Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 11 de outubro de 2009

«Fraude generalizada» nas eleições afegãs, diz o chefe de missão da ONU

Chefe de missão da ONU reconhece «fraude generalizada» nas eleições afegãs

O chefe da missão das Nações Unidas no Afeganistão reconheceu, este domingo, que se registou uma «fraude generalizada» nas eleições presidenciais de Agosto mas recusou dar detalhes.



Kai Eide compareceu perante os jornalistas para responder a acusações do seu antigo adjunto, Peter Galbraith, segundo as quais o diplomata norueguês tentou encobrir as provas da fraude maciça alegadamente cometidas em nome do Presidente Hamid Karzai nas eleições do dia 20 de Agosto.

«É verdade que num certo número de assembleias de voto no sul e no sudeste, houve fraudes consideráveis, mas não só aí», afirmou o diplomata norueguês na conferência de imprensa.

«A extensão das fraudes está a ser determinada», acrescentou, referindo que o processo eleitoral «foi difícil, com muitos problemas».

Observadores afegãos e internacionais assinalaram numerosas irregularidades, a maioria das quais cometidas em benefício de Hamid Karzai, que se candidatou a um novo mandato.

Segundo os resultados preliminares do escrutínio, Karzai está à frente, com perto de 55 por cento dos votos, estando o seu rival, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Abdullah Abdullah, com menos de 28 por cento.

Os resultados definitivos, após a conclusão do exame de boletins de voto suspeitos de serem fraudulentos, deverão ser anunciados nos próximos dias.

1 comentários:

Mujahdin Cucaracha disse...

Deve ser o próximo "convidado" por Stalinácio a visitar "eçepaíz"!