Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O mundo não conhece as verdadeiras intenções de Evo Morales na Bolívia


Artigo do leitor Luis Alberto Parada

O presidente Evo Morales soube vender muito bem internacionalmente sua imagem de "índio humilde" e sem dúvida o mundo a comprou. O que O mundo não sabe é a longa lista de feitos criminais que sob sua cumplicidade se sucederam ao longo de sua carreira sindical, desde o assassinato de militares até hasta violações e torturas de pessoas que passavam por seus domínios em Chapare, a zona de maior produção de cocaína do país.

O que o mundo não sabe, ou não lhe interessa saber, é que no último referendo revocatório, onde supostamente conseguiu uma votação de 67%, existiu uma das fraudes mais escandalosas da história republicana boliviana, onde foi comprovado que só na Corte Departamental de Santa Cruz (o departamento de maior oposição a Morales) existiu 20% de fraude, com pessoas que mortas há 50 anos, com duplas e triplas votações etc.

Se foi assim na região onde enfrenta a maior rejeição, sem dúvida nos lugares onde seu domínio é absoluto a situação foi pior. Isso foi corroborado pelos observadores internacionais, que em um primeiro relatório mencionaram a existência de irregularidades, mas logo depois, ante à queda do poder executivo com Insulza, estes mesmos observadores disseram que tudo estava em ordem.

O mundo não sabe que o que sucedeu em Pando foi uma armadilha que foi feita aos empregados do governo. Nestes momentos, quando se decreta Estado de Sítio nesse departamento, o ministro da Presidência Juan Ramón de la Quintana proibiu a entrada de jornalistas, tudo para preparar o cenário e limpar todas as provas dos que aconteceu realmente, tudo à espera dos observadores e investigadores internacionais que visitarão Pando para ver o que realmente ocorreu.

O mundo não sabe que o Exército está fazendo prisões políticas, invadindo lares com fuzis e granadas, disparando contra a população civil. Tanto é assim que não se tem certeza da quantidade de mortos nos conflitos por causa das balas assassinas dos militares.

Já prenderam o governador Leopoldo Fernández, acusando-o de todos os fatos acontecidos. Só se têm as imagens do desembarque de tropas da sexta-feira, quando saíram do avião disparando contra a população que se encontrava protestando, matando um pastor evangélico e ferindo muitas pessoas, entre elas uma jornalista.

Morales instruiu suas milícias (que se encontram armadas) para que marchem até Santa Cruz, com o objetivo de provocar a reação do povo da cidade para que, de igual maneira que fez em Pando, instruir as forças militares (que se encontram silenciadas por dinheiro venezuelano) que se lance contra o povo.

O mundo conhecerá, cedo ou tarde, a realidade do que está acontecendo ou está por suceder na Bolívia, e todos aqueles que hoje apóiam Morales guardarão em suas consciências haver sido cúmplices de tudo o que acontecer.

Este artigo foi escrito por um leitor do Globo Online.

0 comentários: