Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

No 7 de setembro, protestos pelo Brasil pedem 'Fora Sarney'

Manifestantes foram à Esplanada dos Ministérios
protestar contra Sarney


Manifestantes romperam barreira de segurança e protestaram
contra presidente do Senado em Brasília

O fim do desfile do 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi marcado por um protesto contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Cerca de 100 manifestantes com gritos de "Fora, Sarney" e portando faixas e cartazes, romperam a barreira de segurança e chegaram perto do palanque principal, onde estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em sua maioria estudantes, o grupo chegou a enfrentar os policiais e permaneceu no local até o fim do desfile. José Sarney não compareceu ao evento. O protesto não chegou a interferir no desfile.

Manifestações contra Sarney marcam o 7 de Setembro


Em Brasília, São Paulo e no Recife, as comemorações Na Esplanada dos Ministérios, cerca de 150 manifestantes, de acordo com a Polícia Militar, romperam uma das grades de segurança, invadiram o gramado e conseguiram chegar a menos de cem metros do palanque onde estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Eles cobravam a saída de Sarney da presidência do Senado.

"Sou brasileiro, sou patriota, mas eu não sou idiota", gritavam os manifestantes, em sua maioria estudantes de escolas secundárias e da Universidade de Brasília (UnB).

Com as caras pintadas e narizes de palhaço, muitos carregavam cartazes e faixas com frases de efeito. Sarney não compareceu ao desfile para, segundo sua assessoria, descansar em São Luís (MA).

O estudante de Ciência Política da UnB Raul Cardoso afirmou que foi empurrado por um policial militar e houve conflito entre manifestantes e alguns policiais.

Os cerca de 50 manifestantes derrubaram uma das grandes de segurança e ficaram atrás de arquibancadas, mas ainda distante da tribuna de honra, onde estavam as autoridades.

Eles cantaram o Hino Nacional e gritaram pedindo a saída do Sarney.

Os estudantes usaram um cartão vermelho como símbolo do movimento, a exemplo do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). No último dia 25, Suplicy mostrou um cartão vermelho para Sarney, que estava ausente da sessão, e pediu que o senador renunciasse ao cargo de presidente da Casa.

- O movimento não tem vinculação partidária. A gente só quer mostrar nossa indignação contra o Senado.

O Sarney é um representante simbólico, mas a luta é contra todo Senado.

JB

Independência em 2010

A Independência da Corrupção será no

dia 03 de outubro de 2010.

Fora CorruPTos!

Mude o Brasil com apenas um dedo limpo.

Fora Sarney!!!!!

Seg, 07/09/09 14:55 , almanakut@estadao.com.br

0 comentários: