Justiça manda recolher equipamentos em 24 horas
para Ministério Público periciá-los
para Ministério Público periciá-los
Equipamento é capaz de fazer escutas em celulares sem depender de operadoras e, por isso, sem necessidade de uma autorização judicial
ALAN GRIPP
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A Justiça Federal determinou o recolhimento, em 24 horas, de todas as maletas de interceptação em poder de órgãos do governo.
A decisão judicial, a que a Folha teve acesso, atendeu a pedido do Ministério Público Federal, que irá periciar todos os grampos realizados pelos equipamentos.
O prazo de um dia para a entrega das maletas começa a correr a partir da notificação dos respectivos órgãos. Alguns já foram comunicados ontem.
O equipamento é capaz de fazer escutas em celulares sem depender das operadoras e, por isso, em tese, sem a necessidade de autorização judicial.
A PF, sozinha, possui dez aparelhos desse tipo, com custo estimado de US$ 500 mil cada um. Foi a compra das maletas pela polícia, revelada pela Folha, que resultou na abertura da investigação.
Os procuradores da República responsáveis pelo controle externo da PF não foram avisados da aquisição -souberam pelo jornal.
0 comentários:
Postar um comentário