Datafolha: sem sustos
Por pitacos
Acabamos de conversar com nosso amigo da equipe de Gonzáles, já em cima dos números do Datafolha,que deram vantagem para Dilma de sete pontos, 48 A 41% das intenções de voto.
Suas primeiras palavras foram: “quase acertei na mosca. Ontem lhe disse que o Datafolha daria uma vantagem a Dilma de cinco a seis pontos. Ela foi apenas um ponto superior ao que esperava”. Em seguida, disse que esta diferença não assusta e que confia mais nos números do tracking tucano, que aponta para o empate técnico, Serra na frente, ainda dentro da margem de erro.
Votos válidos
Permitam-me um parêntesis sobre como devem ser vistas as tabulações das pesquisas.
O cálculo que os institutos fazem sobre os votos válidos tem a confiabilidade de uma nota de 3 reais.
Para chegar aos 100%, eles dividem os votos que restam PROPORCIONALMENTE pelas intenções declaradas nos candidatos. Nem as pedras do Anhangabaú acreditam que o eleitorado agirá de modo tão matemático. E mais, os institutos não calculam a abstenção, nem poderiam fazê-lo.
Pitacos só trabalha com os votos declarados nos candidatos. Somente estes podem representar a fotografia do momento da coleta dos dados. O resto é digressão estatística, ótima para encher vazios de noticiários.
Tranqüilidade otimista
Dá para entender a tranqüilidade do nosso amigo. No primeiro turno, o tracking acertou bem mais do que todos os institutos, inclusive o Datafolha.
É bom lembrar que determinado instituto e pesquisas internas do PT deram uma diferença de dez pontos para a candidata petista. Espero que tenham ficado ruborizados. Pedir-lhes desculpas em público seria esperar atitudes democráticas e civilizadas, que não fazem parte do DNA dessa gente.
Nosso amigo alerta que estamos apenas no começo do segundo turno e que parte do eleitorado ainda está se movimentando. De acordo com suas pesquisas qualitativas, “5% dos eleitores que ainda estão com Dilma dão sinais claros de que pretendem mudar de opinião e começam a se movimentar em direção à candidatura de José Serra”.
Segundo ele, só isto já anulará a vantagem apontada pelo Datafolha, em favor de Dilma. Ele tem razão. Pelos números do Datafolha, basta que 3,5% do eleitorado mude de voto, para que a vantagem de Dilma evapore.
Virada em Brasília
O otimismo do nosso amigo marqueteiro se baseia em mais dois fatos.
O primeiro é o resultado das pesquisas qualitativas sobre o programa televisivo dos dois candidatos. O de Serra está sendo muito bem aceito e mais bem avaliado do que o programa de Dilma. “Estamos no rumo certo,” acrescentou.
Mas o que nosso amigo está comemorando mesmo é a virada que já ocorreu em Brasília, onde Dilma ganhou de Serra, no primeiro turno. O Instituto Soma acaba de divulgar uma pesquisa sobre as intenções de votos no Distrito Federal. Eis os números:
Serra 47%
Dilma 37%
Esta virada se explica pelo fato de que em Brasília o eleitorado de Marina – que foi a mais votada no Distrito Federal - já migrou, de forma massiva, para a candidatura de Serra.
Nosso amigo marqueteiro sempre encerra nossas conversas pedindo que eu tenha os pés no chão, que a batalha está só no começo e que o adversário não pode ser subestimado.
Concordei sem pestanejar.
Aplicamos em Pitacos o FPC (Fator Pés no Chão), aquele deflator de entusiasmo que nos ajuda a não turvar nossas análises.
Convenhamos, no anoitecer deste sábado, o friozinho grassando, não há como deixar de comemorar as chances reais do nosso candidato vencer. Olhem bem, estamos brindando às chances, com os pés colados no chão.
(Tibério Canuto)
PS: Como estamos operando na Serra da Mantiqueira, onde o sinal da Internet é precário e lento, pedimos que os amigos pitaqueiros propaguem estas informações na Internet. Precisamos neutralizar a tentativa do lulopetismo e de suas correias de transmissão de criar um clima de que Dilma “Já ganhou”. Lembrem-se de que eles fizeram isto no primeiro turno.
09/10/2010
2 comentários:
Essas pesquisas direcionadas já foram por água abaixo. Se vocês quiserem fazer um simulado de voto para o segundo turno espontâneo basta clicar no link: http://inquiete.com.br/.
O resultado é surpriendente.
Vamos ganhando voto dia após dia para o Serra! Será uma vitória sobre o ego inflado do Lula e sobre o partido que usa o estado para seus interesses ao invés dos interesses do Brasil.
Postar um comentário