Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Diretor da Abin desmente Jobim e afirma que maletas não fazem grampos


O diretor de Contrainteligência da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Maurício Fortunato, desmentiu nesta quarta-feira (10), em depoimento à CPI dos Grampos, que os equipamentos de varredura ambiental comprados pela agência têm capacidade de fazer grampos telefônicas.

“Ele (o aparelho) se destina a fazer varredura ambiental, não faz escutas. Estamos ansiosos aguardando o laudo da PF [sobre as maletas]”, garantiu.

“A máquina tem que captar no ambiente externo, inicialmente, quais os sinais de rádio frequência que estão em volta daquele ambiente.

A partir daí, levam essa máquina para dentro do ambiente e fazem nova captação de frequência daquele ambiente.

Se houver frequência diferente do que foi captado, é uma sinalização [de escutas].

A máquina vai perceber o sinal, mas não decodifica”, explicou o diretor.

Fortunato e toda a cúpula da Abin foram afastados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do comando da agência depois que o ministro da Defesa Nelson Jobim, revelou que a agência teria comprado equipamentos capazes de fazer grampos telefônicos.

A Abin é proibida por lei de fazer tal procedimento.

Para Fortunato, Jobim deve ter sido “mal assessorado” para afirmar que as maletas faziam grampos telefônicos. O aparelho, garante o diretor, é apenas um “captador de radio frequência com várias antenas que capta sinais de radio frequência”.

Senador investigado

Fortunato negou aos deputados da comissão que a Abin tenha investigado o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

“O senador Heráclito não estava sendo acompanhado por nenhum servidor da Abin. Eu falei lá e afirmo: a Abin não estava acompanhando o senador. Se aconteceu alguma coisa, não eram com servidores da Abin”, disse.

Heráclito mantém relações com o sócio fundador do Opportunity, Daniel Dantas, preso pela Operação Satiagraha, e denunciou no plenário do Senado, estar sendo perseguido sem motivo.

Vem aí.

Há na praça novos grampos com Gilberto Carvalho. Em um deles, ochefe-de-gabinete de Lula discute o Plano Nacional de Defesa.

Caro.

À frente do processo de fritura de Protógenes Queiroz, o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, tem lembrado que o delegado torrou mais de R$ 300 mil na Operação Satiagraha.
O "normal" seriam R$ 50 mil.


Na Folha
RENATA LO PRETE

0 comentários: