Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Rússia afirma que escudo dos EUA está apontado para ela e ameaça Polônia

A Rússia afirmou hoje que o escudo antimísseis que os Estados Unidos planejam posicionar em território polonês e tcheco está voltado contra ela e advertiu à Polônia que se transforma em alvo dos mísseis nucleares russos.

"O posicionamento de novas forças de defesa antimíssil na Europa tem como alvo a Federação da Rússia e escolheram para isto o momento adequado", declarou o presidente russo, Dmitri Medvedev, após se reunir em Sochi com a chanceler alemã, Angela Merkel.

O líder russo se referiu assim ao acordo firmado ontem pela Polônia e pelos EUA para instalar uma base de interceptores em território polonês, após anos de negociações nas quais Varsóvia reivindicava como compensação ampla cooperação e proteção militar.

A imprensa russa informou que a Polônia mudou sua postura e acelerou a assinatura do acordo após o Exército russo entrar na Geórgia há uma semana.

A Casa Branca reiterou ontem que o plano de defesa antimísseis dos EUA não é uma ameaça contra a Rússia, pois seu objetivo é neutralizar possíveis ataques que possam partir de algum dos países do chamado "eixo do mal", como o Irã.

O líder do Kremlin respondeu hoje afirmando que "as histórias sobre a necessidade de conter 'países párias' já não valem" e acrescentou que o acordo entre Polônia e Washington "não traz tranqüilidade ao mundo".Aqui.

Moscou, 15 ago (EFE)

0 comentários: