Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 11 de abril de 2008

“Tarso faz apologia ao Estado policial”

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), reagiu nesta sexta-feira às declarações do ministro Tarso Genro (Justiça) favoráveis à elaboração de bancos de dados para levantar informações sobre despesas realizadas com recursos públicos.

Segundo o tucano, o ministro fez "apologia ao Estado policial" em um "pensamento autoritário" ao defender o dossiê contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"Elaborar dossiê, com dados pinçados para atingir adversários políticos, para o ministro, não constitui crime. Não é só correto, como necessário, diz ele, numa defesa sem peso da prática da delação, da espionagem e da perseguição política. É a apologia do Estado policial", disse.

Segundo o senador, a tentativa de Tarso "dirigir e limitar o trabalho investigativo da Polícia Federal" merece "repulsa". O tucano defende que a PF investigue tanto o vazamento de informações da Casa Civil que deu origem ao dossiê, quanto o responsável pela sua confecção.

"Os dados não são sigilosos, como afirma o Palácio do Planalto? Então, compilar dados sigilosos, para fins políticos, não é crime? Nas confusas declarações, o próprio ministro admite que é, ao dizer que quem fez o dossiê poderia ser co-autor no crime de vazamento", completa o líder. Mais aqui.

por Gabriela Guerreiro, na Folha Online

“Não surpreende que o político Tarso Genro faça uma declaração desta, só que ele é Ministro da Justiça e, como tal, tem de agir com moralidade e impessoalidade porque é assim que determina a Constituição". “Vamos exigir que ele apresente explicações ao Congresso porque o Brasil é uma democracia e não um Estado policial".

Rodrigo Maia,presidente do Democratas

0 comentários: