Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Coreia do Norte disparou cinco mísseis de curto alcance na sua costa leste

Coreia do Norte dispara cinco mísseis e proíbe navegação

Reuters/Brasil Online



SEUL - A Coreia do Norte disparou cinco mísseis de curto alcance na sua costa leste e proibiu a navegação na zona entre os dias 10 e 20 de outubro, disse nesta segunda-feira uma fonte governamental à agência sul-coreana de notícias Yonhap.

As autoridades sul-coreanas ainda não se manifestaram formalmente.

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, reagiu aos relatos sobre os lançamentos de mísseis e disse que país continuará a trabalhar procurando uma península coreana livre de armas nucleares.

Ela afirmou que os Estados Unidos e seus aliados tentavam demonstrar à Coreia do Norte que a comunidade internacional não aceitará a continuidade de seu programa nuclear.

Os últimos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte ocorreram há cerca de três meses. O regime comunista diz estar preparado para retomar as negociações multilaterais sobre o seu programa nuclear, mas insiste que antes ocorra um diálogo direto com os Estados Unidos.

Não ficou claro se se trataram de exercícios militares de rotina, mas eles coincidem com relatos de que os Estados Unidos poderiam enviar seu porta-aviões USS George Washington para o porto sul-coreano de Busan na terça-feira.

O recluso regime norte-coreano tem centenas de mísseis de curto alcance, com capacidade de atingir a capital sul-coreana, Seul, e sua ampla região metropolitana, onde vivem 25 milhões de pessoas.

Leia mais.


0 comentários: