Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

É a marvada da memória que me atrapaia…



Por Reinaldo Azevedo
Por Chico de Gois, no Globo Online.
Comento:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu várias gafes durante a posse do novo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, nesta terça-feira. Em três oportunidades, Lula chamou o ex-ministro Mangabeira Unger de Gabeira. Em seguida, ao se dirigir a Pinheiro Guimarães, chamou-o de Mangabeira. Por fim, chamou o novo ministro de Salomão.



Mangabeira ocupava o ministério até a sua saída em junho para voltar a lecionar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos . Desde então, a pasta vinha sendo ocupada interinamente por Daniel Vargas.

- O Gabeira não está aqui, está, certamente, em Chicago, porque ele voltou para a universidade, senão ele perderia a titularidade dele na escola - afirmou Lula, confundindo o nome do ex-ministro com o do deputado federal pelo PV que não pode entrar nos Estados Unidos por ter participado do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick há 40 anos.


O ídolo de Chávez

Depois das gafes, Lula revelou que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é um fã de Pinheiro Guimarães.

- Ele é o guru do Chávez - disse, lembrando que em diversas vezes o venezuelano pergunta pelo autor de “500 Anos de Periferia”.




Críticas ao Estado mínimo

Durante a posse, Lula também disse que não é possível um país sobreviver com um Estado mínimo. O presidente defendeu a secretaria, criada a pedido do vice-presidente José Alencar, do PRB, partido que indicou o novo ministro. Ele afirmou que um país não pode ser pensado apenas de quatro em quatro anos, quando se troca de presidente. Para ele, desta forma, um país não pode dar certo.

- É preciso pensar concretamente as coisas que nós precisamos fazer para tornar o Brasil moderno, tornar o Brasil avançado, sem aquela concepção atrasada de que o estado não tem um papel a cumprir no país - disse, completando:



- Se tem uma coisa extraordinária que esta crise econômica permitiu que aqueles que têm olhos, mas não queriam enxergar, passassem a enxergar é que não é possível um país sobreviver se o estado for débil e fraco, e o mercado, forte.

Porque tem coisas que o mercado não sabe fazer, e tem coisas que o mercado não quer fazer.

De acordo com Lula, entre as tarefas que o novo ministro enfrentará será repensar a Amazônia.

- A questão da Amazônia não está muito bem pensada e elaborada. Nós não pensamos ainda uma doutrina sobre a utilização da Amazônia. Nós temos paixões pela Amazônia. Cada um de seu jeito - sentenciou, embora Mangabeira tenha apresentado diversas propostas para o governo e ter sido escolhido para coordenar o Plano Amazônia Sustentável (PAS).



O presidente estimou que no ritmo em que o país vai, em 2016 será a quinta maior economia do mundo, com possibilidade de se tornar a quarta, por conta do petróleo encontrado no pré-sal, por exemplo.

Celso Amorim se emociona na posse


O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, emocionou-se ao falar do amigo e ex-secretário-geral do Itamaraty. Segundo ele, Guimarães é um vanguardista que “ousou pensar no Brasil” quando isso “não era moda”.

- O embaixador Samuel ousou pensar no Brasil em um momento que não era moda - afirmou Amorim.

Segundo ele, na época, as expectativas estavam depositadas sobre a “mão oculta do mercado”. Amorim se refere ao fato de Guimarães ser apontado como um dos principais idealizadores da política econômica externa do atual governo.

Antônio Patriota substituirá Pinheiro Guimarães




O embaixador foi empossado no novo cargo a dez dias de completar 70 anos. Se ele continuasse como secretário-geral do Itamaraty seria aposentado compulsoriamente. Para o lugar de Pinheiro Guimarães na secretaria-geral deverá ser nomeado Antônio Patriota. (foto)

Patriota é atualmente o embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A posse de Pinheiro Guimarães gerou a visita de vários embaixadores que estão no exterior. O atual embaixador do Brasil na Argentina, Mauro Vieira, deve ser nomeado o representante brasileiro em Washington.

Apontado como intelectual e estrategista, Pinheiro Guimarães optou por um discurso objetivo e direto ao tomar posse.

- Eu espero poder corresponder a essa confiança. A minha tarefa é difícil e ampla, mas me dedicarei para realizar. Eu espero que a secretaria possa colaborar com cada uma na execução desses temas estratégicos - disse.

Nacionalista, Pinhe iro Guimarães combateu a Alca, tentativa de criação pelos Estados Unidos de um mercado comum nas Américas, que para ele significava a renúncia brasileira à soberania. Autor de mais de uma dezena de livros, foi eleito Intelectual do Ano em 2006 pela União Brasileira de Escritores.

A cerimônia de posse foi realizada no Itamaraty com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, embaixadores, diplomatas, militares e parlamentares.

Comento



Tinham pensando em chamar a Vanusa para cantar o Hino Nacional.

Mas, na última hora, desistiram da idéia.

Pena!

0 comentários: