Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 10 de maio de 2008

Exclusivo: Assessor de Álvaro Dias se oferece para depor na CPI

do Blog do Noblat

"Estou pronto para ir depor na CPI do Cartão Corporativo. Espero que me convoquem. Guardo o arquivo com o dossiê sobre despesas do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso que recebi de José Aparecido Nunes Pires. E qualquer perícia poderá comprovar que não adulterei o arquivo", acaba de me dizer por telefone André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias.

José Aparecido é funcionário da Secretária de Controle Interno da Casa Civil da presidência da República. Foi ele que vazou o dossiê para André, segundo apuraram a Polícia Federal e a Comissão de Sindicância montada pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, para investigar o episódio. José Aparecido nega que tenha vazado o dossiê. André confirma que recebeu o dossiê dele, sim.

"Foi no início de fevereiro último, a poucos dias da instalação da CPI Mista do Cartão", relembra André. "Havíamos trocado e-mails sobre coisas corriqueiras. Em um deles perguntei sobre o estado de saúde da mãe de José Aparecido, que está muito doente. Ele respondeu e perguntou se eu estaria em Brasília no fim de semana. Em um desses e-mails, ele anexou dois arquivos".

Um dos arquivos continha informações genéricas sobre controle de gastos. O outro, o dossiê. "José Aparecido não me deu nenhuma explicação para o fato de ter anexado os dois arquivos", afirma André. "O arquivo com o dossiê continha informações sobre gastos do governo de Fernando Henrique que depois foram publicadas pela imprensa. Repassei o arquivo para meu chefe, o senador Álvaro Dias".

Há uma particularidade no arquivo com o dossiê que André diz ter percebido logo de saída. "Havia pelo menos duas páginas do dossiê que estavam em branco. Em uma estava escrito: Eduardo Jorge. Em outra, Aloísio Nunes. É como se fossem páginas em construção", comenta André. Eduardo Jorge Caldas foi secretário-particular de Fernando Henrique. Aloísio, ministro da Justiça.


0 comentários: