Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Primeiro turno: O Datafolha errou absolutamente tudo. Fora da margem de erro. Isto num nível de confiança divulgado de 95%. Isso foi há 3 dias das eleições. Praticamente na boca de urna.

Uma análise do Datafolha


No dia 30 de setembro do corrente ano da Graça de Nosso Senhor, o Instituto Datafolha apresentava pesquisa com a candidata petista Dilma Rousseff (PT) com 52% dos votos válidos, contra 48% da soma dos demais.

A margem de erro da pesquisa era de dois pontos.

A propósito, na pesquisa geral, ela aparecia com 47%, contra 28% dos votos de José Serra.

Marina Silva, do Partido Verde, aparecia com parcos 14%.


Isso foi há 3 dias das eleições. Praticamente na boca de urna. O Datafolha errou absolutamente tudo. Fora da margem de erro. Isto num nível de confiança divulgado de 95%.



No resultado final, Dilma chegou a 46,9% dos votos válidos. Sejamos generosos e arredondemos para 47%. Basicamente, cinco pontos há menos do que o anunciado pelo Datafolha.

José Serra chegou a 32,6%. Quatro pontos (se eu fosse generoso com o tucano diria que foram quase cinco, contando o 0,6, mas fiquemos só com quatro mesmo) a mais do que o anunciado pelo Datafolha.

E Marina Silva chegou a 19,3, com mais 5 pontos do que o Datafolha dava pra ela.


Relembro que estes erros de prognóstico gigantescos foram cometidos pelo instituto que mais se aproximou de apontar o segundo turno, que aparecia como hipótese no limite de sua margem de erro.

Quanto aos demais, chega a ser covardia comentar.


Hoje, o Datafolha apresentou pesquisa em que Dilma aparece com 50% dos votos contra 40% de José Serra.

Apliquemos a “margem de erro real”, aquela que efetivamente se apresentou na urna em relação a Dilma e Serra, não a anunciada dos dois pontos que pesquisa sim e outra também tem fatalmente fugido da margem de confiança.

Cinco pontos a menos para Dilma e ela vem para 45%.

Quatro pontos a mais para Serra e o tucano chega a 44%.

Rigorosíssimo empate.

Um pontinho.


Curiosamente, todos os jornalistas bem informados do país informam que os trackings tucanos e petistas apontam exatamente isto: um empate.


E acho que com isso resumi a ópera. Agora falemos das flores que é mais interessante.


PS: Usei como base a pesquisa de três dias antes da eleição porque sou um menino generoso com o Datafolha. Fosse uma pesquisa de uma semana e dois dias antes da eleição e a margem de erro do instituto aumentaria muito.

Então, à luta valentes!

A vitória está ao alcance das mãos.

Basta acreditar.

Como diria o líder comuna chinês Mao Tsé Tung:
OUSAR LUTAR! OUSAR VENCER!

22 de outubro de 2010


0 comentários: