Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 14 de setembro de 2008

Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) e os dirigentes afastados da Abin terão de comparecer ao Congresso, de novo, na próxima quarta (17).

Comissão vai reinquirir Jorge Félix e Paulo Lacerda
na Folha

O ministro Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) e os dirigentes afastados da Abin terão de comparecer ao Congresso, de novo, na próxima quarta (17).


Foram reconvocados por Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da CCAI (Comissão de Controle das Atividades de Inteligência).

Heráclito justifica assim a “necessidade” da reinquirição: “Eles não falaram a verdade na comissão. Mentiram para o Congresso.”

O senador se refere à audiência realizada na comissão na terça-feira (9) passada. Compareceram: O general Jorge Félix; o diretor afastado da Abin, Paulo Lacerda; e o diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa.

Para a sessão de quarta, marcada para as 10h, convocou-se também Paulo Maurício Fortunato Pinto, diretor afastado do departamento de Contra-Inteligência da Abin.

Deve-se a Paulo Maurício a reinquirição dos demais.

Deu-se o seguinte:

1. Na última terça, ao responder aos questionamentos dos congressistas na comissão que fiscaliza a Abin, Félix, Lacerda e Corrêa foram econômicos em suas respostas;

2. No dizer de Heráclito, “trataram a participação da Abin na Operação Satiagraha como uma coisa pontual, feita meio na informalidade”;

3. No dia seguinte, diz Heráclito, “falando na CPI do Grampo, Paulo Maurício retirou da atuação da Abin o caráter de informalidade que tentam dar a ela.”

4. O diretor afastado de contra-inteligência revelou que atuaram na Satiagraha nada menos que “52 servidores” da Abin, ao custo de mais de R$ 200 mil.

Para Heráclito, as revelações de Paulo Maurício à CPI fizeram da sessão da comissão que preside uma pantomima. Daí a reinquirição.

“Eles (Félix, Lacerda e Corrêa) foram à comissão e, no dia seguinte, já estava claro que não tinham falado a verdade...” “...

Ou essa comissão acompanha pra valer os assuntos da Abin ou é melhor acabar com ela. Se querem desmoralizar o Congresso, não contarão com a nossa ajuda...”

“...As pessoas não podem atender a uma convocadas, dizer o que bem entendem e ficar por isso mesmo.”

A depender do que for dito na nova sessão, Heráclito cogita enviar ofício reservado a Lula, pedindo providências ao governo.
Aqui.
Blog do Josias

0 comentários: