Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 27 de setembro de 2009

Ahmadinejad: nova unidade nuclear é 'duro golpe' para Ocidente



AFP)
TEERÃ, Irã — O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, estimou neste sábado que o anúncio da construção, por Teerã, de uma nova instalação de enriquecimento de urânio constitui um "duro golpe" para as potências ocidentais, segundo a agência de imprensa Ilna.

"Este caso tomou tais proporções que agora pensamos que os ocidentais lamentam ter falado dele"
, disse Ahmadinejad à imprensa do Irã após voltar de Nova York, onde participou da Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Poderão continuar utilizando este assunto (contra o Irã) através dos meios de comunicação, mas isto constitui um duro golpe contra sua própria arrogância", declarou o presidente iraniano em referência aos Estados Unidos e a outras potências ocidentais.

Ahmadinejad afirmou que o presidente americano, Barack Obama, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, "admitiu os erros cometidos pelas administrações americanas precedentes".

"Obama reconheceu as críticas que o Irã havia formulado há 30 anos contra a ação da administração americana e isto é um acontecimento histórico", destacou o líder iraniano.

Pressionado pelas grandes potências para esclarecer a existência de uma segunda usina de enriquecimento de urânio, o Irã assegurou neste sábado que essa instalação será colocada sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com a qual fixará uma data para uma visita de inspeção.

"A nova instalação será mantida sob a supervisão da AIEA. Vamos enriquecer urânio em no máximo 5%", declarou Ali Akbar Salehi, chefe da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), desmentindo qualquer natureza "militar" da usina, que se junta à de Natanz (centro) e começará a funcionar "aproximadamente dentro de dois anos".

"Se a instalação for de natureza militar, como explicar que ficará sob a supervisão da AIEA?", perguntou.

"A usina fica localizada na estrada entre Teerã e Qom. A 100 quilômetros de Teerã, e posteriormente serão fornecidos maiores detalhes sobre a usina", acrescentou Salehi.


A medida foi elogiada pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para quem a decisão iraniana é "bem-vinda".

"Toda decisão do Irã de cumprir com as leis e regulamentos internacionais, em particular com a AIEA, é sempre bem-vinda", disse Clinton à imprensa.

Em uma declaração concedida à agência semioficial Fars, o chefe de gabinete do guia supremo, o aiatolá Mohammad Mohammadi Golpayegani, havia declarado antes que o novo complexo, que ainda se encontra em construção, estará em condições de funcionar "em breve".

Ahmadinejad afirmou que a nova instalação é "perfeitamente legal", enquanto que Estados Unidos, França e Grã-Bretanha instaram o Irã a revelar todas as suas atividades nucleares sob a ameaça de sanções.

O presidente norte-americano Barack Obama advertiu neste sábado que o Irã deverá provar as "intenções pacíficas" na reunião de Genebra de 1º de outubro com as potências mundiais do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha).


Sobre este encontro, Hillary Clinton disse esperar "que Teerã informe quais são suas intenções, para que possamos elaborar um cronograma sobre como proceder".

Em uma primeira reação relacionada à nova usina iraniana, Israel exigiu "uma resposta sem equívocos" por parte das grandes potências, declarou o ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman.

"As revelações sobre esta segunda usina de enriquecimento nuclear no Irã mostram sem a menor dúvida que esse país quer se dotar da arma atômica, e nós esperamos que no dia 1º de outubro seja dada uma resposta sem equívocos", disse Lieberman em declarações à rádio estatal israelense.

Paralelamente aos anúncios de Salehi, os Guardiães da Revolução, exército ideológico do regime iraniano, anunciaram que efetuarão a partir de domingo manobras que incluem lançamentos de mísseis "para manutenção e aperfeiçoamento" das capacidades de dissuasão das Forças Armadas.

"As forças aéreas dos Guardiães da Revolução iniciarão durante a manhã (domingo) manobras de defesa que incluem lançamentos de mísseis com o objetivo de realizar a manutenção e aperfeiçoar as capacidades de dissuasão das Forças Armadas do país", informou o Exército em um comunicado divulgado neste sábado pelas agências de notícias Isna e Fars.

"As revelações sobre esta segunda usina de enriquecimento nuclear no Irã mostram sem a menor dúvida que esse país quer se dotar da arma atômica, e nós esperamos que no dia 1º de outubro seja dada uma resposta sem equívocos", disse Lieberman em declarações à rádio estatal israelense. Aqui.


1 comentários:

Vitório Krausi disse...

VOCÊS ESTÃO VENDO QUE O NOSSO PRESIDENTE GOSTA MESMO É DOS DITADORES. ISSO PROVA QUE ELE ESTÁ, LENTAMEBNTE INTRODUZINDO A DITADURA AQUÍ NO BRASIL.

COISAS SIMPLES DEVEM SER OBSERVADAS:

1)JÁ NÃO SE PODE MAIS, NO BRASIL, VENDER BANANA NO MONTE, NEM MESMO SE O VENDEDOR JUNTAMENTE COM O COMPRADOR CONCORDAREM. QUALQUER NEGÓCIO QUE OS DOIS FIZEREM NAS BANANAS, FORA DA BALANÇA, COMETEM ILÍCITO E SÃO PUNIDOS, OS DOIS.

2) A ADMINISTRAÇÃO DESTE GOVERNO JÁ ESTÁ PROIBINDO AS ORAÇÕES E OS PEDIDOS AO CRIADOR OU A DEUS OU A UM SER SUPERIOR, MESMO QUE SEJA PRA PEDIR SOCORRO, QUANTO MAIS UMA MANIFESTAÇÃO DE FÉ. ("O NOSSO DITADOR É UM BARRABAS COM ESPÍRITO DE CÉSAR QUANDO ESTE ESTAVA ENCORPORADO DE FARAÓ").
(dois ítens que são soisas sutis e o povo não tá vendo. E tem muito mais coisas)

Além de os brasileiros não concordarem com a baderna que os terroristas estão fazendo dentro da Embaixada brasileira em Honduras, também estão querendo que as Foprças Armadas Brasileiras façam a mesma coisa aquí no Brasil.

Já passou da hora de as Forças Armadas Brasileiras fazerem uma limpeza na CASAGRANDE e dentro dos dois chiqueiros que ficam no CERRADO PLANALTINO.

E, agora, ficou fácil de saber o que o Exército Brasileiro pode fazer com o hóspede da CASAGRANDE, é juntar ele com o ZÉ-LAIA e manda-los pra Venezuela. Pra Cuba não dá , pois o anfitrião lá está na ditosa velhice.

Nos países comunistas, só tem direito à Ditosa Velhice, o Ditador e a mãe dele.

Parabéns às Forças Armadas de Honduras que garantiu a constituição de Honduras e a ordem e combateu a CORRUPÇÃO e os ATOS SECRETOS HONDURENHOS.

Só faltam,agora, As Forças Armadas Brasileiras seguirem o exemplo das Forças Armadas de Honduras.

GENERALLLL HEELLEEEEEEEEEENNOOOOOO