Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

LULA E LACERDA -

LULA E O FATOR PAULO LACERDA

Por Reinaldo Azevedo

Prestem bastante atenção ao que vai a seguir.

A prisão de Romero Menezes, o nº 2 da Polícia Federal — não entro, agora, no mérito sobre culpa ou inocência — foi praticamente imposta a Luiz Fernando Corrêa, o atual diretor-geral.

É na polícia, e não em outro lugar qualquer, que se atribui ao grupo de Paulo Lacerda, o diretor afastado da Abin (consta que definitivamente), a seqüência de eventos que resultou em tal desfecho.

Menezes é aliado de Corrêa, que nunca chegou a ter o comando efetivo da corporação. A prisão de seu imediato o fragiliza ainda mais.
Lacerda já deixou claro que não pretende sair pela porta dos fundos — da Abin ou do governo.

E ele tem, se querem saber, algumas medalhas no peito, com muitos serviços prestados ao petismo e, por que não dizer?, ao próprio Lula.

Vamos lá:

- Qual foi o contratempo criado pela Polícia Federal na questão do mensalão?

Zero! Nenhum!
- Qual foi o contratempo criado pela Polícia Federal na questão da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo?

Zero! Nenhum!


- Qual foi o contratempo criado pela Polícia Federal na investigação do dossiê dos aloprados?

Zero! Nenhum!
Quem era o diretor da Polícia Federal nesses três casos?

Lacerda.

Em compensação, ele tornou operativa a Polícia Federal de propaganda, aquela apta a cassar e caçar alguns ricos, o que permitiu a Lula anunciar o fim da impunidade dos poderosos. Como todos formos informados, Lula nunca soube de nada, não é mesmo?

E Lacerda conferiu verossimilhança policial a essa versão.
A tendência, podem apostar, é a acomodação. O rearranjo terá de ser grande, profundo e subir alguns degraus na hierarquia. Qualquer que seja a direção da PF, uma coisa é certa: Tarso Genro não terá o comando dela.

E, pois, Lula sentirá, cedo ou tarde, a necessidade de demiti-lo — ao menos da Justiça — se quiser que o órgão deixe de ser fonte de instabilidade.

Mais: Lacerda quer o seu quinhão, nem que seja para exibir aos colegas.
O que isso quer dizer?

Se não pode ter seu cargo de volta na PF ou na Abin, quer aliados seus em postos de chefia. Está com a vaidade ferida. E é um homem que sabe demais para permanecer como um canhão solto no convés. E acho que Lula acabará cedendo.
Vivemos o ponto extremo da balcanização dos órgãos de segurança do estado. E o motivo é um só. Nas democracias, polícias e órgãos de Inteligência exercem funções técnicas.

Só as tiranias tornam a polícia um braço da política. O petismo resolveu inovar, tendo uma polícia politizada num regime democrático.

O resultado é o que se vê.
Lula vai ter de ouvir a pauta de reivindicações de Lacerda. E sabe que vai. Mais do que isso: sabe por quê. E, suspeito, sabe que acabará cedendo.

0 comentários: