Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Computadores apreendidos das Farc mostrariam envolvimento recente com Chávez

O presidente Hugo Chávez vem fazendo constantes declarações
de que seu governo não se relaciona com as Farc./ Foto: AFP

CARACAS - Apesar das repetidas negativas do presidente Hugo Chávez, agentes do Estado venezuelano continuam a apoiar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Como mostra reportagem publicada na edição desta segunda-feira do GLOBO, esses agentes ajudam os guerrilheiros a conseguir armas e até obter carteiras de identidade para que eles circulem livremente por todo o território da Venezuela.

A informação foi descoberta em computadores dos rebeldes apreendidos nos últimos meses e avaliados por agências de inteligência ocidentais.

O "New York Times" obteve uma cópia do material encontrado, sob análise de uma das agências.

O material mostra colaborações detalhadas entre a guerrilha colombiana e militares de alta patente e membros dos serviço de inteligência da Venezuela. As evidências contrariam Chávez, que vem fazendo constantes declarações de que seu governo não se relaciona com as Farc.

MILITAR COLOMBIANO observa a entrada de bunker das Farc, durante uma operação recente/foto: AFP

- Nós não os protegemos - disse o presidente em julho.

As novas provas chegam num momento ruim da relação entre Venezuela e Colômbia. Em julho, Chávez interrompeu os laços diplomáticos, em resposta às declarações do governo colombiano de que os lança-mísseis suecos vendidos à Venezuela acabaram nas mãos das Farc. A reação venezuelana foi alimentada também pelos planos da Colômbia de aumentar a presença de militares americanos em seu território.

0 comentários: