Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 13 de setembro de 2008

SEQÜESTRO DA DEMOCRACIA

Comentário do leitor do Blog, Sr. Fernando, sobre o artigo:

Contra o voto nulo

POR RIVADAVIA ROSA

Fernando
disse...

Rivadavia, eu voto nulo e não me considero ignorante, pois o voto é um direito e não uma obrigação, meu título de eleitor é um documento de cidadania, e meu voto é uma arma para acabar com os safados, mas as leis eleitorais transformaram meu voto em obrigação e meu título em número, e manipularam as leis de forma que até para se abster de votar é complicado e fico cerceado do meu direito de abstenção, ou não comparecimento a eleição.

Isso é democrático?
Eu prego o voto nulo, não para relizar uma nova eleição, pois sei que isso é imposível, mas prego pelo direito de não compactuar com a canalha que habita o poder no Brasil.

SE É HONESTO NÃO É POLÍTICO, SE É POLÍTICO NÃO É HONESTO.

13 de Setembro de 2008 - 15:03
Resposta do articulista, Sr Rivadavia Rosa

NO SISTEMA DEMOCRÁTICO que SUSTENTA no sufrágio universal - cada um vota como entender melhor. ESSE DIREITO É INDISCUTÍVEL.

PORÉM - observe bem - minha crítica é contra quem faz APOLOGIA do 'voto' nulo, em branco, ou abstenção e, até 'queima de títulos'.

NÃO SE PODE ESQUEÇER que a degradação do sistema democrático e da representação política - foi e é o 'ovo da serpente' para as aventuras bolchevistas e nazi-fascistas.

TROCANDO EM MIÚDOS - em que melhoraria deixar de votar? Será que os 'militantes' dos partidos - escolheriam os MELHORES?

No universo de candidatos - que se apresentam não haverá nenhum razoavelmente bom que possa representar a soberania popular?

O CAMINHO DA GENERALIZAÇÃO e das idéias ESTEREOTIPADAS - não vão contribuir em nada para melhorar o nosso sistema de representação política.
mas reitero - COM A ABSTENÇÃO OU ANULAÇÃO DO VOTO - estaremos contribuindo positivamente, mas para o SEQÜESTRO DA DEMOCRACIA, entregando o País aos CORRUPTOS e INCOMPETENTES.
RR
13 de Setembro de 2008

1 comentários:

O Mascate disse...

Rivadávia, “O CAMINHO DA GENERALIZAÇÃO e das idéias ESTEREOTIPADAS - não vão contribuir em nada para melhorar o nosso sistema de representação política.
mas reitero - COM A ABSTENÇÃO OU ANULAÇÃO DO VOTO - estaremos contribuindo positivamente, mas para o SEQÜESTRO DA DEMOCRACIA, entregando o País aos CORRUPTOS e INCOMPETENTES.

Meu caro de que planeta vc veio?
A democracia já foi seqüestrada faz tempo, desde que blindaram o presidente no caso do mensalão, não cassaram o Renan, elegeram o Palocci, Collor, Maluf, Genoíno, e etc. E quem sabe vem aí um terceiro mandato?
Os corruptos e incompetentes já estão no poder a décadas só mudaram as bandeiras partidárias, e a idéia estereotipada pode até não contribuir para melhorar nosso sistema político, o que vai contribuir é continuar votando em cantores, costureiros, e ladrões em geral, os mesmos que a militância do partido não escolhe por serem melhores, mas sim porque a direção do partido mandou. Talvez você não tenha entendido que em um país como o Brasil se o voto fosse facultativo, muitos dos eleitos não conseguiriam seus mandatos por falta de votos, aquela gente que o povão vota de brincadeira ou porque gosta do trabalho dele como cantor ou como costureiro, mas que não tem a mínima experiência política e que quando eleito irá legislar de acordo com a direção do partido e nunca de acordo com a própria consciência. E os militantes irão continuar elegendo quem o partido mandar, e o povão vai pulverizando o voto e elegendo gente sem compromisso ético ou mesmo sem representatividade política. A democracia está combalida, o povo vota por obrigação, e a maioria leva na gozação, então porque não deixar o voto para quem realmente seja politizado, dar o direito a abstenção quando o eleitor não acreditar em nenhum dos que lá estão. Não pregar o voto útil, aquele que “EU VOTO EM FULANO PARA NÃO DEIXAR O CICRANO GANHAR”
E para o povão brincalhão, o feriado do dia de eleição já dá uma boa festa, e se a seleção jogar, melhor ainda.