Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Tiririca letrado


O Tiririca letrado

Por Guilherme Fiuza
Blog da Época

Tem muita gente zangada com o palhaço Tiririca, dizendo que ele avacalha a eleição. Pode ser. Mas tem palhaçada pior.


Tiririca, que mal sabe lidar com o idioma, estaria debochando da democracia com sua ignorância. Já Plínio de Arruda Sampaio, o presidenciável do PSOL, vem espalhando por aí sua ignorância letrada.

É mais nocivo.

Plínio tomou para si o papel de bobo da corte do capitalismo. Às vezes é até engraçado. O problema é que muita gente se confunde, e o leva a sério.

Como se viu no debate da TV Globo, o candidato do PSOL está se movendo numa raia, por assim dizer, sub-brizolista. Leonel Brizola ficou famoso por eleger e martelar bordões sonoros, como as famigeradas “perdas internacionais” – que viravam palavra de ordem sem significar nada.

Plínio repete a tática, propondo por exemplo que o Brasil deixe de pagar a dívida externa para resolver o déficit de saneamento básico.

Uma equação economicamente analfabeta, jogada no ar com a leveza de quem não tem chances de ser eleito.

Melhor seria se plataformas malucas viessem só do Tiririca, o palhaço de verdade.

Mas Plínio de Arruda Sampaio disfarça seu embuste com o verniz intelectual que a educação burguesa lhe deu, semeando voluntarismo e ignorância nas mentes jovens que ainda se impressionam com sua retórica.

A dívida externa já foi um problema grave, quando o Brasil tinha o nome sujo na praça e os vencimentos a curto prazo bloqueavam todos os créditos.

Foi um drama financeiro, que o país levou muitos anos para superar, com planejamento e responsabilidade.

A bravata irresponsável de Plínio, advogando a volta ao calote, é uma palhaçada que não tem a menor graça.

O discurso de ruptura institucional do candidato do PSOL, com sua rebeldia juvenil (sic) contra o direito de propriedade, contra a imprensa e tudo o mais que siga a “ordem capitalista”, soa pitoresco como folclore.

Para piada política de gosto duvidoso, porém, já temos o Tiririca.

0 comentários: