Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dois aviões Rafale caem no sudoeste da França



Daniela Fernandes  
De Paris para a BBC Brasil

Dois aviões Rafale da Marinha francesa caíram nesta quinta-feira no mar Mediterrâneo, nos arredores de Perpignan, no sudoeste da França, enquanto realizavam uma missão de teste.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Segundo um comunicado, o ministro francês da Defesa, Hervé Morin, pediu a abertura de investigações para apurar o que poderia ter provocado as quedas.



O Rafale é um dos três finalistas da licitação para a renovação da frota de caças da Força Aérea Brasileira.

O presidente Lula já declarou preferir o Rafale, fabricado pela Dassault, alegando que a França teria feito a melhor proposta em relação a transferência de tecnologia do avião.



Até hoje, a França nunca conseguiu exportar o Rafale, considerado um avião com tecnologia moderna.

Várias concorrências internacionais foram perdidas para a americana Boeing, que também disputa a venda de 36 aviões para o Brasil.

Apesar de o governo brasileiro ter anunciado, durante a visita ao Brasil do presidente francês, Nicolas Sarkozy, em 7 de setembro, a intenção de adquirir 36 aviões Rafale, o processo de licitação ainda não foi concluído.

“O acidente, que pode ter sido causado por falha humana ou técnica, pode alimentar a maldição do Rafale, que ainda nunca foi exportado”, escreve o jornal Le Parisien em seu site.

0 comentários: