo voo de galinha? Retomar o crescimento significa entupir os lares de eletrodomésticos e carros, exaurir os rios de forma irresponsável?

Mesmo para um voo de galinha as perspectivas não são boas. Teremos energia para o crescimento em 2016? Nossas estradas suportam um aperto econômico – elas que foram devastadas pelo tempo e pela corrupção? Todos se interrogam para onde estamos indo. Marchar para uma euforia consumista e, depois, cair na depressão torna a política econômica uma nova droga.

O escritor Frei Betto usou a imagem do filme Good Bye Lenin! para expressar o espanto de alguns eleitores de Dilma: é como se dormissem com a vitória de sua candidata e acordassem com a de Aécio Neves, seu adversário. Esse filme de Wolfgang Becker é bem lembrado porque conta a história de uma comunista fervorosa de Berlim oriental que ficou oito meses em coma e acordou depois da queda do Muro. E o esforço do seu filho era para mascarar os traços do capitalismo e evitar que ela se chocasse com o movimento da História.

Good Bye Lenin!, na minha opinião, não exprime apenas a perplexidade dos eleitores de Dilma. Ele exprime a perplexidade de toda a esquerda, que deveria estar acordando de um grande sonho e se espantar com o mundo, como a comunista de Berlim ao ver um imenso anúncio publicitário do outro lado da rua. Seria como se um cubano acordasse na Costa Rica ou um venezuelano nos supermercados do Peru, algo tão diferente. Nesses anos em que o Muro de Berlim caiu, muitos continuaram em coma, ou protegidos das mudanças no mundo real.

Isso não teria tanta importância se a esquerda não fosse para o poder com uma parte das ilusões. Ela confundiu partido com Estado e capitalismo de leis implacáveis com seus sonhos socialistas.

Não deveria. Marx estudou muito para explicitar essas leis. Nem sempre acertou, mas as estudou profundamente e jamais apoiaria um enfoque apenas consumista. Não porque Marx fosse da elite branca. Mas porque saberia que a conta seria cobrada na frente.

Hoje a conta está sendo cobrada. Dormiu-se com a promessa do paraíso, acorda-se numa realidade inequívoca: tanto Dilma como Aécio seriam obrigados a algum tipo de ajuste.

A confusão entre governo e poder, entre partido e Estado acabou arruinando uma experiência, finalmente, dinamitada pela corrupção.

Uma esquerda no governo não poderia comprometer-se a fundo com Cuba e Venezuela. Ainda que admirasse os dois modelos, o que é um alto grau de miopia, deveria levar em conta uma posição nacional.

Uma esquerda no governo deveria abster-se de levar o capitalismo a um outro sistema, mas, sim, tirar o melhor proveito de suas potencialidades e reduzir seus impactos negativos. O capitalismo pode alcançar altos níveis de inovação e criatividade, como nos Estados Unidos, ou mesmo uma respeitável rede de proteção, como na Escandinávia.

Não vejo como transitar do capitalismo para outro sistema econômico, exceto através da decadência e destruição de seus alicerces. E isso nem na Venezuela vai acontecer. O sonho bolivariano encarnou num homem que esmaga os opositores e conversa com passarinhos. Quando vão despertar? Quando encontrarem Nicolás Maduro cantando salsas e merengues nas pizzarias do seu bairro?

Bye Bye Dilma não é apenas o acordar de um sonho eleitoral. E um sono de 12 anos – de pouco mais de 25 anos se contarmos da queda do Muro de Berlim. O projeto não se perdeu apenas pela questão ética. Seus passos estão intensamente discutidos no escândalo do petrolão e outros que se espalham como tanques em chamas.

Mas os fins, quais eram mesmo os fins? Para onde é que nos levavam?

Dentro do País vivemos a crise do populismo econômico. Lá fora, nossa importância diplomática foi dramaticamente reduzida.

Não dói somente ver Dilma e o PT se comportarem como se nada de errado tivesse acontecido. Dói também ver a perspectiva de um grande esforço fiscal desaguar numa visão de crescimento de novo insustentável, tanto econômica como ambientalmente.

A Califórnia passou por mil desafios, abrigou a indústria de cinema e da informática, e agora se vê diante da necessidade de se reinventar. E muitos perguntam se conseguirá, como das outras vezes. A crise hídrica é grave por lá. No Brasil nem sequer nos colocamos a ideia de uma primeira reinvenção. E a crise hídrica é grave por aqui.

Toda vez que falam “vamos fazer o ajuste fiscal, voltar a crescer”, tenho um calafrio. De novo, um voo de galinha na economia e na política?

Seria necessário rever o caminho. A visão puramente eleitoral é sempre punida pelas leis do capitalismo. Não há espaço para uma esquerda monocrática que confunde suas ideias com o interesse nacional, que julga aproximar-se do socialismo, mas avança para o colapso econômico.

Essa esquerda dormiu abraçada numa bandeira vermelha e acordou com a multidão em cores verde e amarelo. Se acordou, finge que está dormindo
.


10/04/2015


Profecia de Roger se realiza com prisão de André Vargas


Por Felipe Moura Brasil
A Operação Lava Jato da Polícia Federal detectou um esquema de repasse de dinheiro realizado por uma agência de publicidade contratada pelo Ministério da Saúde e pela Caixa Econômica Federal para duas empresas de fachada ligadas ao ex-deputado André Vargas, preso nesta sexta-feira durante a 11ª fase da operação, batizada ‘A Origem’.

Roger, do Ultraje a Rigor, previu a prisão do petista, cuja liberdade era mesmo um ultraje.

Aguardo a foto do nosso profeta fazendo o mesmo sinal para João Vaccari Neto e Luiz Inácio Lula da Silva.



10/04/2015

Charge





Vocês se lembram dessa charge do Chico Caruso?

Resgatada em homenagem ao @joaquimboficial

penso estranho ‏@pensoestranho



PF prende André Vargas e Luiz Argôlo em nova fase da Lava Jato


Ex-deputados federais foram os primeiros flagrados em conversas com o doleiro Alberto Youssef, operador do esquema do petrolão

Por Alexandre Hisayasu, de Curitiba,
Daniel Haidar e Felipe Frazão
Veja.com



André Vargas e Luiz Argôlo
(VEJA.com/VEJA)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira a 11ª fase da Operação Lava Jato, batizada de "A Origem". Os ex-deputados federais André Vargas (ex-PT-PR) e Luiz Argôlo (SD-BA) estão entre os presos preventivamente. Assessores dos dois políticos também foram presos. Todos serão levados para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Vargas e Argôlo foram os primeiros parlamentares flagrados pela Polícia Federal em conversas nebulosas com o doleiro Alberto Youssef, um dos delatores do petrolão, a partir de interceptações telefônicas autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Moro solicitou ao Supremo Tribunal Federal a transferência para um presídio em Curitiba do mensaleiro Pedro Corrêa, também alvo de prisão preventiva na Lava Jato. Ele cumpria pena do mensalão em regime semiaberto em Pernambuco.


Polícia Federal deflagra 11ª Fase da Operação Lava Jato
(Foto: VEJA.com/Divulgação)

O juiz também decretou a prisão temporária do irmão de Vargas, Leon Vargas, Ricardo Hoffmann e Eliza Santos da Hora. Os alvos de condução coercitiva são, entre outros, Marcelo Simões e Edilaira Soares Gomes.

A pedido da PF, Moro determinou o sequestro de um imóvel de alto padrão em Londrina.

Cerca de oitenta policiais federais foram mobilizados para cumprir 32 mandados da Justiça Federal: sete de prisão, nove de condução coercitiva e dezesseis de busca e apreensão no Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Além das fraudes na Petrobras, esta fase da Lava Jato tem como alvo acusados de desvios em outros órgãos públicos federais, segundo a PF.

Os investigadores já haviam encontrado indícios de que André Vargas tinha se associado a Youssef para fazer lobby no Ministério da Saúde, em prol do laboratório Labogen, que firmava um convênio avaliado em cerca de 135 milhões de reais com um laboratório da Marinha. Em uma mensagem de aplicativo Blackberry, Youssef disse a Vargas, que fazia lobby no ministério: "Você vai ver o quanto isso vai valer, tua independência financeira. E nossa também, é claro".

A nova fase da Lava Jato foi deflagrada após o Supremo Tribunal Federal remeter à primeira instância inquéritos que tramitavam na corte por envolver suspeitos com foro privilegiado. As investigações apuram os crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude a procedimento licitatório, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência que teriam sido praticados por três grupos de ex-agentes políticos.
















10.04.2015


A HORA E O LOCAL DOS PROTESTOS DO DIA 12 DE ABRIL EM 392 CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO



12 de abril

Por Reinaldo Azevedo

Caros, a lista abaixo me foi enviada pelo movimento “Vem pra Rua”. A exemplo do que aconteceu com o protesto do dia 15, correções podem ser necessárias. Peço que as enviem para o movimento (vejam a dica no pé do post). Como há outros grupos que também estão convocando manifestações, a lista pode não contemplar todas as cidades.
Acre
Capixaba – 14h – Palácio Rio Branco
Rio Branco – 14h – Palácio Rio Branco
Alagoas
Arapiraca – 15h – Bosque das Arapiraca
Maceió – 14h – Corredor Vera Arruda
Amapá
Laranjal do Jari – 14h – Rua Emílio Médici, 2093
Macapá – 15h – Praça da Bandeira
Amazonas
Manaus – 9h – Praça do Congresso
Bahia
Adustina – 8h30 – Praça Alice Virgens Vidal
Baixa Grande – 10h – Rodoviária Nova
Barra do Rocha – 13h – Praça de Eventos
Camacan – 11h30 – Praça da Matriz
Camaçari – 9h30 – Praça Desembargador Montenegro
Euranópolis – 9h – Praça das Bandeiras
Feira de Santana – 15h – Prefeitura
Guanambi – 10h – Praça do Feijão
Ilhéus – 9h – Cátedra – Centro
Itabuna – 15h – Jardim do Ó
Jequié – 15h – Praça do Viveiro – Campo do América
Juazeiro – 16h – Praça Santiago Maior
Luís Eduardo Magalhães – 9h30 – Frente à Prefeitura Municipal
Marcionílio Souza – 10h – Praça Oelegário Ferreira
Salvador – 9h – Farol Da Barra
Santo Antônio de Jesus – 16h – Praça do Táxi em Frente à Galeria Moura
São João Do Panelinha – 11h30 – Cesta do povo
Teixeira de Freitas – 9h – Em Frente ao Supermercado Casa Grande
Vitória da Conquista – 9h – Praça Guadalajara
Ceará
Fortaleza – 15h – Praça Portugal
Horizonte – 15h – Juvenal de Castro
Juazeiro do Norte – 15h – Praça Padre Cicero
Russas – 14h – Praça do Estudante – Ao Lado do Colégio Estadual
Tauá – 9h30 – Parque da Cidade
Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim – 9h – Centro
Castelo – 16h – Praça Tres Irmãos
Guarapari – 16h – Praça do Radium Hotel, Praia da Areia Preta – Centro
Linhares – 16h – Praça 22 de Agosto – Centro
Vila Velha – 15h – 3 terceira ponte, em frente ao shopping
Vitoria – 16h – Praça do Papa
Goiás
Abadia de Goiás – 14h – Praça Matriz
Alexânia – 9h – Praça da Prefeitura para Brasília
Anápolis – 15h – Praça Dom Emanuel – Bairro: Jundiaí
Goianésia – 11h – Av. Goiás com Av. Brasil
Goiânia – 14h – Praça Tamandaré
Ipameri – 16h – Praça da Liberdade
Mineiros – 7h – Feira Livre do Bairro Mineirinho
Santa Helena de Goiás – 15h – Praça da Matriz
Maranhão
Chapadinha – 16h – Praça Coronel Luis Vieira Centro
Imperatriz – 16h – Praça de Fatima
São João dos Patos – 15h – Praça de Eventos Júlio Antônio Macedo
São Luís – 9h – Av. Litorânea (Praça da Alimentação)
Satubinha – 14h – Centro
Mato Grosso
Alta floresta – 16h – Praça do Avião
Barra do Garças – 17h – Praça dos Garimpeiros
Cáceres – 16h – Praça da Sematur
Campo Verde – 9h30 – Praça João Paulo II
Canarana – 9h – Avenida Rio Grande do Sul
Cuiabá – 16h – Praça Ipiranga
Rondonópolis – 16h – Rondon Plaza Shopping
Sinop – 16h – Praça da Bíblia
Mato Grosso do Sul
Amambai – 15h – Rodoviária
Amambai – 9h – Praça Pedro Manvailer
Campo Grande – 16h – Praça do Rádio
Corumbá – 15h – Rua Frei Mariano em frente ao Riachuelo
Dourados – 15h – Praça da Igreja Maior
Extrema – 16h – Praça Presidente Vargas
Ivinhema – 8h – Em frente do Zoologico
Maracaju – 16h – Praça Central
Ponta Porã – 17h – Avenida Brasil, em frente a Câmara Municipal
Minas Gerais
Araguari – 10h – Praça Getúlio Vargas
Araxá – 15h – Igreja Matriz São Domingos De Araxá
Barbacena – 16h30 – Praça dos Andradas
Belo Horizonte – 10h – Praça da Liberdade
Betim – 9h – Praça Milton Campos
Bocaina de Minas – 16h – Praça da Igreja
Bocaiuva – 19h – Praça Wan Dick Dumont
Buenópolis – 10h – Praça da Matriz
Cambuquira – 10h – Em frente ao Parque das Águas
Carangola – 10h – Praça Coronel Maximiano
Caratinga – 9h30 – Praça do Relógio
Carmo de Minas – 9h – Praça da Estação
Carvalhópolis – 13h30 – Praça Monsenhor Dutra
Cataguases – 9h – Praça Rui Barbosa
Contagem – 15h – Sambódromo
Coronel Fabriciano – 9h – Praça da Bíblia
Divinópolis – 9h30 – Praça do Santuário
Frutal – 15h – Praça da Matriz
Funilândia – 10h – Praça da Cidade
Governador Valadares – 9h – Praça dos Pioneiros
Guaxupé – 10h – Praça da Saudade
Ipatinga – 10h – Praça da Prefeitura
Itabira – 9h30 – Praça Acrísio Alvarenga
Ituiutaba – 15h – Praça do Forum
Januária – 9h – Prefeitura
Juiz de fora – 14h – Praça de São Mateus
Lavras – 10h – Praça Augusto Silva
Machado – 15h – Praça Antonio Carlos
Mariana – 10h – Praça da Se .Mariana
Mato Verde – 9h30 – Praça Geraldo Queremente Alves
Montes Claros – 9h – Avenida Sanitária em frente ao SENAC
Nova Serrana – 15h30 – Avenida da Pista de Culper
Ouro Fino – 16h – Prefeitura
Paracatu – 14h – Prefeitura
Passos – 14h30 – UEMG/FESP
Patos de Minas – 10h – Praça do Fórum
Poços de Caldas – 15h – Praça Doutor Pedro Sanches
Pompeu – 10h – Praça Leonardo Campos
Pouso Alegre – 9h – Praça Senador José Bento – Catetral
Sabará – 10h – Praça Santa Rita – Centro
Sacramento – 10h – Benedito Valadares
Santa Rita do Sapucaí – 14h – Praça Santa Rita
São João Del Rei – 10h30 – Largo Igreja São Francisco
São Lourenço – 15h30 – Praça João Lage (Praça Brasil)
Sãoo Sebastiao do Paraiso – 15h – Praça da Matriz
Serra Azul de Minas – 16h – Praça da Igreja Matriz
Sete Lagoas – 16h – Praça Dom Carlos Carmelo Mota (Feirinha)
Teófilo Otoni – 10h – Praça Tiradentes
Timóteo – 10h – Praça Primeiro de Maio – Coreto
Ubá – 15h – Praça São Januário
Uberaba – 15h – Av. Leopoldino De Oliveira (BRT Uberabão)
Uberlândia – 10h – Praça Tubal Vilela
Varginha – 10h – Conha Acustica
Viçosa – 14h – 4 Pilastras da UFV
Pará 
Altamira – 9h – Orla da cidade
Belém – 9h – Escadinha da Estação das Docas
Belterra – 16h30 – Campo do Flamengo na Estrada 8
Marabá – 15h – Praça Duque de Caxias
Marituba – 16h – Praça da Matriz
Mocajuba – 10h – Praça do Estudante
Santa Isabel do Pará – 15h – Praça da Matriz
Santarém – 16h30 – Praça São Sebastião
Santo Antonio do Taua – 9h30 – Terminal Rodoviario
Tucuruí – 16h – Praça do Rotary
Paraíba
Campina Grande – 14h – Praça da Bandeira
João Pessoa – 15h – Busto de Tamandaré
Paraná
Apucarana – 15h – Praça Rui Barbosa
Araucária – 12h30 – Rodovia do Xisto – Auto Peças Araucárias
Campo Largo – 16h – Praça Getúlio Vargas
Campo Mourão – 16h – Praça São José
Capanema – 9h – Praça Central
Corbelia – 15h30 – Praça da Igreja Matriz
Curitiba – 14h – Praça Santos Andrade
Dois Vizinhos – 15h – Praça da Amizade
Foz do Iguacu – 9h30 – Praça do Mitre
Francisco Beltrão – 15h – Calçadão Central
Irati – 15h30 – Praça da Bandeira
Lapa – 15h – Rodoviária Municipal – Avenida Dr. Manoel Pedro
Londrina – 15h – Colégio Vicente Rijo
Maringá – 14h – Praça da Catedral
Medianeira – 16h – Praça Ângelo Darolt
Paranavaí – 9h – Praça dos Pioneiros
Pato Branco – 15h – Avenida Tupi, em frente ao Posto Tigrão
Pinhais – 13h30 – Camilo di Lelis
Ponta Grossa – 15h – Praça dos Polacos
Rio Negro – 14h – Trevo da Sanepar- Rua Vicente Machado
Santo Antonio da Platina – 10h – Praça da Matriz
São Mateus do Sul – 14h – Igreja Matriz
Telemaco Borba – 10h – Páteo da Rodoviária
Toledo – 17h – Parque Ecológico Diva Pain Barth
Ubiratã – 15h – Praça da Seringueira – Prefeitura
União da Vitoria – 14h – Santander – Calçadão
Wenceslau Braz – 11h – R. 7 de Setembro em frente o CESP
Pernambuco
Aguas Belas – 15h – Praça Nossa Senhora da Conceição
Carpina – 14h – Praça Jose Otavio
Goiana – 17h – Igreja Matriz
Gravata – 14h – Igreja na Pracinha
Jurema – 16h – Praça Nossa Senhora da Conceição
Olinda – 9h – Av.Governador Carlos de Lima Cavalcante
Orobó – 16h – Pátio de Eventos (Quadra Central)
Petrolina – 9h30 – Praça Dom Malam
Recife – 14h – Avenida Boa Viagem (em frente à Pracinha de Boa Viagem)
Sirinhaém – 10h – Prefeitura Velha
Piauí 
Floriano – 9h – Praça Dr. Sebastião Martins
Parnaiba – 16h – Balão do Mirante em frente à UFPI
São Raimundo Nonato – 9h30 – Avenida dos Estudantes
Teresina – 16h – Av.Marechal Castelo Branco – Alepi
Rio de Janeiro
Barra Mansa – 9h – Praça Matriz no Centro
Cabo Frio – 14h – Praça das Aguas
Campos dos Goytacazes – 15h – Jardim do Liceu
Itaguai – 10h30 – Calçadão
Macaé – 9h30 – Igreja Nossa Sra. Da Glória
Niteroi – 9h30 – Praia de Icaraí em frente a Reitoria da UFF
Nova Friburgo – 16h – Centro de Turismo
Petrópolis – 15h – Praça Don Pedro (no centro)
Resende – 13h30 – Rua Alfredo Whately , (calçadão) em frente à loja PLAYBOY.
Rio de Janeiro – 11h – Orla de Copacabana, Posto 5
Teresópolis – 14h – Parque Regadas
Volta Redonda – 9h30 – Praça Brasil
Rio Grande do Norte
Caico – 16h – Em frente a rodoviária, Av Renato Dantas
Canguaretama – 16h – Shompim
Lajes – 14h – Prefeitura
Mossoró – 15h – Praça do Diocesano
Natal – 15h – Midway Mall
Pau dos Ferros – 17h – Praça de Eventos
Rio Grande do Sul
Alegrete – 15h30 – Praça Nova – Camelódromo
Alvorada – 14h – Praça João Goulart (Praça Central)
Bagé – 16h – Praça Esporte
Bento Gonçalves – 15h – Via Del Vino
Cachoeira do Sul – 16h – Praça da Matriz
Cachoeirinha – 15h – Em frente à Prefeitura
Campo Bom – 9h – Largo Irmãos Vetter
Canela – 15h30 – Em frente a Catedral
Capão da Canoa – 14h – Em Frente ao Ginásio de Esportes da Prefeitura
Caxias do Sul – 15h – Praça Dante
Coronel Bicaco – 15h30 – Praça Municipal
Cruz Alta – 15h – Av. General Osório
Erechim – 15h – Praça da Bandeira
Farroupilha – 16h – Praça da Bandeira
Garibaldi – 16h – Av Independência
Gravataí – 16h – Parcão
Imbé – 15h – Prefeitura
Lajeado – 16h – Parque dos Dick
Novo Hamburgo – 15h – Praça Punta Del Este
Passo Fundo – 15h – Praça da Mãe
Pelotas – 15h – Praça Coronel Pedro Osorio
Porto Alegre – 15h – PARCÃO – Parque Moinhos de Vento
Rio Pardo – 16h – Praça da Matriz
Santa Cruz do Sul – 16h – Praça da Bandeira
Santa Maria – 14h – Praça Saldanha Marinho
Santana do Livramento – 15h – Parque Internacional
Santo Ângelo – 16h – Praça da catedral
São Borja – 16h – Parque General Vargas
São Gabriel – 16h – Largo da Estação Férrea
Taquara – 14h – Câmara Municipal
Torres – 15h – Praça XV de Novembro
Três de Maio – 17h – Praça da Bandeira
Uruguaiana – 16h – Praça Barão do Rio Branco
Rondônia
Ariquemes – 15h – Praça da Vitória
Canoas – 13h – Em frente a Prefeitura
Porto Velho – 15h – Praça das 3 Caixas D’Água
Presidente Medici – 12h – Auto Posto Santa Maria
Roraima
Boa Vista – 16h – Praça do Centro Cívico
Santa Catarina
Balneário Camboriú – 15h – Praça Almirante Tamandaré
Balneário Picarras – 14h – Praia Central
Blumenau – 16h – Praça Victor Konrr
Braço do Norte – 15h – Igreja Matriz
Brusque – 16h – Cruzamento do HSBC
Campos Novos – 16h – Praça Lauro Muller
Chapecó – 9h – Praça Coronel Bertaso
Concórdia – 15h – Posto Lamonato
Criciúma – 15h – Parque da Nações
Curitibanos – 14h30 – Praça da República
Florianópolis – 16h – Trapiche da Beira-Mar
Itajaí – 16h – Beira rio
Itapema – 15h – Praça da Paz
Jaraguá do Sul – 15h – Praça Ângelo Piazeira
Joinville – 16h – Praça da Bandeira
Lages – 10h – Estatua Antonio Correia Pinto
Laguna – 16h – Centro Executivo Tordesinhas
Mafra – 14h – Trevo da Sanepar em Rio Negro
Maravilha – 15h – Praça da Matriz
Nova Trento – 14h – Praça Getúlio Vargas
Palmitos – 9h – Praça Central
Rio do Sul – 16h – Parque Harry Hobus
São Bento do Sul – 16h – Praça Getulio Vargas (em frente a matriz)
São João Batista – 14h – Praça Dep. Walter Vicente Gomes
Taió – 16h – Clube Esportivo União
Timbó – 9h – Prefeitura
Tubarão – 16h – Museu
São Paulo
Águas da Prata – 14h30 – Praça da Bandeira
Alphaville – 14h – Al. Mamore, prox. Pista de Copper
Americana – 16h – Praça do Trabalhador
Araçatuba – 9h30 – Praça Getulio Vargas
Araraquara – 15h – Praça Scalamandré Sobrinho
Arujá – 14h – Praça Benedito Ferreira Franco
Atibaia – 9h – Praça da Matriz
Auriflama – 15h – Praça da Benetoli
Avaré – 14h – Concha Acústica
Barretos – 15h – Região Lagos – Forum
Barueri – 14h – Boulverd Centro
Bauru – 9h – Avenida Getúlio Vargas, em frente a Polícia Federal
Bebedouro – 9h30 – Concha Acústica
Birigui – 9h – Praça Dr. Gama
Botucatu – 15h – Largo São José (AAB)
Bragança Paulista – 14h – Praça Raul Leme (Praça da Igreja Matriz)
Cajati – 14h – Pátio do Magnânimo
Campinas – 9h – Largo do Rosário
Capivari – 14h – Praça Central
Catanduva – 14h – Praça da Matriz
Cerquilho – 15h – Praça do Convívio
Coroados – 9h – Praça Central
Cosmópolis – 12h – Praça da Pátria
Dracena – 16h – Praça Arthur Pagnozzi
Fernandópolis – 10h – Praça da Matriz
Franca – 10h – Concha Acústica
Francisco Morato – 14h – Praça do Coreto
Garça – 16h – Concha Acústica no Lago
General Salgado – 9h30 – Calçadão
Guararema – 14h – Pau D’agua – Centro
Guaratinguetá – 15h – Av. Joao Pessoa
Guariba – 15h – Praça Silvio Vaz de Arruda
Guarujá – 14h – Praça das Bandeiras – Pitangueiras
Guarulhos – 10h – Av. Paulo Faccini
Holambra – 9h – Ginásio de Esportes
Hortolândia – 15h – Av. Santana
Indaiatuba – 10h – Pq. Ecológico – Estacionamento Principal
Itapetininga – 15h – Praça dos Amores
Itapeva – 16h – Praça de Eventos Zico Campolin
Itatiba – 14h – Praça da Bandeira
Itu – 9h30 – Praça Padre Miguel
Jacarei – 10h – Parque da Cidade
Jales – 15h – Praça do Jacaré
Jau – 9h30 – Praça Centenário
João Ramalho – 15h – Rua Vitoria, 105
Jundiaí – 9h30 – Avenida 9 de Julho
Junqueirópolis – 16h – Praça Centenário
Juquiá – 15h30 – Centro de Eventos
Laranjal Paulista – 10h30 – Praça do Cemitério
Lençóis Paulista – 15h – Praça do Tonicão
Limeira – 9h30 – Praça Toledo de Barros
Lins – 9h30 – Praça da Igreja Dom Bosco
Lorena – 16h – Praça Arnolfo de Azevedo
Marília – 15h – Av. Sampaio Vidal ( Em frente a prefeitura )
Matão – 16h – Praça Alfredo de Paiva garcia
Mococa – 10h – Praça da Cidadania
Mogi das Cruzes – 9h – Praça Oswaldo Cruz
Mogi-Guaçu – 14h – Campo da Brahma
Monte Aprazível – 9h30 – Praça Igreja VIla Araujo
Osasco – 14h – Prefeitura
Ourinhos – 16h – Praça Melo Peixoto
Paraguacu Paulista – 16h – Praça da Matriz
Paraiso – 15h – Praça do Estudante
Paulínia – 11h – Em frente a Câmara dos Vereadores
Peruíbe – 14h – Av.da Praia (em frente ao Predio Redondo)
Pindamonhangaba – 15h – Praça Monsenhor Marcondes (Cascata)
Piracicaba – 9h30 – Praça José Bonifacio
Pirajuí – 10h – Parque do Povo
Praia Grande – 15h – Av. Costa e Silva com Av. Castelo Branco (orla da praia)
Presidente Epitácio – 9h – Praça do Cruzeiro
Presidente Prudente – 9h – Parque do Povo
Presidente Venceslau – 9h – Praça do Correio
Promissão – 10h – Praça Nove de Julho
Registro – 16h – Prefeitura
Ribeirão Preto – 10h – Praça Carlos Gomes
Rio Claro – 9h30 – Avenida 1 (esquina com rua – Jardim Público)
Sales Oliveira – 16h – Ginasio Durval Borsato
Salto – 16h – Praça XV
Santa Bárbara D’Oeste – 16h – Prefeitura
Santa Cruz do Rio Pardo – 10h30 – Em frente à Câmara Municipal
Santa Fé do Sul – 15h – Praça da Matriz
Santa Rita do Passa Quatro – 14h30 – Praça Mario Matoso (Estação)
Santo Anastácio – 15h – Cristo
Santo André – 10h – Paço Municipal
Santos – 16h – Praça Independência
São Bernardo do Campo – 10h – Av Kennedy 1155 em frente ao Ginásio Poli Esportivo
São Caetano do Sul – 15h – Camara Municipal @ Avenida Goiás 600
São Carlos – 15h – Praça do Mercado Municipal
São João da Boa Vista – 9h – Praça Coronel Joaquim José
São José do Rio Preto – 9h30 – Mercadão Municipal
São José dos Campos – 14h – Praça Afonso Pena
São Paulo – 14h – Av. Paulista com a Pamplona
São Sebastião – 14h – Praça do Coreto
São Vicente – 14h – Praça Tom Jobim
Sertãozinho – 9h30 – Praça 21 de Abril
Sorocaba – 16h – Praça da Amizade (em frente ao CIC)
Sumaré – 10h – Praça das Bandeiras – Centro
Tatuí – 16h – Praça da Matriz
Taubaté – 15h – Praça General Júlio Marcondes Salgado (batalhão da polícia militar)
Tietê – 15h – Praça Dr. Elias Garcia – centro
Tupã – 9h30 – Praça da Bandeira
Ubatuba – 15h – Praça do Skate
Valinhos – 14h – Prefeitura
Vinhedo – 14h – Prefeitura
Votuporanga – 9h30 – Praça Matriz
Sergipe (SE)
Aracaju – 15h – Mirante da 13 de Julho
Tocantins (TO)
Colinas do Tocantins – 9h – Av. Pedro Ludovico com Rua 3 (Centro)
Lagoa da Confusão – 16h – Orla da Lagoa
Palmas – 16h – Praça dos Girassóis
EXTERIOR (horário local)
Atlanta, EUA – 14h – Piedmont Park no Park Tavern
Bariloche, Argentina – 15h – Centro Civico de Bariloche
Bergen, Noruega – 14h30 – Ole Bull Plass
Bregenz, Áustria – 14h – Bregenz Zentrum
Brisbane, Austrália – 11h – King George Square
Dublin, Irlanda – 12h – Block 8, Harcourt Centre Charlotte Way
Lisboa, Portugal – 15h – Praça Lluís de Camões
Londres, UK – 15h – Embaixada Brasileira
Melbourne, Austrália – 16h – Federation Square
New Orleans, EUA – 10h – Audubon Park – 6823 St Charles Ave
New York, EUA – 14h – Times Square
Orlando, EUA – 13h – 5403 Internacional Dr – Banco do Brasil
Porto, Portugal – 14h – Embaixada Brasileira
San Francisco, EUA – 11h – Justin Herman Plaza
Santiago, Chile – 10h30 – Avenida Apoquindo 3039
Sidney, Austrália – 16h – Martin Place
Toronto, Canada – 14h – Queen’s Park
Washington DC, EUA – 11h – Consulado Geral do Brasil
Zurich, Suíça – 14h – Helvetiaplatz Zürich
MINHA CIDADE NÃO ESTÁ NA LISTA, E AGORA?
Se sua cidade não está na lista, preencha nosso formulário online no seguinte endereço:
http://goo.gl/forms/IgOefeHP2g
JÁ PREENCHI O FORMULÁRIO, MESMO ASSIM MINHA CIDADE NÃO ESTÁ NA LISTA, O QUE FAZER?
Provavelmente ainda estamos validando seus dados e sua cidade entrará na nossa lista dentro de 24 horas.
AS INFORMAÇÕES DA MINHA CIDADE ESTÃO INCORRETAS, COMO CORRIGIR?
Neste caso, entre em contato por e-mail, vempraruabrasilorg@gmail.com


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ratos na CPI do Petrolão




quarta-feira, 8 de abril de 2015

Quem só se comunica também se trumbica


José Nêumanne
Estadão


Quem é que o padim Lula de Caetés pensa que engana com essa lorota de que a enorme crise que tornou sua afilhada Dilma Rousseff uma pata manca no Palácio do Planalto se deve à desarticulação política de Aloizio Oliva, que usa o sobrenome da mãe, Mercadante, para ninguém se tocar de que o pai era figurinha carimbada na ditadura militar?

Ao completar seu terceiro mês de mandato um dia depois de o golpe de 1964 ter completado 51 anos, a escolhida dele empatou com José Sarney, recordista absoluto de impopularidade desde 1989, com 64% de respostas “ruim” ou “péssimo” à pergunta do Ibope sobre o desempenho de seu governo.

Com uma má notícia por dia, alternando recordes negativos na economia com revelações de novas gatunagens ou anúncios de medidas impopulares para tentar corrigir o incorrigível, ninguém precisa ter um sexto sentido premonitório para prever que não demora muito para ela sair de lanterna em punho pelos desvãos e porões palacianos onde tenta se esconder da plebe. E enquanto a pesquisa não revela o novo retrato, Sarney virou arroz de cuxá nos bailes do Planalto Fiscal.


Aí padim tirou do baú seu sermão de profeta da barcaça que afunda ao peso dos ratos do porão. Segundo a colega Vera Rosa, Sua ex-Excelência intensificou a pressão sobre a pupila para ela modificar a desarticulação política do governo, concentrando fogo no filho do general: “Mercadante vive falando de rating pra cá, rating pra lá. Que rating, que nada! A crise é política e o governo tem que resgatar a confiança. O resto vem naturalmente”.

Resto de quê, cara hirsuta?

Lula tem motivos para não gostar do Mazarino do cerrado. Pois foi surrado por Fernando Henrique no primeiro turno da eleição presidencial de 1994 após ter levado em conta a falácia dele de que o Plano Real seria estelionato eleitoral. E depois chamou de “aloprados” seus asseclas que falsificaram dossiê contra José Serra na disputa da eleição estadual paulista de 2006. Mas essa é uma questão dele e Dilma não abre mão do direito de errar.


Na última pesquisa Datafolha, em que a avaliação de “bom” ou “ótimo” do governo federal desceu a cabalísticos 13%, o Congresso Nacional foi lembrado positivamente por apenas 9%. Devoto praticante da verdade pela metade, a mais enganadora das formas da mentira, o demiurgo do ABC só olhou para um lado da questão. Sim, é verdade que a relação da presidente com o Congresso é péssima, como atesta pesquisa da consultoria política Arko Advice, que ouviu 102 deputados federais de 22 partidos e constatou que 61% deles avaliam como “ruim” ou “péssimo” o convívio do Legislativo com o Executivo. Mas a verdade completa é que somente melhorar tal relação em nada tornará a “comandanta” mais popular.

De um lado, porque a imagem de deputados e senadores está ainda mais emporcalhada que a dela. De outro, porque as boas relações entre esses dois Poderes dependem muito menos de qualidades que Oliva não ostenta do que da gana dos parlamentares por um butim palaciano cada vez mais escasso nestes idos de vacas magras.

O convívio entre os dois lados da Praça dos Três Poderes só vai melhorar quando houver mais verbas e cargos a distribuir. Se houvesse, nenhum congressista se melindraria com o chefe da Casa Civil lhe fazendo ouvidos de Mercadante nem com o estilo “deixa que eu cuspo” da chefona irritadiça.


O PMDB desconfia da irrelevância de articulação política para salvar o que resta deste desgoverno. Por isso Eliseu Padilha recusou o lugar de Pepe Nada Legal Vargas no palácio. Embora tudo leve a crer que ele se arrastará Ladeira do Pelourinho abaixo até o canto do cisne de 2018.

Seu desprestígio crescente não resulta da falta de saliva em corredor, mas da sobra de material orgânico à tona sempre que se levanta algum tapete ou capacho. As obras não iniciadas ou atrasadas em 57% da rede de saneamento básico no Brasil passaram a ser a metáfora pronta ao alcance do nariz.


Na verdade, Dilma mentiu tanto que nem seu espírito santo de orelha, João Patinhas Santana do Bendegó, será mais capaz de resgatar alguma verdade que ela tenha dito por acaso e dela criar uma peça publicitária para ressuscitá-la neste pós-Páscoa.

Tudo depõe contra isso: da delação premiada de Paulinho de Lula às fotografias em que ela foi flagrada ao lado do cão de guarda do Partido dos Trabalhadores na Petrobrás, Renato Duque. Na imagem que esboroa a olhos nus, os restos de verniz de sua honestidade pessoal, que evitam um processo de impeachment, são apagados por pegadas de sua protegida Erenice Guerra no cofre da Viúva.

Sob o manto protetor de Dilma, Erenice, esse embrião de Graciosa Foster no Ministério de Minas e Energia e na Casa Civil, para a qual – suprema infâmia contra a Pátria – ela a indicou, prosperou à sombra do ancestral benefício da dúvida. A Operação Zelotes ameaça revelar a explicação para a ascensão social que moveu a fiel factótum de uma cidade-satélite para as margens do Paranoá.


Como sabe disso tudo e de muito mais, Lula não acredita nas próprias bazófias de intriga florentina contra o filho do general. Logo ele, que vendeu à Nação a suprema inverdade da gerentona que entrará para a História como o pior presidente da República!

E que agora recorre ao velho truque de continuar enganando para não se enganar nem ser enganado. Não o faz por burrice, pois inteligência tem de sobra, ou alienação, por mais soberba que exiba e arrote. Mas, sim, porque não têm saída. Só lhes resta apostar na sorte, essa deusa caprichosa e cega, que sempre esbanjaram.

Lula não confia em Dilma, mas na própria capacidade de evitar que ela repita a saga do Pedro da lenda infantil, devorado pelo lobo diante da omissão da aldeia que, após ouvir muitos pedidos de socorro mentirosos, não lhe acudiu.


Lula conta com a mágica de Goebbels, que fabricava verdades de mentiras somadas. É que Chacrinha disse: “Quem não se comunica se trumbica”. Mas não contou que “quem só comunica também se trumbica”.


08/04/2015


terça-feira, 7 de abril de 2015

Charge







Sponholz


A “treta” performática do coroa Pedro Paulo, o tal “Mano Brown”, com a polícia. E, mais uma vez, Eduardo Suplicy, o pateta patético




Por Reinaldo Azevedo

Santo Deus! Que preguiça me dá! O sr. Pedro Paulo Soares Pereira, de 44 anos, foi preso nesta segunda pela PM por desobediência, desacato e resistência à prisão. O coroa Pedro Paulo é Mano Brown, o líder da tal banda Racionais MCs. Os policiais afirmam que ele tentou escapar de uma blitz, e ele diz que foi abordado de forma violenta. O que é fato? Sua Carteira Nacional de Habilitação está com o exame médico vencido, e o carro, em nome da mãe, está com o licenciamento atrasado.

Basta ler, como acabo de fazer, o que este coroa disfarçado de eterno adolescente rebelde pensa sobre a polícia em suas letras para constatar que é impossível demonstrar que os policiais tenham prevenção contra Pedro Paulo, mas que é muito fácil demonstrar que Pedro Paulo tem prevenção contra policiais. O episódio certamente servirá para ele voltar ao noticiário. Acho que isso garantirá shows mais lotados, mais venda de CDs e downloads na Internet. Arrumar “treta” com a polícia, no ramo de entretenimento em que ele atua, é um ativo. Nem por isso os policiais devem deixar de cumprir a sua função.

Ele diz ter sido abordado com violência, e seu advogado alega ter um vídeo em que isso fica demonstrado. Os policiais negam. Que se apure tudo. Que carro e documentos estivessem irregulares, isso parece fora de dúvida.

Pedro Paulo ganha a vida como Mano Brown, e isso é parte do seu show. Posso achar de mau gosto, mas fazer o quê? Ele que arque com as consequências de suas escolhas. Fiquei de estômago embrulhado não com ele, mas com o amostrado Eduardo Suplicy, o secretário de Direitos Humanos da Prefeitura, um ser patético, com ar de inimputável, mas nunca inocente.



Esse rabeira de celebridade acompanhou o performático senhor à delegacia. Afinal, como esquecer aquele espetáculo no Senado em que ele interpreta uma das, digamos, “canções” de Brown? Suplicy deu a seguinte declaração: “Imagino que, se houvesse civilidade por parte da PM, não precisaria disso tudo”. Sobre os documentos irregulares, afirmou: “Isso é normal. Eu mesmo já dirigi com a carteira vencida. Eu me pergunto por que tanta brutalidade contra o rapper de maior audiência no Brasil”.

O sr. Fernando Haddad mantém como secretário dos Direitos Humanos um cara que não apenas confessa ter praticado uma ilegalidade como faz a apologia dela, afirmando ser isso muito “normal”. Mais: sem nenhuma apuração, sem investigação, sem nada, comporta-se como juiz e decreta a culpa da polícia — como faz de hábito. Achando que isso é pouco, sugere que, por ser o rapper de maior audiência do Brasil, Mano Brown mereceria um tratamento diferenciado. Por quê? Se ninguém o conhecesse, a suposta brutalidade seria justificada?

Imaginem, meus caros, numa cidade do tamanho de São Paulo, quantas são as vezes em que os direitos humanos são agredidos. Suplicy não pode estar em todos os lugares. Mas encontra tempo para acompanhar Mano Brown. É bem verdade que ele já fez coisa pior: na última vez em que foi visto ao lado de uma celebridade, estava ao lado do assassino condenado Cesare Battisti.

A propósito: o Ministério Público não vai fazer nada diante da confissão de Suplicy e do estímulo objetivo de uma autoridade à prática de ilegalidade? Mano Brown fez da cara de mau uma profissão. Suplicy transformou em profissão aquele seu ar meio aparvalhado, mas que pode ser, como a gente vê, moralmente doloso.

Mano Brown precisaria ter, parodiando Antero de Quental, 25 anos a menos de idade ou 25 a mais de reflexão. Suplicy, nos dois casos, uns 50.

PS – E para que não reste a menor dúvida: se o caso é brincar de luta do oprimido contra o opressor, a gente precisa ser claro, né? Os únicos pobres e oprimidos da história são os policiais.

07/04/2015

Charge



 os incomPETEntes não
sabem remar


Roque Sponholz





Eliseu Padilha vai comunicar a Dilma que não aceita comandar articulação política, diz líder






Ministro da Secretaria de Aviação Civil foi convidado pela presidente na segunda-feira

Por Isabel Braga
O Globo

BRASÍLIA - O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), vai comunicar à presidente Dilma Rousseff que não aceitará o convite para assumir a articulação política do governo, segundo informação do líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ). O deputado, ao chegar à Câmara na manhã desta terça-feira, afirmou que a decisão de Padilha foi comunicada a líderes do partido numa reunião ontem à noite no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

– Ele nos comunicou que não vai aceitar a indicação por uma questão pessoal. Isso será comunicado à presidente. Existe uma resistência da esposa dele, que está com um filho recém-nascido. Por isso, ele não poderia aceitar a vaga – disse Picciani.

Dilma decidiu mudar a articulação política do governo, retirando o ministro Pepe Vargas (PT) da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), que passaria a ser ocupada por um peemedebista.

Eliseu Padilha e Michel Temer estão reunidos na manhã desta terça-feira com a presidente Dilma, no Palácio do Planalto, para discutir o convite feito por ela.

Na Câmara, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a dizer que o PMDB não está pleiteando o cargo e que a decisão cabe à presidente Dilma Rousseff.

- A articulação política é um processo político e quem escolhe é a presidente Dilma Rousseff. Não podemos deixar como sendo pleito do PMDB e que a articulação só funcionará se for alguém do PMDB. É o conjunto, são nomes e formatos. Está provado que o formato atual não está funcionando, mas qual o formato é a presidente quem vai dizer. Quem tem que dar autonomia é quem nomeia - disse Cunha.

Sem confirmar as declarações de Picciani, Cunha questionou, brincando:

- Ele (Eliseu Padilha) foi convidado?

- Não sei nem se houve convite. Acho que é uma sondagem. Acho que não houve convite. Você sonda para saber se há disposição, para a partir daí fazer o convite - completou.

A ideia de Dilma era dar mais espaço ao principal partido da base aliada, em meio a uma crise política, à necessidade de aprovação no Congresso de um pacote de ajuste fiscal, e a uma perda expressiva de popularidade do governo, acompanhada de forte fogo amigo de integrantes do PMDB.

Questionado se o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) é um bom nome para o cargo de ministro da Secretaria de Relações Institucionais, o líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani, respondeu:

– O problema não é de nome, é de forma. É a pessoa estar no cargo e não ter instrumento de decisão. Se a presidente empoderar alguém e dar poder de decisão, não precisa ser alguém do PMDB. No governo do presidente Lula, os ministros da SRI tinham poder de decisão sobre liberação de emendas, restos a pagar, nomeação de cargos e postura política. Mas a presidente Dilma não tem isso. Essa fórmula não vem sendo adotada desde o primeiro mandato.

Dilma se reúne ainda nesta tarde com líderes do Congresso e presidentes de partidos da base aliada. O encontro servirá para a presidente pedir apoio às medidas de ajuste fiscal.

07/04/2015

Lula convoca o PT a aderir a manifestações que terão o próprio governo Dilma como alvo; é a sua luta para se manter vivo até 2018



Por Reinaldo Azevedo

Atenção, meus caros, para o que vai aqui.

É assunto importante, creio.

Luiz Inácio Lula da Silva deu a ordem: o PT tem de aderir a manifestações marcadas para esta terça pela CUT, MST e ditos “movimentos sociais”. Eles pretendem ir às ruas, num dia útil (claro!), para protestar contra o PL 4.330, que regulamenta as terceirizações. E, como sempre, também vociferarão “em defesa da democracia e da Petrobras”.

Lula, o “cadáver adiado que procria”, está, como se sabe, bravinho com Dilma Rousseff. Acha que o governo dela vai inviabilizar a candidatura dele à Presidência da República em 2018. Oficialmente, o Babalorixá de Banânia quer a diminuição das tensões. De fato, ele pouco se importa se o país caminha para o caos — o que, por força só das circunstâncias, não vai acontecer, a menos que os companheiros do companheiro se encarreguem disso.

Você quer Dilma fora da Presidência? Entendo seus motivos. São os meus. Como se sabe, não peguei carona nessa história. Fui o primeiro na Internet ou na grande imprensa a apontar que existem motivos para tanto. Há um vídeo a respeito, gravado em outubro do ano passado, antes do segundo turno da eleição presidencial (aqui). Há artigos na Folha. Há dezenas de posts neste blog. Ainda sou a fonte mais segura do que penso…

Muito bem. O impeachment, no entanto, pode não acontecer por um conjunto de motivos. Aliás, o mais provável, e sempre escrevi isto aqui, é que não ocorra. Da Procuradoria-Geral da República, podem esquecer, a iniciativa não vai partir. Rodrigo Janot já deixou claro que não aceita nem mesmo a jurisprudência do Supremo, segundo a qual a presidente pode, sim, ser investigada por atos ditos “anteriores a seu mandato” — não pode é ser processada. QUESTÃO ÓBVIA: SE INVESTIGADA, PODER-SE-IA SABER SE HÁ OU NÃO ALGO QUE DIGA, ENTÃO, RESPEITO AO MANDATO EM CURSO. Mas Janot não quer. E Teori Zavascki concorda com ele. Há a possibilidade de a questão ser examinada pelo pleno do Supremo. Caso o tribunal decida, como seria o óbvio, que a presidente pode, sim, ser alvo de investigação num inquérito, ainda seria preciso que Janot reconhecesse a existência dos motivos — ele ou quem vier a substituí-lo caso não seja reconduzido.

O segundo caminho é oferecer uma denúncia por crime de responsabilidade à Câmara, com base na Lei 1.079, o que não depende da Procuradoria-Geral da República. Qualquer um de nós pode tomar essa iniciativa. Hoje, a denúncia seria liquidada logo na primeira etapa, por um ato da mesa. Alegação: falta de provas. Caso a questão chegasse ao plenário, não haveria os três quintos necessários para admiti-la. HÁ UM TERCEIRO CAMINHO, SOBRE O QUAL A IMPRENSA E OS JURISTAS AINDA NÃO SE DEBRUÇARAM. VOLTAREI AO ASSUNTO AQUI. ESTOU NA FASE DA LEITURA DOS TERMOS. Adiante.
Há alguns sinais, atenção!, NÃO DE RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA (continuará a encolher), MAS DE CONTENÇÃO DA SANGRIA. O dólar recua; o mercado tende a uma estabilização com o fortalecimento de Joaquim Levy, e a Petrobras deve iniciar uma lenta recuperação tão logo consiga divulgar o seu balanço. O governo Dilma não sairá das cordas, mas é possível que pare de dobrar os joelhos. Os que eventualmente torcem para que ela saia logo de cena podem não gostar disso, é certo. Mas acreditem: Lula gosta menos ainda. Ele não quer que a temperatura política baixe de jeito nenhum! E é fácil entender os motivos quando se insere na equação política a varável econômica.

Um ciclo se esgotou na economia brasileira. É coisa do passado. Não volta mais. Os Renatos Janines da vida acham que havia gente descontente porque pobre estava consumindo. Não! Havia gente advertindo que, num prazo não muito longo, eles parariam de consumir naquela velocidade porque não havia resposta para as fragilidades da economia e porque o governo sacava a descoberto. A retomada do crescimento em padrões que possam ser percebidos pelos beneficiários temporários da farra petista está distante. E isso está corroendo, e vai continuar a corroer, a reputação do PT.

É por isso que Lula resolveu botar na rua o que lhe resta de tropa. É por isso que ele e seus sequazes voltaram a falar em nome de uma tal solidariedade das esquerdas. É por isso que decide, na prática, liderar uma manifestação que, em parte, é contra a gestão de sua aliada — uma vez que o PL 4.330 interessa ao próprio governo numa fase de declínio do emprego.

Lula tem hoje dois interesses: manter mobilizada a sua tropa e restabelecer o mesmo padrão de trocas no Congresso que vigorou nos seus dois mandatos. Por ele, Dilma entrega metade do governo ao PMDB de porteira fechada. Quer é manter a aliança a todo custo. O chefão petista só se esquece de que a fonte secou, de que não há mais benesses a sair da cornucópia; de que o país vive apenas a primeira fase do ajuste — tudo aquilo que mina a reputação do seu partido e inviabiliza a sua própria candidatura em 2018.

Este senhor, em suma, hoje se movimenta para que o seu PT continue a vampirizar o Brasil, nem que seja sob o manto de uma tal Frente Ampla. Por isso ele convocou o PT, a CUT, os ditos movimentos sociais e seus satélites de esquerda a ir às ruas nesta terça. É claro que Dilma está furiosa com ele. Sabe que, na prática, querendo ou não, o homem está mesmo é colaborando para lotar as ruas no dia 12 de abril.


06/04/2015