Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Micheletti diz que aceita diálogo se Zelaya reconhecer eleições de novembro



O presidente do governo de fato de Honduras, Roberto Micheletti, está disposto a conversar com o líder deposto, Manuel Zelaya, abrigado desde esta segunda-feira na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, se ele reconhecer a legalidade da eleição presidencial do país, marcada para 29 de novembro.

"Estou disposto a discutir como resolver a crise política (...), estou pronto para conversar com o senhor Zelaya sempre e quando reconheça explicitamente as eleições de 29 de novembro", disse o chanceler do governo de fato, Carlos López, ao ler em cadeia nacional de televisão uma mensagem de Micheletti.

Abrigado na embaixada brasileira em Tegucigalpa desde segunda-feira, Zelaya disse nesta terça-feira que o governo interino de Roberto Micheletti desrespeitou o presidente costa-riquenho, Óscar Arias, ao rejeitar sua proposta de solução para crise política hondurenha conhecida como Acordo de San José.
 

Ele também reafirmou a intenção de aceitar os termos do acordo, contradizendo o representante da Nicarágua na OEA, que nesta segunda-feira disse que essa possibilidade fora descartada pelo presidente deposto.

Agradeço o esforço de Óscar [Arias], mas ele não foi ouvido pelo golpista. A personalidade de Óscar Arias foi desrespeitada e acho que isso caiu muito mal para o regime repressivo que se instalou em Honduras", declarou Zelaya em uma entrevista à Rádio América, da Costa Rica.

O presidente deposto, que retornou a Honduras de surpresa, disse ter enviado "uma carta pública a fim de aceitar o acordo para buscar uma saída".

0 comentários: