Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Zelaya espera a cavalaria americana



Na embaixada brasileira, Zelaya espera a cavalaria americana

Cada vez com menos tempo, Manuel Zelaya volta a apostar no impacto de mais um aperto americano na política de vistos contra o governo interino.

Foi o próprio presidente deposto que anunciou, em entrevista coletiva agora à noite aqui na embaixada, que os EUA “suspenderam hoje mesmo [segunda-feira] mais vistos contra membros do governo de facto”. Segundo ele, são “membros muito próximos, vários tipos de pessoas”, informação que pude confirmar com outras fontes.

Não será a primeira vez que os EUA adotarão medidas em sua política de entrada para hondurenhos _a embaixada aqui deixou inclusive de emitir novos vistos, e a filha de Roberto Micheletti foi expulsa de lá.



Já no comunicado em que anuncia que as negociações estão “bloqueadas”, Zelaya volta a acusar Micheletti de usar o diálogo para “manobras dilatórias” e volta a pedir o pronunciamento da OEA, embora esse organismo já tenha feito praticamente de tudo, de suspender Honduras a instalar a atual mesa de negociação, com resultados pífios até agora.

O certo é que o tempo passa, as eleições de novembro se aproximam, e a embaixada brasileira fica cada vez mais parecida a uma casa-escritório de Zelaya, que não vem dando sinais de que quer ir a nenhuma outra parte enquanto o impasse não se resolve. Amanhã, o presidente deposto completará um mês aqui.


0 comentários: