Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 11 de outubro de 2009

Diálogo entre Zelaya e governo golpista suspenso

As negociações entre o presidente deposto das Honduras, Manuel Zelaya, e os representantes do governo golpista foram, este sábado, suspensas por três dias, prolongando o clima de incerteza no país, que sofreu um golpe de Estado a 28 de Junho.


Os representantes das duas partes acordaram voltar a reunir-se terça-feira, dois dias antes do prazo estipulado por Zelaya para a conclusão das negociações.

Os negociadores afirmaram que avançaram em cerca de 60 por cento dos pontos em discussão, mas ainda não tinham alcançado um acordo sobre o regresso ao poder de Manuel Zelaya, até agora rejeitado pelo governo golpista.

Este ponto era a peça central da proposta do acordo de San José, apresentado em Julho passado pelo presidente da Costa Rica Oscar Arias, e que tem sido a base para as negociações.

O acordo prevê ainda a formação de um governo de unidade nacional e uma amnistia para os crimes políticos cometidos antes e depois do golpe de Estado.

«Neste momento, ainda não existe amnistia», precisou o presidente em funções, Roberto Micheletti, sobre este último ponto das negociações, admitindo, no entanto, estar «satisfeito» com os primeiros frutos do diálogo.

«O dia de terça-feira será decisivo. Esperamos que exista alguma coisa para anunciar quarta-feira», declarou uma fonte diplomática próxima das negociações, citado pela agência noticiosa France Press. Aqui.

0 comentários: