Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Stedile chama Lula de "mal informado" por classificar de vandalismo ação do MST



O líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) João Pedro Stedile afirmou que o movimento não perdeu o foco, que condena todo o tipo de "vandalismo" e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "mal informado" por ter classificado de "vandalismo" a ação do movimento numa área de plantação de laranja no interior de São Paulo, informa reportagem de Eduardo Scolese, publicada nesta segunda-feira pela Folha.

"Nós também condenamos o vandalismo. Usar 713 milhões de litros de venenos agrícolas por ano, que degradam o meio ambiente, também é vandalismo.

Nesse caso, o presidente está mal informado, pois as famílias acampadas nos disseram que não roubaram, não depredaram nada.

Depois da saída deles e antes da entrada da imprensa, o ambiente foi preparado para produzir imagens de impacto.

Propomos que uma comissão independente investigue a verdade", disse.

Stedile ainda minimizou a derrubada dos pés de laranja na área da Cutrale, pois, segundo ele, a produção seria destinada à exportação, e não para a mesa dos brasileiros.

"Cerca de 98% da produção de suco no pais é exportada. Esse suco não vai para a mesa dos pobres, com ou sem Bolsa Família. Já o nosso modelo para a agricultura brasileira quer assegurar produção de alimentos, a geração de emprego e renda no meio rural.

Queremos produzir comida e, inclusive, suco de laranja para chegar à mesa de todo o povo brasileiro. Não para o mercado externo.

Mesmo assim, a área de exploração da laranja [no país] diminuiu em 400 mil hectares nesses dez anos, pela exploração que a Cutrale impõe aos agricultores."

Leia a reportagem completa na Folha

1 comentários:

Airton Leitão disse...

"Queremos produzir comida e, inclusive, suco de laranja para chegar à mesa de todo o povo brasileiro. Não para o mercado externo".

Olha a declaração desse indivíduo! Um país vive também de exportação de seus produtos, pois há geração de empregos e de divisas, que por sua vez geram impostos.
Aliás, onde é que esse representante dos sem-terra utiliza sua enxada? Onde fica seu assentamento? Ou ele também quer ser assentado.
FALA SÉRIO!!!