Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Durma com um barulho desse, seu zé mané.

O ex-maquinista da máquina do tempo

Surpresinha. A coluna de Zé Sarney na Folha começa falando de "arte da política". Aleluia, pensei, o cara resolveu botar tudo pra fora. Fui em frente...

Zé capricha. Cita Aristóteles, conde Afonso Celso, Lênin, a Revolução Francesa... e até Hitler. Mas nada das tramóias dos atos secretos, do namorado da netinha, das maracutaias na Fundação Sarney, das dívidas da Globo Maranhão, de Lula, Renan Calheiros, Edson Lobão e outras arraias miúdas com que ele manipula a "máquina do tempo".

Opa, pare aqui e anote essa definição reveladora do Zé para o significado de política: "a arte de gerir a máquina do tempo". Bonito... e preocupante.

Num surto de megalomania, cheguei a pensar que a pressão desse blog, entre tantos outros, tinha ajudado a abrir o coração de Zé e as palavras que ele castiga na sua coluninha magra da Folha.

Qual o quê!

Melancolicamente, a coluna caminha para os finalmentes com Zé reclamando, sempre de forma enviesada, naquelas intermináveis orações subordinadas adverbiais, do "tsunami avassalador da internet". Segundo ele, a internet significa "o fim dos direitos individuais". Ué, não é o contrário? Aqui não seria o lugar onde indivíduos, não apenas os famosos ou barões da mídia, tem o direito a se expressar?

É meu, caro, Zé... você deve morrer de saudades de quando você- que é dono da Globo Maranhão, dos principais jornais e rádios naquele estado que você deixou com o pior IDH do Brasil- só falava e nunca ouvia ninguém.

Situação capturada com a maestria de sempre por Angeli na mesma da Folha (reproduzido acima).

Aqui na internet, Zé, o tsunami dura 24 horas por dia, sete dias por semana. Não tem dono, nem depende de boa vontade de editor a mando de coroné. Durma com um barulho desse, seu zé mané.

Escrito por Marcelo Tas

1 comentários:

Rafael Ávila disse...

hahaha.
Gostei do seu artigo. Ainda bem que os veículos alternativos na internet estão crescendo de forma livre. Me refiro ao youtube, blogs diversos, myspaces...Porque os grandes portais continuavam a fazer a mesma coisa das mídias tradicionais, comunicação sem interatividade. Agora estão mudando, senão iriam morrer.

A internet veio dar a nós o direito de resposta (interatividade). Eu sempre achei meio irresponsável uma pessoa emitir opnião sobre uma notícia em um veículo que não permitisse direito de resposta. Nesse caso, a mesma deveria ser imparcial.