Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 13 de setembro de 2008

SEQÜESTRO DA DEMOCRACIA

Comentário do leitor do Blog, Sr. Fernando, sobre o artigo:

Contra o voto nulo

POR RIVADAVIA ROSA

Fernando
disse...

Rivadavia, eu voto nulo e não me considero ignorante, pois o voto é um direito e não uma obrigação, meu título de eleitor é um documento de cidadania, e meu voto é uma arma para acabar com os safados, mas as leis eleitorais transformaram meu voto em obrigação e meu título em número, e manipularam as leis de forma que até para se abster de votar é complicado e fico cerceado do meu direito de abstenção, ou não comparecimento a eleição.

Isso é democrático?
Eu prego o voto nulo, não para relizar uma nova eleição, pois sei que isso é imposível, mas prego pelo direito de não compactuar com a canalha que habita o poder no Brasil.

SE É HONESTO NÃO É POLÍTICO, SE É POLÍTICO NÃO É HONESTO.

13 de Setembro de 2008 - 15:03
Resposta do articulista, Sr Rivadavia Rosa

NO SISTEMA DEMOCRÁTICO que SUSTENTA no sufrágio universal - cada um vota como entender melhor. ESSE DIREITO É INDISCUTÍVEL.

PORÉM - observe bem - minha crítica é contra quem faz APOLOGIA do 'voto' nulo, em branco, ou abstenção e, até 'queima de títulos'.

NÃO SE PODE ESQUEÇER que a degradação do sistema democrático e da representação política - foi e é o 'ovo da serpente' para as aventuras bolchevistas e nazi-fascistas.

TROCANDO EM MIÚDOS - em que melhoraria deixar de votar? Será que os 'militantes' dos partidos - escolheriam os MELHORES?

No universo de candidatos - que se apresentam não haverá nenhum razoavelmente bom que possa representar a soberania popular?

O CAMINHO DA GENERALIZAÇÃO e das idéias ESTEREOTIPADAS - não vão contribuir em nada para melhorar o nosso sistema de representação política.
mas reitero - COM A ABSTENÇÃO OU ANULAÇÃO DO VOTO - estaremos contribuindo positivamente, mas para o SEQÜESTRO DA DEMOCRACIA, entregando o País aos CORRUPTOS e INCOMPETENTES.
RR
13 de Setembro de 2008

Livros - O País dos Petralhas, Reinaldo Azevedo

Alto lá, em nome da lei

Em O País dos Petralhas, Reinaldo Azevedo, o melhor
blogueiro do país, conta sua luta diária com a turma da situação

Diogo Mainardi


Manoel Marques
BASTANTE CONVENCIONAL
Reinaldo Azevedo: "No auge de minha esquisitice, defendo o cumprimento da lei"


VEJA TAMBÉM
Exclusivo on-line
Trecho do livro

Um petralha indignado pergunta a Reinaldo Azevedo como ele consegue dormir em paz. Resposta:

– Com Stilnox.

E conclui:

– Por isso defendo os laboratórios, as patentes e a propriedade intelectual.

Esse é o resumo perfeito de O País dos Petralhas (Record; 337 páginas; 38 reais). O livro reúne os melhores textos de Reinaldo Azevedo sobre o petralhismo, publicados em seu blog em VEJA.com desde junho de 2006 e, antes disso, em sua coluna em O Globo. O que significa "petralha"? Um glossário, no fim do livro, esclarece: "Neologismo criado da fusão das palavras ‘petista’ e ‘metralha’ – dos Irmãos Metralha, sempre de olho na caixa-forte do Tio Patinhas. Um petralha defende o roubo social".

O roubo social é uma disciplina que, praticada pelos operadores do petralhismo entranhados no partido e no setor público, se baseia no – como dizer? – roubo. Pode ser o roubo para eleger um candidato, ou o roubo para enlamear um opositor, ou o roubo para encher as burras de dinheiro. Em geral, tudo isso junto. Para que um petralha possa roubar sem constrangimentos, ele precisa contar com a cumplicidade de outros petralhas, enfronhados na imprensa, na internet, nas salas de aula, nos gabinetes, nos tribunais, nas delegacias, nas rodas de samba. O papel deles é fazer a defesa teó-rica do banditismo, acobertando todos os crimes cometidos em nome do partido. Esta é a gangue que Reinaldo Azevedo combate: a gangue que violenta as idéias, que corrompe os conceitos, que brutaliza a verdade. Se o Brasil do PT é Patópolis, Reinaldo Azevedo só pode ser o nosso Mickey.

Ele, o camundongo sabido de Dois Córregos, é o melhor blogueiro do país. O termo blogueiro, para quem está acostumado só com a imprensa escrita, pode soar ligeiramente depreciativo. Corrigindo: Reinaldo Azevedo é o melhor articulista do país. É o único capaz de passar com desenvoltura de Robert Musil à egüinha Pocotó, de G.K. Chesterton a Marilena Chaui, de Ortega y Gasset a Marco Aurélio Garcia. Com 900 000 páginas lidas todos os meses, seu blog é também um dos mais populares da internet. O resultado é espantoso: se, num dia, ele indica um filme no Youtube, como aquele sobre a pancadaria da PF em Raposa Serra do Sol, no dia seguinte o filme já contabiliza 18 000 espectadores.

LADRÃO É LADRÃO
Irmãos Metralha, os inspiradores do título

Para nossa sorte (eu, Diogo, sou uma das centenas de milhares de macacas-de-auditório de Reinaldo Azevedo, e entro no blog umas cinco vezes por dia, como a média de seus leitores), o melhor articulista do país é igualmente o mais compulsivo. Reinaldo Azevedo trabalha sem parar. Até a última quarta-feira, seu blog já publicara 14 943 artigos. Dois anos atrás, os médicos abriram uma tampa em seu cocuruto e arrancaram lá de dentro dois hemangiomas ósseos do tamanho de bolas de gude. Três dias depois, no quarto do hospital, ele já estava na frente do computador, fazendo chacota de seu aspecto de golfinho Flipper e de seus tumores benignos – o único produto benigno saído de sua cachola.

Reinaldo Azevedo costuma escrever seu primeiro artigo às 3 da tarde, quando acorda, e o último às 5 e meia da madrugada, quando toma seu comprimido de Stilnox e vai dormir. Ao petralha indignado: Reinaldo Azevedo nunca dorme em paz, ele dorme em guerra. Em guerra contra os petralhas indignados, contra os esquerdopatas, contra os tocadores de tuba, contra o Apedeuta (consulte o glossário de O País dos Petralhas). Isso lhe rende, todos os dias, centenas de mensagens ofensivas. Chamam-no de canceroso, de nazista, de Opus Dei. A primeira triagem dos comentários dos leitores, em que se eliminam todos os insultos, é feita por sua mulher. Ela se chama Lilian, mas os leitores do blog a conhecem como Dona Reinalda. Há também as Reinaldinhas, suas duas filhas, Maria Clara, de 13 anos, e Maria Luíza, de 11.

Apesar de estar sempre em guerra, Reinaldo Azevedo se considera "bastante convencional". O que isso quer dizer? Quer dizer que ele chama "crime de crime, ladrão de ladrão, bandido de bandido". E acrescenta: "No auge de minha esquisitice, defendo o cumprimento da lei". Essa é uma idéia repetida incessantemente ao longo do livro. Para ele, "a impunidade destrói qualquer chance de futuro. Se a lei é cumprida, entra-se numa espiral positiva de direitos e deveres". Por isso ele se bate pelas leis e pelas regras da democracia, da gramática, da lógica, dos bons costumes e da patente dos remédios. No país dos petralhas, o assombroso é ficar do lado da lei.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Hackers atacam sistema de informática de maior experimento científico do mundo

Um grupo de hackers gregos autodenominado "Equipe de Segurança Grega" invadiu o sistema de informática do Grande Acelerador de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN).

O ataque teria ocorrido quando começavam a circular as primeiras partículas no acelerador. Considerado um dos maiores projetos científicos do mundo, o LHC começou a funcionar na última quarta-feira (10), com o objetivo de tentar simular a criação do Universo em um túnel de 27 quilômetros construído na fronteira entre a Suíça e a França.

Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, uma mensagem de aviso do grupo grego nos computadores do LHC avisava da vulnerabilidade do sistema.

"Estamos abaixando suas calças porque não queremos vê-los correndo por aí nus tentando se esconder quando o pânico chegar", dizia o recado dos hackers.

Eles não teriam a intenção de causar problemas, apenas de avisar sobre a fragilidade da segurança.

Redação Portal IMPRENSA


Lutamos contra o princípe das astúcias...

O jornal FOLHA DE SÃO PAULO é tendencioso ao governo; por outro lado, o DATAFOLHA é um órgão governamental

E como nos disse ORWELL, em seu brilhante livro 1984-

" Todas as estatísticas eram MANIPULADAS..."

Lutamos contra o princípe das astúcias...
Por Gracias a La Vida


Embalado por bons resultados na economia e por grande exposição na campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o seu próprio recorde de avaliação positiva.

Segundo pesquisa Datafolha, 64% da população considera seu governo ótimo ou bom.

Não apenas o jornal Folha de SP, como também seu complexo associado.

Lembremo-nos que durante o governo militar(que teve erros e acertos) , havia um censor diariamente no jornal Estado de SP, que várias vezes obrigou o Mesquita a refazer editoriais, até que um dia ele “se encheu o saco”, e apenas os suprimiu e no lugar deles passou a publicar de forma estapafúrdia “ Os Lusíadas “, de forma tal , que um leitor menos avisado mandou carta ao jornal dizendo que da forma que eles estavam postando os poemas ele não conseguia completá-los......

Enquanto isso , na Folha, o Sr. Octavio Frias jamais foi incomodado..

POR QUE HAVERIA ELE AGORA, mudar seu perfil?


Folha, Data
Folha, Ibope, todos tem suas pesquisas manipuladas.

Faz parte de um acordo deixar a candidata do Lula à frente, mas por quanto tempo eles vão enganar?

Pesquisas paralelas feitas por gente do ramo que não tem rabo preso , apresentam resultados diferentes.....inclusive quanto ao 2º colocado ......por volta do dia 20 ou 22 deverão ocorrer novidades, pois daí em diante não dá mais prá enganar.


Agora só me falta ir a enterro de anão !.

Explico :


a) Nunca vi enterro de anão:


b) Nem pesquisa do Ibope, até uns 5 ou 6 dias atrás, quando duas moçoilas me abordaram e , identificando-se com credencial do Ibope(que até pode ser falso, e elas pesquisadoras do PT), perguntaram se eu tinha disposição para responder ao questionário sobre as eleições.

Respondi que sim.


Forneceram um disco com o nome de todos os candidatos e perguntavam em quem eu votaria no primeiro turno: respondi....

Em seguida, queriam a mesma resposta em relação ao segundo turno fazendo simulações. TENDENCIOSAMENTE sempre apresentavam:


Marta e Alckmim , respondi Alkmin


Marta e Kassab, respondi Kassab,


Marta e Maluf, achei muita coincidência sempre mencionarem primeiro a Marta, respondi: Maluf e emendei, VOCÊS JÁ REPARARAM QUE SE PERGUNTAREM : MARTA e UM POSTE, eu voto no poste?

No PT , nem pensar.....a moçoila deu um sorriso amarelo....continuou as outras perguntas que pediam para avaliar os governos federal, municipal, e estadual.

Respondi que, pelo pouco tempo que Serra está à frente do estado, e Kassab(completa mandato do Serra), ambos podiam ser avaliados bons, mas o MOLUSCO perguntei se tinha FDP nos itens....como não havia, coloquei então PÉSSIMO.


Isto apenas demonstra que as pesquisas que andam na rua , são realmente tendenciosas e direcionadas....não na minha cara....agora espero o enterro de um anão, pois Ibope já me entrevistou...rsrs

Por Gaspar
O economista Ludwig von Mises na década de 20 disse que se você implanta o socialismo, você elimina o mercado; se elimina o mercado, as coisas não têm preço; se não têm preço, não dá para fazer cálculo de preço; se não dá para fazer cálculo de preço, não dá para fazer economia planejada; portanto, não existe socialismo.

Por isto mesmo, tanto os metacapitalistas quanto os dirigentes socialistas se prepararam para isto.

Na União Soviética, por exemplo, sempre se reservou uma quota de 30 a 40% para a economia capitalista clandestina. E é por isso que se explica o surgimento dos grandes milionários russos.

Que, se era tudo do Estado, de onde apareceu ta
nto milionário do dia para a noite? Já eram milionários.
Sempre existiu capitalismo na Rússia, como sempre existiu na China. Ou seja, a estatização total nunca acontecerá.

Os líderes comunistas sabem disso, e os grandes banqueiros sabem disso. Por isto, os grandes banqueiros, as grandes fortunas, só têm um inimigo: chama-se economia liberal.

Porque ela dissolve as grandes fortunas na concorrência do mercado e eles precisam do Estado para garantir o seu poder monopolístico; por isto fomentam movimentos socialistas e estatistas em todo o Terceiro Mundo.

E nós, idiotas, caímos nessa acreditando que estamos lutando contra o poder do capitalismo quando o estamos servindo.


Muito obrigado.
por Ricardo

Contra o voto nulo


O voto é a expressão máxima da cidadania.

POR RIVADAVIA ROSA

MUITAS MENTES ESCLARECIDAS - mas animadas pela - docta ignorantia (douta ignorância) ou pela – má fé ideológica – nos períodos ‘pré eleitorais’ passam a defender radicalmente a anulação do voto, voto em branco ou a simples abstenção e até a ‘queima’ do título eleitoral, que também poderia levar a abstenção.

PORÉM veja como um dos membros da ‘tropa do bando petista ’ – considera o VOTO, inclusive a hipótese de o ‘voto nulo’ – ANULAR A ELEIÇÃO.

O CÓDIGO ELEITORAL PREVÊ A HIPÓTESE de realização de nova eleição no caso de a nulidade/anulabilidade, repito NULIDADE/ANULABILIDADE - atingir mais da metade dos votos – mas somente nos casos nele expressos.

Os casos de nulidade/anulabilidade estão assim estabelecidos no Código Eleitoral, verbis:
“Art. 220. É nula a votação:
I - quando feita perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituída com ofensa à letra da lei;
II - quando efetuada em folhas de votação falsas;
III - quando realizada em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas;
IV - quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrágios.
V - quando a seção eleitoral tiver sido localizada com infração do disposto nos §§ 4º e 5º do art. 135. (Incluído pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
Parágrafo único. A nulidade será pronunciada quando o órgão apurador conhecer do ato ou dos seus efeitos e o encontrar provada, não lhe sendo lícito supri-la, ainda que haja consenso das partes.

Art. 221. É anulável a votação:
I - (Revogado pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
I - quando houver extravio de documento reputado essencial; (Inciso II renumerado pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
II - quando fôr negado ou sofrer restrição o direito de fiscalizar, e o fato constar da ata ou de protesto interposto, por escrito, no momento: (Inciso III renumerado pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
III - quando votar, sem as cautelas do Art. 147, § 2º. (Inciso IV renumerado pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
a) eleitor excluído por sentença não cumprida por ocasião da remessa das folhas individuais de votação à mesa, desde que haja oportuna reclamação de partido;
b) eleitor de outra seção, salvo a hipótese do Art. 145;
c) alguém com falsa identidade em lugar do eleitor chamado.
Art. 222. É também anulável a votação, quando viciada de falsidade, fraude, coação, uso de meios de que trata o Art. 237, ou emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágios vedado por lei.
§ 1º e § 2º (Revogado pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
Art. 223. A nulidade de qualquer ato, não decretada de ofício pela Junta, só poderá ser argüida quando de sua prática, não mais podendo ser alegada, salvo se a argüição se basear em motivo superveniente ou de ordem constitucional.
§ 1º Se a nulidade ocorrer em fase na qual não possa ser alegada no ato, poderá ser argüida na primeira oportunidade que para tanto se apresente.
§ 2º Se se basear em motivo superveniente deverá ser alegada imediatamente, assim que se tornar conhecida, podendo as razões do recurso ser aditadas no prazo de 2 (dois) dias.
§ 3º A nulidade de qualquer ato, baseada em motivo de ordem constitucional, não poderá ser conhecida em recurso interposto fora do prazo. Perdido o prazo numa fase própria, só em outra que se apresentar poderá ser argüida.”(Redação dada pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
PARA REALIZAÇÃO DE NOVA ELEIÇÃO – as regras são claras:

“Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
§ 1º Se o Tribunal Regional na área de sua competência, deixar de cumprir o disposto neste artigo, o Procurador Regional levará o fato ao conhecimento do Procurador Geral, que providenciará junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.
§ 2º Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste capítulo o Ministério Público promoverá, imediatamente a punição dos culpados.”
Art. 212. Verificando que os votos das seções anuladas e daquelas cujos eleitores foram impedidos de votar, em todo o país, poderão alterar a classificação de candidato, ordenará o Tribunal Superior a realização de novas eleições.”


PORTANTO - parece claro - que os votos inquinados de nulos ou passíveis de ANULAÇÃO são somente os das hipóteses legais previstas nos artigos 221/223 do Código Eleitoral - de NULIDADE ou ANULABILIDADE - e, para isso terá que atingir ‘mais da metade dos votos’ não se incluindo a hipótese de a maioria dos votos serem NULOS, BRANCOS ou decorrentes de ABSTENÇÃO.

Ex-agente do SNI nega ter grampeado telefone do presidente do STF

Francisco Ambrósio falou sobre o assunto pela primeira vez.
Ele disse que recebia R$ 1,5 mil por mês do delegado Protógenes Queiroz.

Do G1, com informações do Jornal da Globo

Ambrósio falou pela primeira vez. O ex-agente do SNI disse que não comandou o suposto esquema de escuta ilegal tampouco grampeou telefones. “Com certeza absoluta, não. Na minha formação profissional eu nunca trabalhei em área técnica”, afirmou. Ele disse também que nem sabe fazer grampo. “Não sei operar nenhum tipo de aparelho”.

O ex-agente confirmou que foi contratado pelo delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz, que comandava a operação Satiagraha.

Ele disse que trabalhou por cinco meses e que tinha como tarefa principal levantar dados de um computador numa sala do 5º andar do prédio da PF.

Trabalhava todo mundo numa mesma sala. Protógenes de um lado, eu do outro e o pessoal todo em volta”.

Protestos no aniversário do golpe de Pinochet ferem 10

Um jovem foi baleado na cabeça e corre risco de morte; entre os feridos, há sete policiais

Efe

Mulher prega cartaz no estádio Nacional em Santiago, lugar usado para torturas por Pinochet

Efe

Mulher prega cartaz no estádio Nacional em Santiago, lugar usado para torturas por Pinochet

SANTIAGO DO CHILE - Sete agentes das forças de segurança e três civis ficaram feridos nos distúrbios registrados na noite desta quinta-feira, 11, em bairros populares de Santiago do ChileAugusto Pinochet, informaram fontes policiais. durante os protestos pelo 35º aniversário do golpe de estado de

Um dos feridos, um jovem que foi baleado na cabeça em Santiago, corre risco de morte e foi internado num hospital local com perda de massa encefálica.

Vários pontos da capital chilena ficaram sem energia elétrica e foram alvos de incêndios nos violentos incidentes protagonizados por jovens encapuzados e armados com paus, pedras, coquetéis molotov e armas de fogo.

Uma grávida de quatro meses, identificada como Teresa Sepulveda, recebeu vários tiros nas pernas e também teve de ser encaminhada a um hospital.

Em Lo Hermida, no norte da capital, ocorreram graves distúrbios quando cerca de 200 manifestantes armados com pistolas, revólveres e fuzis enfrentaram as forças da ordem.

Até o momento, 577 manifestantes foram detidos nas operações que acontecem há uma semana em Santiago. O último deles ameaçou esta noite vários jornalistas com uma arma branca.

O subsecretário do Interior, Felipe Harboe, se reuniu na noite de quinta-feira em uma videoconferência com os 15 intendentes (governadores) regionais para coordenar as operações de segurança desdobradas em todo o país. Aqui.

Opinião: O que tem de ser igual são as oportunidades para todos.

"Pessoas com menor poder aquisitivo, por menos que consumam, consomem assim mesmo."

É verdade, consomem pouco, não o suficiente para estimular a produção.

Por que interessaria à indústria, ao comércio, a pobreza da população?

Interessa que tenham dinheiro para comprar.

Nos Estados Unidos, se há crise financeira, eles reduzem os impostos para aumentar o consumo. Aqui se aumentam os impostos para reduzir o consumo. Eu acho que, no Brasil, se dá veneno para o intoxicado.


"É melhor pingar do que secar" (?)

Claro que é.

Mas o bom mesmo para quem produz e quem vende é que jorre a água com abundância.

Até os banqueiros, que são os sugadores atuais no Brasil, precisam de fartura na mesa do brasileiro. Do contrário, irão explorar o que, a quem?

Quem precisa do povo pobre e igualitariamente miserável é a esquerda: os comunistas. Produtores, vendedores e revendedores precisam que o povão tenha dinheiro.

Ao empresário não interessa a miséria, nem que o povo continue pobre. Se ele tem uma mercadoria para vender, é preciso que muita gente tenha dinheiro para comprar.

Se o povo não pode comprar carros, como fica o fabricante?


Ao comunismo, sm, interessa a perenização da pobreza, para que a manipulação do ser humano seja total.

Que todos sejam igualmente pobres e com pouca cultura, para que possam ser dominados e espoliados sem poderem se proteger. Como os esquerdopatas estão fazendo com o Brasil


Uma sociedade justa, sim.

É importante.

Mas igualitária, é utopia comunista.

O que tem de ser igual são as oportunidades para todos. Cada um use a oportunidade de acordo com seu esforço e sua capacidade.

Ninguém no mundo é igual a ninguém e o ser humano não pode ser tratado como parte de uma manada. Cada ser humano único e inimitável.

Uma nação só é grande se respeita as diferenças nunca, se iguala todo mundo.
Quanto a mim, eu sou única no mundo.

Não há ninguém igual a mim em todo o universo e não posso me igualar a ninguém. e, me desculpe de novo, quando olho para cima, não vejo ninguém.
por Ester

CAPITALISMO LIBERAL e o SOCIALISTA

Por Rivadavia Rosa

NÃO HÁ DÚVIDA que nenhum regime totalitário – de esquerda, direita, ou como o foram o bolchevista ou nazi-fascista – se impõe sem o apoio dos chamados 'conservadores' e dos empresários, sendo que o 'inimigo' – será sempre o LIBERALISMO, atualmente erigido a 'neoliberalismo' – que não definem o que é - mas sempre como 'inimigo', assim como o CAPITALISMO.

Vamos definir os termos. Pode se falar do Washington Consensus, sem confundi-lo com o 'consensus bolivarianus'.

O Consenso de Washington – Washington Consensus concebido no final de 1989 por John Wiliamson, economista britânico, do Instituto de Economia Internacional (Institute of International Economics – IIE), de Washington, resume as metas que os países ricos (governo americano, FMI, Banco Mundial) consideravam necessárias para o desenvolvimento dos países pobres, diante da crise da dívida externa em 10 pontos – e não 'mandamentos'- que podem ser resumidos nas premissas:

- 'disciplina fiscal, gasto em educação e saúde, reforma tributária, juros positivos determinados pelo mercado, tipos de câmbio competitivos, políticas comerciais liberais, maior abertura aos investimentos estrangeiros, privatização de empresas públicas, desregulamentação e proteção à propriedade privada'.

COMO SE VÊ – TRATAM-SE DE PRESCRIÇÕES – nenhuma 'fundamentalista' perfeitamente razoáveis a exemplo da disciplina fiscal que não só é válida para a América Latina, mas também para qualquer país que tenha uma política econômica séria e voltada para o interesse público.

DAS PRESCRIÇÕES

1989:

1) deficits fiscais financiáveis sem a "ajuda" da inflação: mediante reforma tributária necessária para simplificar a vida do cidadão contribuinte pela redução dos impostos e da própria estrutura arrecadadora;

2) redirecionamento de gastos públicos de áreas onde eles não se justificam economicamente para setores de alto retorno e com potencial para distribuir renda: essa reorientação dos gastos públicos necessariamente seriam em favor da área social (mais na saúde e educação e menos em gastos militares) se fossem efetivamente aplicados;

3) reforma fiscal: disciplina fiscal;

4) liberalização financeira: mudança necessária ainda hoje no mercado financeiro, que reduziria o artificialismo do sistema pelas taxas de juros subsidiadas, que geram investimentos inadequados e pouco rentáveis;

5) taxa de câmbio em nível competitivo para induzir um rápido crescimento das exportações: a unificação cambial é uma forma de acabar com o ágio no mercado negro de divisas, que em alguns países chegavam a 100%, enquanto a competitividade cambial visa evitar processos de apreciação da moeda danosos ao balanço de pagamentos;

6) substituição de cotas comerciais por uma política de tarifas reduzidas (entre 10% e 20%): liberalização comercial;

7) fim das barreiras contra investimentos estrangeiros diretos: abertura, atração ao investimento estrangeiro é uma forma de cobrir deficits em conta corrente, mediante um financiamento comprometido com o futuro de longo prazo e pouco suscetível a mudar de acordo com a conjuntura do mercado;

8) privatizações de empresas estatais: o Estado não pode permanecer como uma paquiderme impedimento o desenvolvimento;

9) fim das restrições à competitividade e à constituição de novas empresas: desregulamentação ou seja diminuir a quantidade de exigências burocráticas que emperram os negócios e travam o crescimento econômico;

10) estabelecimento de direitos de propriedade: imperativo de segurança jurídica necessário para o desenvolvimento econômico-social.

EM 2003 – formulou-se nova agenda de reformas – consistente em "escudo contra crises" para proteger as economias da região contra saques de capital estrangeiro; conclusão da "primeira geração" de reformas; elaboração da segunda 'geração de reformas' institucionais; políticas de redução das desigualdades:

1) prevenção contra crises: políticas fiscais anticíclicas (gastar mais em momentos de crise e economizar na bonança); contenção de gastos em governos regionais; formação de fundos de estabilização; taxas de câmbio flexíveis; metas para a inflação; finalização da reforma fiscal com o objetivo de diminuir a dependência da poupança externa;

2) completar a primeira geração de reformas: liberalização do mercado de trabalho e adoção de programas de atualização e treinamento; reformas na área comercial e busca de acesso aos mercados de países desenvolvidos; privatizar estatais que sobraram;

3) realizar reformas institucionais: inclui principalmente o sistema político, o judiciário e o setor financeiro;

4) distribuição de renda e agenda social: sistema tributário mais progressivo com impostos sobre propriedades e focalização dos gastos em programas básicos de educação e saúde. Aos mais pobre devem ser dados títulos de terra e de moradias para poderem ter acesso a créditos. Objetivo é inseri-los em uma economia de mercado.

RESUMINDO – quem é contra o (neo) liberalismo – é a favor do que – se somente há dois sistemas econômicos no mundo – o CAPITALISMO LIBERAL e o SOCIALISTA?

Um fracassado que só trouxe a miséria e a servidão humana; outro – mesmo com suas mazelas – trouxe o progresso e a riqueza.


Eles que se cuidem!


Isto é que é cara MACHO, esse Morales !!

Os americanos devem estar se borrando de medo.


Imagina só se a frota boliviana resolve atacar Pearl Harbor?


Ou se a aviação boliviana bombardear os EUA?


Os americanos estão correndo um risco tremendo.


Eles que se cuidem!


por Gracias

Chávez expulsa embaixador americano na Venezuela

Medida é reação à decisão dos EUA de expulsar embaixador boliviano.Bolívia deu 72 horas para que o diplomata norte-americano deixe país.
Do G1


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, decidiu se envolver no conflito diplomático entre Estados Unidos e Bolívia e expulsou o embaixador norte-americano de seu país. Chávez deu até 72 horas para que o diplomata deixa a Venezuela, e disse que a medida havia sido tomada em apoio à Bolívia.

"A partir deste momento, o embaixador ianque em Caracas tem 72 horas para sair da Venezuela, em solidariedade à Bolívia", que teve seu representante diplomático expulso de Washington.

Chávez também ameaçou suspender a venda de petróleo aos Estados Unidos, seu principal comprador, caso Washington agrida seu governo, após expulsar o embaixador americano em Caracas.

'Persona non grata'

Os Estados Unidos declararam nesta quinta-feira (11) o embaixador da Bolívia nos EUA, Gustavo Guzmán , "persona non grata", ordenando sua expulsão, informou o Departamento de Estado.

A medida é uma reação ao fato de o governo de Evo Morales também ter declarado "persona non grata" o embaixador dos Estados Unidos na Bolívia, Philip Goldberg, acusando-o de "fomentar o separatismo" nas províncias oposicionistas.

Evo acusou Goldberg de ter ajudado a alimentar os conflitos que se acirraram nos últimos dias, provocando ao menos oito mortes no norte do país e causando interrupções parciais no fornecimento de gás natural para Brasil e Argentina.

"Em resposta à ação dezarrazoada e em concordância com a Convenção de Viena, nós informamos oficialmente o governo da Bolívia de nossa decisão de declarar o embaixador Gustavo Gusmán persona non grata", disse o porta-voz Sean McCormack.

O bufão venezuelano está colocando as manguinhas de fora.

