Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Parte 3 - “Braços abertos num cartão postal e punhos fechados na vida real”

Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas e território de gangues

Parte 3
Acessível, fala mansa, lúcida, privilegiadíssima visão de mundo e manifesto interesse pelo Outro, desdobramentos de um sólido compromisso humanístico, Jon Lee tem uma personalidade cativante.

Continuamos em contato. Eu lhe enviei pelo correio os livros de Vitor Nunes Leal e Maria Sylvia de Carvalho Franco, ambos relacionando, ao seu modo, a tecitura social brasileira e a violência.

Ele não esquecia de desejar votos de feliz Ano Novo e me enviava seus últimos artigos. São excelentes seus textos sobre o Iran, de Ahmadinejad, e sobre o Zimbawe de Mugabe.

No último maio, estávamos ambos no Rio de Janeiro.

Em outra aprazível tarde ensolarada, nos achamos para um chope no boteco Bracarense, tradicional ponto de encontro de intelectuais e jornalistas, situado, desde 1951, numa pacata rua do Leblon.

Acomodamo-nos em uma mesinha na calçada. Pessoas transitavam tranquilamente. Banhistas iam e vinham, jovens dourados de sol divertiam-se, babás acompanhavam crianças, idosos caminhavam relaxados, belas moças passeavam com seus cãezinhos.

Bem ali, no coração do estilo de viver carioca, falávamos da esquizofrenia da cidade maravilhosa.


Desde que a ilusão da vida quase perfeita do Leblon, ou da República Livre de Ipanema, fosse preservada, não importava muito o que estivesse acontecendo nos morros e na periferia, não importava o preço daquela paz... para inglês ver.

Jon Lee estava impressionado com as cifras:

5 mil assassinatos na cidade em 2008, pelo menos metade das quais relacionadas às gangues que operam o tráfico de drogas.

No mesmo período, 22 policiais foram mortos e a polícia matou 1.188 pessoas que oficialmente resistiram à prisão.

Em todo o Estados Unidos, no mesmo ano, as forças policiais mataram 371 pessoas!

A comparação dá bem uma idéia do quadro de conflagração civil e de suspensão dos direitos civis vivido no Rio.

Os números estão em seu artigo.

continua no post abaixo

0 comentários: