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quinta-feira, 27 de março de 2008

COM RELAÇÃO À PESQUISA

PODE-SE distinguir dois tipos de pesquisas (nada de misticismo, nem de religião)

– uma exotérica – que se exibe para o público;

outra esotérica – a que o pesquisador reserva para o cliente que a encomendou.

O OBJETIVO das pesquisas exotéricas – é o marketing.

Quando se pode mostrar com um mínimo de verossimilitude uma pesquisa que favorece a um candidato, este decide mostrá-la, podendo até preservar o pesquisador do segredo profissional, o que não é caso.

DE MODO GERAL as pesquisas admitem uma certa margem de erro - quatro por cento de erro técnico para cima e, também para baixo, assim a exibição de uma determinada pesquisa pode favorecer a quem a encomendou com oito pontos.

A ÚNICA MANEIRA que tem o consumidor/observador de não afastar-se demasiado da verdade (e acreditar no falso) é fazer a média do que dizem as diversas pesquisas (isso quando se conhece o processo e é possível aferir-se sua veracidade) - as favoráveis ao que as contratou e outras favoráveis a seus rivais (no caso é pesquisa específica, ou melhor, encomendada), para diminuir a escandalosa distância entre elas, o que mesmo assim é muito difícil de aferir porque não se sabe se são observados critério ético-científico nas pesquisas.

A CNI/Ibope ‘registrou’ avaliação positiva 58% em março deste ano (em dezembro 2007 – 51%; em março de 2003 – 51%) e consigna:

“A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 19 e 23 de março, em 141 municípios.
A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.”


Isto que dizer que 2.002 pessoas – das quais não se sabe o grau de escolaridade, profissão ou seja não se conhece a identidade – podem determinar o destino das políticas públicas do País e até os rumos da eleição cuja campanha já está em andamento pelo nosso honrado presidente?

A IMPORTÂNCIA das pesquisas exotéricas – revela-se pelo êxito de quem as contrata/examina, entre quem tem interesse naturalmente e o desejo de jogar.

ESTE FATOR também conta nas pesquisas sobre a popularidade do governante; se as pesquisas exotéricas dizem, por exemplo, que o presidente x goza de grande popularidade, serão poucos os que terão coragem de contradizê-la, a não ser a corajosa LÍGIA.

Em time que está ganhando ...

O velho bordão - “VOTE E GANHE” – é a mensagem astuciosa porque, tanto em política como em futebol todos querem ganhar. Quem joga – obviamente quer ganhar.

ASSIM - O EFEITO que produzem as pesquisas esotéricas não é só sobre o público que as desconhece, mas também sobre o político que as conhece porque a encomendou.
ESTE exame é necessário porque a pesquisa esotérica anda unida a tentação demagógica.

É, por isso que os políticos – dizem exatamente o que o respeitável e distinto público quer ouvir e, unicamente o que a maioria, em cada circunstância, deseja ouvir alimentando a esperança, ou o que é mais perverso – estimulam a luta (sem) classe – ou então a extrema perversidade – ambas as coisas.

NÓS MORTAIS OBSERVADORES devemos olhar com lupa e atentamente as pesquisas exotéricas, porém o complexo mundo das pesquisas não se esgota nelas – buscam sempre um resultado positivo, especialmente entre as massas ignaras.

POR SUA VEZ - AS PEQUISAS esotéricas – reservadas ao cliente, são as que mais se aproximam da verdade. Só que a verdade, neste caso, é conhecida unicamente pelo cliente. No caso, fica mais difícil porque foi somente uma pesquisa e não se sabe se foi 'encomenda' ou se foi iniciativa exclusiva da CNI/Ibope

E, NESSE NOSSO MUNDÃO MIDIÁTICO – as pesquisas com suas manipulações são fatores determinantes nos rumos políticos
por Rivadavia Rosa
enviada por Gracias

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