Órgãos do governo terão que entregar maletas de grampo


Justiça manda recolher equipamentos em 24 horas
para Ministério Público periciá-los


Equipamento é capaz de fazer escutas em celulares sem depender de operadoras e, por isso, sem necessidade de uma autorização judicial

ALAN GRIPP
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Justiça Federal determinou o recolhimento, em 24 horas, de todas as maletas de interceptação em poder de órgãos do governo.

A decisão judicial, a que a Folha teve acesso, atendeu a pedido do Ministério Público Federal, que irá periciar todos os grampos realizados pelos equipamentos.

O prazo de um dia para a entrega das maletas começa a correr a partir da notificação dos respectivos órgãos. Alguns já foram comunicados ontem.

O equipamento é capaz de fazer escutas em celulares sem depender das operadoras e, por isso, em tese, sem a necessidade de autorização judicial.

A PF, sozinha, possui dez aparelhos desse tipo, com custo estimado de US$ 500 mil cada um. Foi a compra das maletas pela polícia, revelada pela Folha, que resultou na abertura da investigação.

Os procuradores da República responsáveis pelo controle externo da PF não foram avisados da aquisição -souberam pelo jornal.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sétimo aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro

Memorial sendo construído na "zona zero", onde ficava o World Trade Center, destruído pelos ataques.

Inauguração do Memorial do Pentágono

"Num dia como hoje, há sete anos, nosso mundo foi atingido por uma tragédia que nos uniu para sempre, em uma memória comum e uma história comum".

Michael Bloomberg prefeito da cidade de Nova York

A História Secreta da Invasão de Roraima

Por Izidro Simões

Vou contar um acontecimento de magna importância, especialmente para Roraima, e do qual sou testemunha ocular da História. Corria o ano de 1993 – portanto, já fazem 15 anos.

Era governo de Itamar Franco e as pressões de alguns setores nacionais e vários internacionais, para a homologação da Raposa/Serra do Sol, eram fortes e estavam no auge.

Tinha-se como certíssimo de que Itamar assinaria a homologação.

Nessa época, eu era piloto da empresa BOLSA DE DIAMANTES, que quinzenalmente enviava compradores de pedras preciosas para Uiramutã, Água Fria, Mutum e vizinhanças.


No dia 8 de setembro de 1993, aí pelas 17:00, chegamos em Uiramutã, e encontramos a população numa agitação incomum, literalmente aterrorizada.


Dizia-se por toda parte, que Uiramutã ia ser invadida, que havia muitos soldados "americanos", já vindo em direção à localidade.

.................................................


Fiz diversas idas e vindas e, numa delas vi o transporte de tropas decolando e virando para a esquerda.

Exclamei para o capitão: eles vem pra cima de nós!

Como é que você sabe?

Perguntou.

Viraram para a esquerda, que é o lado do Brasil e, não da Guiana, respondi.

Girei imediatamente a proa para Uiramutã e, ao nivelar o avião, o capitão me disse muito sério: estamos na linha de tiro deles!

Foi então que olhando para a direita, vi à curta distância e, na porta lateral do transporte, um soldado branco, com um fuzil na mão.

.................................................

Disse o major, que a embaixada brasileira em Georgetown tinha informado ao Itamarati, que dois vasos de guerra, um inglês e outro, americano, haviam fundeado longe do porto, e que grandes helicópteros de transporte de tropas, estavam voando continuamente para o continente, sem que tivesse sido possível determinar o local para onde iam e o motivo.

Trechos do relato do piloto Izidro Simões sobre a invasão de Roraima, em detalhes.

Leia aqui o artigo completo.

Olha o nível....!

Ela veio para cima de mim',
diz Soninha sobre vereadora do PT

Candidata do PPS disse que vereadores recebiam propina para votar projetos; Claudete Alves reagiu

Soninha foi escoltada por PMs
Paulo Liebert/AE

Soninha foi escoltada por PMs

A vereadora do PPS, Soninha Francine, disse nesta quarta-feira, 10, que a vereadora Claudete Alves, "foi para cima dela" na última terça-feira, durante bate-boca na Câmara Municipal.

"A gente ficou batendo boca lá do lado de fora (do plenário), ela foi ficando cada vez mais nervosa, irritada (..)

Ela veio para cima de mim como se fosse me dar uma porrada.

Aí o Milton (Leite) e o presidente (Antonio Carlos Rodrigues) intervieram ,não chegou a ponto dela me agredir", lembrou.


por Andréia Sadi
do estadao.com.br

Eleições 2010: Você sabia?

por Lucia Hippolito

Em entrevista ao jornal Clarín, ontem de manhã, o presidente Lula declarou que vai fazer seu sucessor – e que, provavelmente, será “sua sucessora” (uma mulher, disse ele).

A esse respeito, cabem duas observações, registro de duas curiosidades históricas.

1ª curiosidade. Desde Artur Bernardes (1922-26), um presidente da República eleito diretamente pelo povo não faz o sucessor.

Bernardes fez Washington Luís, respeitando o rodízio do “café-com-leite”. Mas Washington Luís desrespeitou o acordo da República Velha e decidiu impor o nome de Júlio Prestes. Resultado? Revolução de 30... E 15 anos de Getúlio Vargas.

Getúlio foi deposto em 1945 e não fez o sucessor – apoiou Dutra (1946-51) a contragosto.

Dutra, por sua vez, não apoiou Getúlio, o vitorioso em 1950. Getúlio queria Juscelino como sucessor, mas suicidou-se em 1954 e não presidiu a eleição presidencial de 1955.

Juscelino (1956-61) não faz o sucessor. Jânio Quadros era oposição a JK.

Jânio renuncia, e o Brasil mergulha em longa crise, que desembocou na ditadura (1964-85).

Os generais-presidentes não foram eleitos pelo povo, mas tampouco controlaram a própria sucessão.

Castelo Branco (1965-67) teve que engolir Costa e Silva (1967-69). Este teve um derrame e nem viu a própria sucessão.

Médici, o sucessor (1969-73), não queria Ernesto Geisel, mas teve que aceitar.

De todos os generais-presidentes da ditadura, Geisel foi o único que fez o sucessor. Escolheu o general Figueiredo quando este ainda não tinha a quarta estrela de general (pré-requisito para ser presidente, naquela época) e tutelou todo o processo sucessório.

Figueiredo (1979-85) saiu do palácio e da história pela porta dos fundos.

Sarney, como sabemos, não foi eleito pelo povo. Aliás, era apenas vice-presidente e recebeu no colo a presidência da República, depois da morte do dr. Tancredo.

Sarney não fez o sucessor. Fernando Collor passou a campanha inteira falando horrores de toda a família Sarney.

Collor foi afastado depois do impeachment, e Itamar Franco, seu vice-presidente, que não tinha recebido o voto direto dos eleitores brasileiros (apenas compunha a chapa), este sim, conseguiu fazer seu sucessor.

Fernando Henrique (1995-2002) recebeu todo o apoio de Itamar, mas não conseguiu fazer seu sucessor. Lula era candidato da oposição.

Assim, se conseguir fazer seu sucessor (ou sua sucessora), o presidente Lula conseguirá um feito histórico: desde Artur Bernardes um presidente eleito pelo voto direto não faz o sucessor.

2ª curiosidade


Também desde Artur Bernardes (1922-26), um presidente eleito diretamente pelo povo não recebe a faixa presidencial de um presidente igualmente eleito pelo povo e passa a faixa para outro, também eleito pelo povo.

Vamos lá. Bernardes recebeu a faixa de Epitácio Pessoa (1919-22), eleito diretamente, e a passou para Washington Luís, também eleito diretamente, mas que foi deposto pela Revolução de 30.

Getúlio Vargas, que chefiou a revolução, foi eleito presidente da República pelo Congresso em 1934, e em 1937 deu o golpe do Estado Novo. Getúlio foi deposto em 1945.

Com a redemocratização, Eurico Dutra recebeu a faixa do presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares. Dutra (1956-51), eleito diretamente, passa a faixa para Getúlio, também eleito diretamente. Mas o suicídio de Vargas interrompe a “corrente”.

Juscelino Kubitschek (1956-61) foi eleito diretamente, mas recebeu a faixa de Nereu Ramos, presidente do Senado Federal. JK passa a faixa a Jânio Quadros, igualmente eleito pelo povo, mas Jânio renuncia sete meses depois da posse, interrompendo a “corrente” novamente.

Na ditadura, como sabemos, os generais-presidentes dispensaram a eleição pelo povo.

Com a redemocratização, Sarney (1985-90) ganhou a presidência de presente, mas não por eleições diretas. Passou a faixa a Fernando Collor, eleito diretamente. Mas o impeachment e o subseqüente afastamento de Collor interrompem mais uma vez a normalidade institucional.

Fernando Henrique (1995-2002) foi eleito pelo povo, mas recebeu a faixa de Itamar Franco, o vice. FH passou a faixa a Lula (2003-2010), também eleito pelo povo.

Portanto, o presidente Lula é, desde Artur Bernardes, o primeiro presidente da República que, tendo recebido a faixa de um presidente eleito pelo povo, foi eleito pelo povo e vai passar a faixa para outro(a) presidente igualmente eleito(a) pelo povo.

Trata-se de um feito extraordinário na História brasileira, prova incontestável de consolidação institucional da democracia no Brasil.

(Aposto que os marqueteiros do Planalto não sabiam disso!)


Não acredito em bruxas... (pero que las hay, hay).

Quá...quá...quá...quá...!

Diretor da Abin desmente Jobim e afirma que maletas não fazem grampos


O diretor de Contrainteligência da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Maurício Fortunato, desmentiu nesta quarta-feira (10), em depoimento à CPI dos Grampos, que os equipamentos de varredura ambiental comprados pela agência têm capacidade de fazer grampos telefônicas.

“Ele (o aparelho) se destina a fazer varredura ambiental, não faz escutas. Estamos ansiosos aguardando o laudo da PF [sobre as maletas]”, garantiu.

“A máquina tem que captar no ambiente externo, inicialmente, quais os sinais de rádio frequência que estão em volta daquele ambiente.

A partir daí, levam essa máquina para dentro do ambiente e fazem nova captação de frequência daquele ambiente.

Se houver frequência diferente do que foi captado, é uma sinalização [de escutas].

A máquina vai perceber o sinal, mas não decodifica”, explicou o diretor.

Fortunato e toda a cúpula da Abin foram afastados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do comando da agência depois que o ministro da Defesa Nelson Jobim, revelou que a agência teria comprado equipamentos capazes de fazer grampos telefônicos.

A Abin é proibida por lei de fazer tal procedimento.

Para Fortunato, Jobim deve ter sido “mal assessorado” para afirmar que as maletas faziam grampos telefônicos. O aparelho, garante o diretor, é apenas um “captador de radio frequência com várias antenas que capta sinais de radio frequência”.

Senador investigado

Fortunato negou aos deputados da comissão que a Abin tenha investigado o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

“O senador Heráclito não estava sendo acompanhado por nenhum servidor da Abin. Eu falei lá e afirmo: a Abin não estava acompanhando o senador. Se aconteceu alguma coisa, não eram com servidores da Abin”, disse.

Heráclito mantém relações com o sócio fundador do Opportunity, Daniel Dantas, preso pela Operação Satiagraha, e denunciou no plenário do Senado, estar sendo perseguido sem motivo.

Vem aí.

Há na praça novos grampos com Gilberto Carvalho. Em um deles, ochefe-de-gabinete de Lula discute o Plano Nacional de Defesa.

Caro.

À frente do processo de fritura de Protógenes Queiroz, o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, tem lembrado que o delegado torrou mais de R$ 300 mil na Operação Satiagraha.
O "normal" seriam R$ 50 mil.


Na Folha
RENATA LO PRETE

Lista oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Na hora de escolher o seu candidato a prefeito ou vereador se você ainda tem dúvidas sobre o nome, número ou mesmo partido em que votará, entre no link aí do lado direito e faça a sua opção.

A lista oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda informa se, naquele momento, a candidatura está impugnada ou não.

Lista oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Não tem jeito: ele chamou Sarah de porca. Divindades não se desculpam. Jamais!

Obama e a “porca de batom”


Pois é. Barack Obama já está tendo de se explicar. Vamos ver. No discurso da Convenção Republicana, Sarah Palin afirmou que a diferença entre uma “hockey mom e um pit bull é o batom”.

Pouco depois, Obama manda ver:

“Você pode colocar batom em um porco.

Ainda é um porco.

Você pode embalar um peixe velho em um pedaço de papel e chamar isso de mudança.

Ainda vai cheirar mal depois de oito anos.

Nós já tivemos o suficiente"...
“Passar batom em um porco” é uma expressão por lá.

Mas Obama está longe, muito longe, de ser bobo.

Se nao imaginou que a fala poderia ser considerada uma resposta à candidata à vice de McCain, então é o caso de constatar que o mundo superestima também a sua inteligência.

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama

No conjunto da obra, não tem jeito: ele chamou Sarah de porca — e num momento em que os democratas fazem de tudo para desconstruir a sua imagem, até agora sem sucesso.

Havia a expectativa de que se desculpasse, mas a emenda seria pior do que o soneto. Divindades não se desculpam. Jamais! Preferiu continuar no ataque e acusou a campanha de McCain de criar falsas questões.

A verdade é que, no universo democrata, nada disso estava previsto.
A esta altura, Obama já deveria ser o presidente virtualmetne eleito.
E ele não é.
Nas pesquisas, ou empata com McCain, ou o republicano está na frente.

E tudo depois que a “porca de batom” subiu ao palco onde Obama falava sozinho.

Por Reinaldo Azevedo

Petrobras confirma descoberta de óleo leve na camada pré-sal


A Petrobras confirmou nesta quarta-feira a existência de óleo leve na camada do pré-sal na Bacia de Santos.

A estimativa de volume é de 3 a 4 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural no poço de Iara, localizado ao norte do campo de Tupi, a cerca de 230 quilômetros do litoral da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a estatal, a qualidade e espessura dos reservatórios encontrados foram melhores do que as expectativas iniciais.
na CBN
Ouça:

Manifestantes explodem gasoduto e Bolívia
corta 10% do fornecimento de gás para o Brasil


Entenda os protestos da oposição na Bolívia


A Bolívia vem sendo palco há semanas de violentos protestos nos departamentos (Estados) do leste do país, e as manifestações ameaçam a exportação de gás boliviano para seus vizinhos, entre eles o Brasil.

A BBC preparou uma série de perguntas e respostas para ajudar você a entender a crise.

Por que a oposição está protestando na Bolívia?

A oposição na Bolívia quer que o presidente Evo Morales volte atrás em sua decisão de cortar os repasses para os departamentos do dinheiro obtido com impostos sobre gás e petróleo.

O presidente diz estar usando o dinheiro para custear uma pensão para os idosos do país.

Os departamentos argumentam que são responsáveis pela produção da maior parte das commodities que geram o imposto e, por isso, deveriam ser mais beneficiados por eles, para que possam investir na melhoria da condição de vida de suas populações.

Os protestos também são contra a nova Constituição, cujo texto foi aprovado no fim do ano passado sem o apoio da oposição.

O texto da Carta Magna dá mais poder aos indígenas bolivianos - que representam 60% da população do país, de acordo com o último censo - e confirma a nacionalização dos recursos naturais.

Segundo o analista da BBC James Painter, a Constituição ameaça os negócios e as elites agrárias do departamento de Santa Cruz – onde vive 25% da população boliviana. As propostas para limitar as posses de terra e promover a reforma agrária provocaram fortes reações dos latifundiários locais.

Para que entre em vigor, o texto ainda precisa ser aprovado em um referendo, que foi convocado por Evo Morales para dezembro.

Onde os protestos estão acontecendo?

Os departamentos bolivianos de Tarija, Santa Cruz, Beni, Pando e Chuquisaca (que juntos foram a região conhecida como "Meia Lua") pleiteiam maior autonomia e têm sido palco há meses de protestos contra Morales.

Eles ficam no leste da Bolívia e são os departamentos mais ricos do país, graças principalmente à produção de gás e soja.

O departamento de Tarija, por exemplo, possui mais de 80% das reservas de gás bolivianas.

O oeste da Bolívia, onde vive a maior parte da população indígena, é a região em que o presidente conta com mais apoio.

Como a oposição vem protestando?

Nas últimas semanas, os manifestantes vêm bloqueando estradas e tomando aeroportos e estações de trem.

Também ocorreram bloqueios nos postos de fronteira com o Brasil. As pessoas têm sido impedidas de ir de um país para o outro, e o bloqueio também impede o fluxo normal de mercadorias.

Os manifestantes também têm realizado violentos protestos, frequentemente entrando em choque com forças de segurança. Isso tem forçado escolas, estabelecimentos comerciais e repartições públicas a fechar as portas.

Mas o protesto mais temido pelos brasileiros é a possível interrupção no envio de gás boliviano ao Brasil.

No dia 9 de setembro, uma instalação de produção de gás foi tomada pelos manifestantes e, no dia seguinte, uma explosão atingiu um gasoduto, provocando um corte de 10% no envio de gás para o território brasileiro, de acordo com autoridades bolivianas.

Qual é o impacto de uma interrupção no fornecimento de gás boliviano?

Só o Brasil recebe diariamente cerca de 31 milhões de metros cúbicos de gás boliviano. A Argentina, outros 2,5 milhões de metros cúbicos.

"Seria grave se o fornecimento de gás boliviano fosse interrompido", disse à BBC o economista Martín Krause, do Centro de Investigação de Instituições e Mercados da Argentina. "No Brasil, a indústria de São Paulo seria afetada e, na Argentina, fábricas e residências."

Cerca de 75% do gás consumido pela indústria paulista é fornecido pela Bolívia.

Mas não só os vizinhos da Bolívia seriam afetados por uma interrupção – o próprio país andino pode sofrer prejuízos, já que lucra US$ 2 bilhões por ano com as exportações.

Leia mais BBC