Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

NOTAS PÓS-LIBERAIS

NOTAS PÓS-LIBERAIS
POR RIVADAVIA ROSA

DIANTE DO AVANÇO ESTATAL
em parceria com o crime organizado - contra as liberdades públicas oculto sob certo eufemismo humanitário e sob o silêncio criminoso dos meios de comunicação (vide a organização a (narco-terrorista-sequestradora – denominada Foro de São Paulo) é bom lembrar que a sensibilidade social e o desejo humanitário por si só não são suficientes para resolver os problemas da HUMANIDADE, posto que insolúveis em forma coletiva.

Todos os pais dos povos que o tentaram somente trouxeram a tragédia e a fome.

Na entrada do Templo de Apolo, em Delfos/Grécia - os que buscavam resposta do Oráculo – deparavam-se com duas inscrições
:

"Conhece-te a ti mesmo"    
e “Nada em excesso”.


ALGUNS podem muito bem chegar ao autoconhecimento; e esses não tentam impor nenhum ponto de vista, pois sabem perfeitamente ‘descartar os atos irrelevantes, os pensamentos excessivos, os atos supérfluos’ e, em cada ocasião repetem como o imperador romano e filósofo – MARCO AURÉLIO (121-180 d.C.) – “é isto realmente necessário?”

PORÉM
não podemos ficar paralisados profanamente diante do Templo esperando uma resposta do Oráculo.

No PENSAMENTO LIBERAL – podemos encontrar respostas como em MONTESQUIEU (Barão de La Brède e de Charles de Secondat), ALEXIS DE TOCQUEVILLE, JOHN LOCKE que formam o 'trio' de uma boa companhia, lembrando que na raiz da posição liberal se encontra sempre uma dose inata de desconfiança ante o poder e sua inerente propensão à violência.

Por isso, o primeiro princípio liberal é o constitucionalismo, que implica na necessidade de limitar o poder, de forma que a concepção liberal por si só elimina a idéia totalitária.


PODEMOS TAMBÉM E NÃO CUSTA NADA DAR UMA ‘ESPIADA’
na democracia de PÉRICLES, em CÍCERO e sua idealização da República Romana e até em NICOLAU MAQUIAVEL, que explica muito bem o que é o ser humano, enquanto animal político, para concluirmos que apesar do avanço da ciência, da técnica e do progresso tecnológico – a HUMANIDADE – continua sendo o ‘ser humano’ – com todos os seus defeitos, mas o sistema que efetivamente evolui e produz riqueza é o CAPITALISMO LIBERAL.

NUM BREVE RETROSPECTO HISTÓRICO – pode se afirmar que LIBERALISMO é um movimento que preconiza, em vez da tradição, o contrato sobre o estatuto, o presente e o futuro sobre o passado, o valor e os direitos do indivíduo sobre os poderes, desafiando sua superioridade quando baseada em casta, credo ou dogma.

Basicamente, o LIBERALISMO foi uma ‘atitude de defesa do indivíduo, homem ou cidadão, um desafio aberto a atos arbitrários do governo.’ Para ficar mais claro, vejamos a que se opunha o LIBERALISMO.

No início voltava-se contra a imposição de crenças religiosas, filosóficas e científicas, durante a revolução holandesa. Já nas revoluções seguintes: inglesa, americana e francesa, opunha-se ao absolutismo político e à sociedade estamental do ancien régime, que sufocava a mobilidade e a liberdade social, bem como travou embate contra a economia feudal estática que, pela ação das corporações de artes e ofícios, eliminava a liberdade de iniciativa econômica e o progresso.

continua no post abaixo

0 comentários: