Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Atual legislatura é “muito medíocre”, diz Jarbas

Senador do PMDB pernambucano critica Congresso por crise administrativa e falta de transparência e aponta 2009 como um “ano perdido”




Um dos fundadores do PMDB, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) demonstra descrença sobre possíveis avanços do Congresso no campo da ética. Finalista na categoria especial “Combate à corrupção” da quarta edição do Prêmio Congresso em Foco, Jarbas disse que o ano de 2009, marcado no Senado por escândalos como o dos atos administrativos secretos, foi um ano perdido para o Parlamento brasileiro.

“Este é um ano perdido. Não acredito que o Congresso encontre uma agenda positiva, sobretudo em ano eleitoral”, disse o senador, considerado um dos dissidentes do PMDB por se contrapor ao governo, do qual o partido é o principal aliado no Senado. “A gente teve uma legislatura muito medíocre.”

Para Jarbas, o ano eleitoral será “ainda mais medíocre”, uma vez que as “sequelas” da crise que abalou o Senado por meses, tendo como protagonista o próprio presidente da instituição, José Sarney (PMDB-AP), ainda fazem efeito.

“Sarney continua presidindo como se nada estivesse acontecendo”, diz o senador pernambucano, para quem as mudanças administrativas em curso na Casa, segundo o estudo encomendado à Fundação Getúlio Vargas, não são satisfatórias.


Transparência pela metade


“Acho que a reforma administrativa se arrasta. As duas Casas, Câmara e Senado, só tomaram medidas moralizadoras só depois das denúncias”, completou o senador, quando lembrado sobre o escândalo da farra das passagens, série de reportagens do Congresso em Foco publicada no primeiro semestre.

“As duas Casas ainda pecam pela ausência de transparência, que devia ser total e completa. Evitaria que matérias como as do Congresso em Foco precisassem ser publicadas. O volume das denúncias foi tão grande que a transparência teve de aparecer, mas mesmo assim pela metade”, completou o parlamentar, para quem o Prêmio Congresso em Foco é um “estímulo do reconhecimento do trabalho”.

“O Prêmio Congresso em Foco é uma coisa importante, porque destaca aqueles que fizeram um bom trabalho”, disse o senador pernambucano. Ele é um dos cinco parlamentares que, na avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso, mais se destacaram na promoção da Justiça e no combate à corrupção este ano (leia mais).

Jarbas lamentou que o esforço de alguns esbarre nos desmandos praticados por outros, o que traria um clima de “perplexidade e mediocridade” no Parlamento.


“Ao mesmo tempo, as coisas não andam de forma satisfatória.
É aí que vem a frustração.”

0 comentários: