Por rivadavia rosa
segundo Gramsci (Antonio Gramsci - 1891-1937) –– inconformado com a influência da Igreja Católica sobre a sociedade de seu tempo (italiana) se dispôs a fazer do marxismo algo parecido que para ele deveria inculcar a doutrina marxista na alma dos homens. Com esse desiderato fundado no ressentimento e espírito de vingança o tema da educação se converteu em leitmotiv de sua doutrina.
-aplicada especialmente na educação dos jovens que ainda não desenvolveram o sentido crítico, são facilmente manipuláveis pelo ideólogos, e preparados-formados insidiosamente para o comunismo, e isso, de maneira silenciosa e permanentemente, substituindo na mente dos jovens todos os valores que lhe foram ensinados por seus pais e apreendido na convivência social, desmontando ‘peça por peça’, através da mentira, das meias verdades, dos sofismas, da propagando do Estado-partido, e até de uma ‘nova história pátria’ (‘o país não tem heróis’) com novos eventos em que os heróis são substituídos por figuras que pouco a pouco vão substituindo os santos cristãos pelos ‘mártires revolucionários’.
-NA SUA CONCEPÇÃO - o Estado é composto por aparelhos dominantes repressivos, tendo em vista que esta instituição política é detentora de forças coercitivas como o exército, a polícia, a magistratura e de uma estrutura burocrática que elabora a legislação e garante sua aplicação. Essas instituições estatais, juntamente com as escolas, igrejas, partidos políticos, meios de comunicação, etc.
(denominados aparelhos ideológicos), asseguram o exercício da hegemonia de uma classe social. Nesse contexto, a luta ideológica enquanto uma das dimensões da filosofia da praxis, pensada estrategicamente pelos intelectuais (orgânicos) supostamente da classe operária é o caminho para quebrar o bloco ideológico da burguesia e constituir um novo bloco histórico.
-A ideologia tem um papel fundamental na construção da hegemonia, ou seja, na produção de uma consciência que assegura a adesão e o consentimento das grandes massas.
Estará tudo ‘dominado’ quando a hegemonia se efetivar ‘produzindo’ uma consciência (de classe) que assegure a adesão e o consentimento das grandes massas (inconscientemente).
Esse é o resumo do Don Antonio.
0 comentários:
Postar um comentário