Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 24 de março de 2008

Entrevista: conhecimento e entendimento...

Entrevista

DALVA AGNE LYNH - É judia, versada em cabala, Ciências Ocultas e Herméticas , tendo atravessado o LONGO abismo de DAATH, e atingido BINAH.

Em sua longa trajetória, viveu parte de sua vida no Oriente Médio , Estados Unidos e vários países do mundo , acompanhando o marido - jornalista da revista Geographic International.

É tradutora registrada , poliglota e escritora.

1- Esoteristas afirmam que Hitler é um anti-avatar. Isto existe? Há como justificar a barbárie?

Resposta: Assim como os cristãos consideram Hitler um anticristo, os esoteristas o consideram um anti-avatar. O que significa isto? Significa que a sua figura se opõe radicalmente ao que há de mais sagrado no homem - aquela parte que se assemelha ao divino.

O que a maioria não percebe é que a antítese do amor não é o ódio, mas a indiferença. O ódio traz em si a capacidade de sentir, de reagir - bem como o amor. Ambos são os dois pólos da emoção. A indiferença, por sua vez, é a total dissociação das emoções. Justamente, por isto, a lei tende a considerar os crimes emocionais com mais leniência do que aqueles cuidadosamente calculados por uma mente fria e dissociada.

Há esperança no homem que comete atrocidades movido por uma forte emoção, porque, passada a ira, o ódio, ele geralmente se mostra horrorizado consigo mesmo. O psicopata, entretanto - o sociopata -, calcula seus atos com a meticulosidade de um artista preparando sua obra-prima. Ele tem orgulho dela. Geralmente considera-se uma criatura superior às demais, e vê seus atos como sendo grandiosos.

É aí que enquadramos Hitler. Pequeno e insignificante, consagrou-se pelos horrores cometidos, através de sua total incapacidade de sentir empatia.

A maior prova disto é o fato de que, como todo sociopata, Hitler se deixava mover profundamente pelos animais, pela música, pela pintura. Quer dizer, ele não era insensível. O que o deixava imperturbável era a criatura humana, com suas diferenças e peculiaridades. Ele não tinha empatia.

Nada disto justifica a barbárie. Não há explicação ou justificativa para o extremo mal. Há quem lhe coloque causas físicas, como alguma disfunção cerebral - e talvez seja. Para dizer a verdade, esta é a minha esperança: que a ciência avance a tal ponto que consiga, na ponta do bisturi ou do raio leizer, erradicar a falta de amor.


2- Se tudo no universo tem uma função, qual a função da mentira , da canalhice que observamos em agentes do governo Lula? Ou nada tem função, apenas a mente humana organiza e dá-lhes uma finalidade?


Resposta: Aqui entramos no terreno da crença, do mito, da tradição. Há quem diga que tudo ocorre por acaso, e que a vida é uma sequência de acontecimentos absurdos. Há quem creia que um Deus amoroso guia cada um de nossos passos. Há ainda quem creia em um Ser, feminino ou masculino, que rege todas as coisas e todas as intenções do coração do homem.

Os defensores de cada uma dessas crenças estão dispostos a fazer qualquer coisa para provar verdadeiro aquilo que crêem, mas nada muda a realidade de que nenhuma delas é universal.
Há, sim, o que se conhece por Verdades Universais, e que estão presentes em cada crença, cada mito, cada tradição. Nisto, a mentira e o engodo se enquadram como coisas nocivas e danosas. Agora, o que muda de acordo com as diferentes formas de sociedade humana, é o que se enquadra dentro da definição de mentira e engodo.

E é aí que os diversos tipos de sociedades humanas se desgraçam - a maneira como interpretam esses dois conceitos. Veja que, no comunismo de Lenin e Stálin, o filho que entregasse os pais ao Estado era considerado herói; no nazismo, o vizinho que entregasse judeus ou ciganos era condecorado.


Quanto a nós, o Brasil consagrou o famoso "jogo de cintura" a um nível de qualidade nacional. E daí olhamos para as barbáries do governo e nos assombramos! Ora, o que fazem nossos dirigentes corruptos, a não ser um aprimorado jogo de cintura? Não são desonestos, segundo nossos torcidos conceitos - são espertos! E, ao invés de serem vilipendiados pelos seus pares, são secretamente invejados. A maior prova disto é o fato de que cada um dos oponentes do governo, ao subir ao poder, comete exatamente as mesmas barbaridades.

No entanto, quando nos distanciamos da realidade nacional, e contemplamos o lamentável espetáculo da nossa política sob a luz das Verdades Universais, podemos perceber a enormidade das distorções morais com as quais temos que conviver dia a dia.

Uma pessoa honesta se horrorizaria, e buscaria meios de lutar contra a canalhice.
Uma pessoa normal, entretanto, busca por meios de lutar para que lhe caia do alto o precioso momento em que poderá finalmente participar do banquete dos poderosos.

Afinal, mentira e engodo são as qualidades essenciais para ser-se herói na nossa sociedade do "jogo de cintura". Não é para menos que Pedro Bial chama a moçada do BBB de "nossos heróis"...

Pobre país o nosso, que vê herói como sendo aquele que se torna milionário vencendo um joguinho de TV...


A "Cabala" é uma doutrina esotérica que visa conhecer a Deus e o Universo, sendo afirmado que nos chegou como uma revelação
e reservada apenas a alguns privilegiados.

Na Cabala, Daath, significa conhecimento e Binah, entendimento.

continua no próximo post

0 comentários: