Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de março de 2008

Duarte: nova denúncia contra PT é "extremamente séria"


Partido teria se beneficiado de desvio milionário de cooperados

O deputado Duarte Nogueira (SP) classificou como "extremamente séria" a denúncia do Jornal da Band de que uma cooperativa habitacional criada pelo deputado petista Ricardo Berzoini (SP) em 1996 - a Bancoop - foi usada para abastecer o cofre do Partido dos Trabalhadores e financiar ilegalmente campanhas de petistas.

"O fato merece uma ação enérgica e imediata do Ministério Público. Pela vultosidade dos recursos e pelo caráter de flagrante ilegalidade, essa história tem de ser passada a limpo sem demora", afirmou.

ARTIMANHAS

Mais de três mil famílias - a maior parte formada por pessoas de baixa renda ou bancários - foram lesadas com a quebra da cooperativa. Cerca de R$ 100 milhões podem ter sido desviados pelos envolvidos, que contavam com a participação de empresários do setor de construção civil.

Um empreiteiro ouvido pela reportagem da emissora declarou que emitiu diversas notas fiscais frias, a pedido da Bancoop, para justificar serviços nunca realizados.


Segundo a reportagem, veiculada na noite de ontem, o próprio presidente Lula, durante o pleito de 2002, e a atual ministra Marta Suplicy, candidata do partido à Prefeitura de São Paulo em 2004, se beneficiaram do esquema.

À época do surgimento da Bancoop, Berzoini era presidente do Sindicato dos Bancários em São Paulo. "Se confirmado, esse será um dos maiores escândalos da Era Lula", avaliou Duarte. Na opinião do deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP), o PT é "useiro e vezeiro" na malversação de recursos - sejam eles privados ou públicos - em benefício próprio.

"Não é a primeira vez que a legenda de Lula se vale de subterfúgios e jogos contábeis para suas artimanhas. Caso a denúncia se concretize, será a confirmação de um lamentável padrão, que eclodiu antes no mensalão", disse o tucano.

Pannunzio destacou que aguarda apuração aprofundada do episódio e lembrou o dossiê contra tucanos, também atribuído a Berzoini.

Na ocasião, o então presidente interino do PT foi acusado de comandar o grupo dos "aloprados", responsáveis pela elaboração de um documento falso com informações contra candidatos do PSDB nas eleições de 2006.
Fonte: Agência Tucana

Foi através dessa cooperativa que o presiMentiroso comprou a sua mansão ou apartamento milionário?
Sueli Guerra

4 comentários:

Anônimo disse...

Na foto citada nesta materia, vemos um empreendimento bancoop no GUARUJA, aonde senhor LULA DA SILVA tem a cobertura triplex, quantos outros companheiros tambem tem seu apto por la ? aposto que diversos sindicalistas, companheiros, etc tambem tem unidades por la, como estao pagando?

Anônimo disse...

Isso já vem acontecendo faz tempo..esperamos agora que com tamanha divulgação algo aconteça e aqueles que são amendrontados por Sr. Vaccari , Sr. Manolo e corja sejam punidos...não é possível que não tenhamos justiça nesse pais....e sabem o pior eles usam o dinheiro (dos próprios cooperados), para pagar grandes escritórios de advocacia para se defender....D'urso conhecem?

Anônimo disse...

Esse caso demonstra duas coisas preocupantes. A primeira é ver que o partido "dominante" utiliza de inúmeros subterfugios para a captação de recursos para as suas campanhas políticas e outras coisitas más (dossiês, propinas e etc). A outra e ver que o sistema Cooperativo nacional é terra de ninguém, pois não existem orgãos fiscalizadores de suas atividades. Entendo que as cooperativas deveriam ser submetidas, no caso especifico da bancoop, a fiscalização da CEF, Banco Central e Receita Federal. Como ninguém fiscaliza nada no que se refere as cooperativas, cada uma faz o que bem entender com o dinheiro do trabalhador.
Lamentável!

Anônimo disse...

Caso Bancoop é mais um lado da face feia do PT, Sindicato dos Bancários e CUT.

Até quando esses larápios travestidos de trabalhadores continuarão impunes???

Está mais do que na hora de se fazer justiça neste país e botar na cadeia essa turma toda que engana, que rouba e passa sempre prá trás o trabalhador.