Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mensalão: Lula aceita prestar depoimento como testemunha de defesa de Dirceu

Por Luiza Damé

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou prestar depoimento como testemunha de defesa do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu (PT-SP), no processo do mensalão.

Mas o depoimento será feito por escrito, conforme estabelece um decreto-lei de 1941.

A resposta de Lula será encaminhada à juíza Pollyana Kelly Martins Alves, da 12ª Vara Federal de Brasília, que está ouvindo testemunhas por delegação do relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ofício da juíza informando que Lula foi arrolado como testemunha de Dirceu deu entrada na Presidência no dia 18 de agosto.

Na correspondência, ela indaga se e como o presidente se manifestaria, além de sugerir que o depoimento fosse prestado no período de 14 de setembro a 30 de outubro deste ano.

Na resposta, Lula manifestará a disposição de prestar os esclarecimentos que a Justiça considerar necessário.
Até quinta-feira, somente esse convite havia chegado à Presidência, embora os ex-deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ) e José Janene (PP-PR) também tenham indicado Lula como testemunha de defesa.

Dirceu, Jefferson e Janene são réus no processo do mensalão, aberto pelo STF em 2007, envolvendo no total 40 pessoas.
Como há 150 testemunhas arroladas, Joaquim Barbosa delegou para juízes primeira instância da Justiça Federal a instrução do processo, que inclui os depoimentos.

1 comentários:

Anônimo disse...

É CLARO QUE ELE VAI FAZER DEFESA DE DIRCEU,SENÃO DIRCEUZINHO ABRE O BICO E AÍ A COISA FICA FEIA,OU ALQUEM ACREDITA QUE LULA NÃO SABIA DE NADA?