Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escândalo causa 1ª baixa na Casa Civil



Por Luciana Marques

A Casa Civil sofreu a primeira baixa após escândalo envolvendo Israel Guerra, filho da ministra da pasta, Erenice Guerra. O assessor jurídico da Casa Civil, Vinícius Castro, pediu demissão na manhã desta segunda-feira – resultado da repercussão negativa do caso levado à tona em reportagem de VEJA desta semana.

Castro é parceiro de Israel Guerra na empresa Capital Assessoria e Consultoria.

Era ele quem recebia – em encontros com empresários – a propina de 6% sobre o valor de negócios fechados com o governo federal.

No papel, a mãe do assessor, Sônia Castro, aparece como sócia da consultoria. Na realidade, ela seria laranja do filho, já que reside no interior de Minas Gerais e trabalha com venda de queijos.

Investigação - A ministra Erenice Guerra encaminhou, nesta segunda, à Comissão de Ética Pública da Presidência um ofício solicitando que as denúncias apontadas por VEJA sejam apuradas e que ela mesma seja investigada.

No documento, Erenice diz que ela e seu filho abrem mão do sigilo de informações bancárias, fiscais e telefônicas.
A ministra afirma ainda estar disposta a dar mais esclarecimentos sobre o episódio.
Aparelhamento

Não é só o filho de Erenice Guerra que possui influência política sobre negócios milionários do governo.

A irmã dela, Maria Euriza Alves Carvalho, também utilizou o cargo de confiança que tem no Ministério de Minas e Energia para contratar sem licitação o escritório de advocacia do próprio irmão delas.

A denúncia foi apontada em matéria desta segunda-feira do jornal O Estado de S. Paulo,

A funcionária contratou por 80.000 reais, em setembro de 2009, o escritório Trajano e Silva Advogados – cujo sócio era Antônio Alves Carvalho, irmão de Maria Euriza e de Erenice.
Reportagem de VEJA mostrou que o escritório é o mesmo utilizado por Israel Guerra e Vinícius Castro para despachar com clientes.

O advogado da campanha de Dilma Rousseff Márcio Silva também trabalha no local, mas nega qualquer envolvimento com o caso.

13/09/2010

0 comentários: