Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de setembro de 2009

Tudo que eu queria era saber por quê... 2


Parte 2
 no Alerta Total
Por Jorge Serrão
O sistema alimenta-se por si mesmo. O risco seria um crescente calote. Mas até nisto os geniais banqueiros sabem se antecipar ao problema.

Os bancos se uniram para formar uma poderosa organização, para ampliar os lucros, as articulações políticas e socorrer o sistema em caso de crises conjunturais ou empresariais.

Foi montado, oficialmente, o Fundo Garantidor de Créditos. O FGC parece fundo. Mas é um “clube” dos bancos – no formato de associação civil. Amanhã falamos disso.

Quem enxerga tantas sacanagens por trás de nosso processo de poder tem a obrigação ética e moral de botar o reizinho pelado na Praça dos
Três Poderes.

Mas botar o rei nu não é tão fácil.


Ele tem mil roupas por baixo.

Todas cuidadosamente costuradas ao longo de sua biografia politicamente biônica.

O costureiro culpado de tudo chama-se Golbery do Couro e Silva.

O “gênio da raça” – na definição do falecido cineasta Glauber Rocha – inventou Lula nos tempos da dita-dura.

Hoje não é mole aguentar o “cara”.


Se o caudilho Leonel de Moura Brizola fosse vivo, certamente denunciaria Lula como um grande entreguista – pelos seus recentes negócios armados em torno do pré-sal, pela compra de armamentos para as sucateadas Forças Armadas e pelo (nada) estranho aumento de capital estrangeiro no Banco do Brazil.

No entanto, embora entregue o Brasil ao esquema dos financistas, Lula “é vendido” (Ops!) por sua máquina de propaganda nazipetralha como “um nacionalista”, um cara que ultrapassou Getúlio Vargas.

Imagem mais falsa, impossível!

0 comentários: