Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que houve não foi um lance no xadrez da política internacional. Foi coisa de gângster.




21 de setembro de 2009

Em 2003,o Brasil liderava a América do Sul sem bravatas nem requebros exibicionistas. No poder desde 1998, Hugo Chávez não ousara provocar nenhum vizinho. 

O acordo de fronteiras entre o Equador e o Peru, celebrado com a mediação pessoal do presidente Fernando Henrique Cardoso, removera do mapa do subcontinente a última zona conflagrada. 

O Paraguai respeitava o acordo de Itaipu, a Bolívia entendia que o preço do gás levava em conta o gasoduto bilionário construído pelo parceiro. Ninguém se atrevia a desafiar o Brasil.

O governo Lula precisou de pouco tempo para exterminar a herança bendita. 


Nestes nove anos, acanalhado pelo deslumbramento do presidente e pelo servilismo do chanceler Celso Amorim, o Itamaraty cedeu ao Paraguai e ao Equador, recuou diante da Argentina e da Bolívia, rendeu-se à Venezuela e acaba de ajoelhar-se diante de Hugo Chávez.

Ao
instalar na embaixada em Tegucigalpa o golpista Manuel Zelaya, deposto da presidência por tentativa de estupro contra a Constituição, o país colocou Honduras a um passo da guerra civil.

Tomara
que Barack Obama entenda que uma pequena república que luta para livrar-se da quadrilha bolivariana foi simbolicamente invadida pelo Brasil.

Tomara que entenda que um presidente que age como comparsa da ditadura cubana não pode meter as patas em outros países em nome da democracia que não respeita.

O que houve não foi um lance no xadrez da política internacional.

Foi coisa de gângster.

2 comentários:

Anônimo disse...

Colocações precisas e adequadas.Enquanto não jogarmos fora essa malta de cafagestes, o Brasil protagonizará outros lances de histrionismo. Será que os eleitores brasileiros acordarão em 2010 e darão um pé no traseiro desses cretinos do PT?

Alexandre Garcia Gobo disse...

O POVO BRASILEIRO NÃO AGUENTA MAIS A CORRUPÇÃO.

TEMOS QUE PEDIR AOS MILITARES QUE RETIREM DE LÁ TODOS OS CORRUPTOS.

E OS PAÍSES QUE NÃO QUEISEREM RECONHECER A RETIRADA DOS CORRUPTOS, QUE FIQUEM COM OS CORRUPTOS PRA ELES.