Mensaje de Yoani Sánchez a ceremonia de premios "María Moors Cabot" en la Universidad de Columbia.
O livro “De Cuba, com carinho”, da blogueira Yoani Sánchez, acaba de ser lançado no Brasil pela Editora Contexto.
O livro é uma coletânea de posts do seu blog Generación Y, que trata do cotidiano da autora, que mora em Cuba com o seu marido e filho.
A tradução conta com uma introdução para o público brasileiro escrita por Sánchez e com notas ao final de cada página.
Sánchez ficou conhecida no mundo inteiro após seu blog ser escolhido como o melhor do mundo pelo concurso The Borbs em 2008. A cubana foi eleita também uma das cem pessoas mais importantes de 2008 pela revista Time.
Tamanho reconhecimento internacional leva problemas a Sánchez dentro da ilha. Em abril deste ano, a blogueira foi acusada de provocar a administração cubana.
Em outras oportunidades, como quando recebeu o prêmio The Borbs, ela não foi autorizada a sair do país para recebê-lo.
1 comentários:
Vítima ou farsa???
http://www.heitordepaola.com.br/
Será lançado hoje, no Auditório d’O Globo, o livro De Cuba com Carinho, de Yoani (ou Yoanis) Sánchez, a ‘superblogueira’ cubana que consegue burlar todas as diretivas do Partido Comunista Cubano quanto ao uso da Internet. Consegue mesmo? É autêntica a moça? Ou não passa de uma impostora e seu blog Generación Y de um embuste genialmente montado pelo aparelho de desinformação da DGI - Dirección General de Investigaciones - o KGB cubano?
...
Não é ao menos estranho que um regime que faz o que bem entende com os opositores, conta com quase total apoio internacional inconteste para prender, matar, raramente exilar qualquer um dos cidadãos, que tem leis estritas sobre o uso da internet, proíbe computadores pessoais, principalmente laptops e notebooks, permita que esta moça continue impunemente comandando um blog oposicionista?
...
Segundo levantamento feito pelo site de oposição NOTICUBA, Yoanis vive em Nuevo Vedado numa confortável residência com telefone e serviço de internet, única cubana com liberdades para utilizar o serviço de internet sem interrupções, e que jamais foi objeto de perseguição ou maltrato e muito menos detida, pelo que desconhecem o porquê de sua presença como opositora.
...
Não existe nesta maldita história escrita com o sangue dos mártires há cinqüenta anos, nenhum FATO semelhante ao desta blogueira que tivesse ficado impune. A forma arrogante como ela refere ter deixado a delegacia quando foi intimada “apenas” para ser notificada de que não poderia realizar o encontro dos blogs é por si só, um fato alarmante. Não se conhece um só opositor que tivesse sido tão desaforado com os interrogadores e que não tivesse – no mínimo – levado uns bofetões de arrancar os dentes e em seguida jogado no calabouço da Villa Marista. Mas Yoani disse o que quis e saiu ilesa, inclusive saudada pela rede inteira como “heroína”. Agora afronta ninguém menos que a filha do ditador hereditário substituto e não passa nada?
http://www.heitordepaola.com.br/
30 de Outubro de 2009 10:57
Postar um comentário