Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 12 de abril de 2008

A idéia de um terceiro mandato consecutivo para Lula volta a circular em Brasília...

O presidente já disse que isso é brincar com a democracia. Mas, pelo jeito seus amigos e aliados precisam receber dele uma mensagem ainda mais enfática.


TENTAÇÃO MESSIÂNICA

Lula diante dos espectros de Fidel e Chávez: para a esquerda, a chegada ao poder é o fim da história. Então, por que deixá-lo?

É uma idéia estapafúrdia que, volta e meia, reaparece no noticiário político, oriunda do baú dos ideólogos da esquerda marxista e dos parlamentares fisiologistas de qualquer espectro – a de mudar a Constituição brasileira e permitir que o presidente Lula possa concorrer a um terceiro mandato em 2010.

Na visão obtusa e esquemática dos ideólogos, a justificativa é que a chegada de um ex-operário ao Planalto representaria o "fim da história", com o povo instalado no poder, e, então, para que fazer eleições?

É Lula lá até quando a biologia permitir...

Nessa visão, a saída de Lula significaria, assim, um retrocesso na marcha para o socialismo, sendo o terceiro mandato apenas uma etapa para, se tudo der certo, a manutenção vitalícia do companheiro na Presidência da República Popular do Brasil.

Na visão igualmente obtusa, mas pragmática, dos fisiologistas, dar ao presidente a possibilidade de ter mais um mandato consecutivo seria a forma de esticar a boquinha que eles e seus apadrinhados têm no atual governo.

Boquinha, não, bocarra.

Há, pelo menos, 10 000 petistas em cargos de confiança na administração federal. B

Roberto Stuckert Filho/Ag. O Globo
UÍSQUE E CANAPÉS
Amigos do rei, sindicalistas festejam a manutenção de imposto com coquetel regado a uísque 12 anos: vida longa ao rei


Boa parte deles são pelegos da república sindical – aquela gente que organizou dias atrás um convescote no Salão Negro do Congresso para comemorar o presentão que Lula lhe deu, ao vetar a fiscalização da dinheirama que os brasileiros que pagam impostos entregam aos cofres das centrais sindicais.

"Os dirigentes sindicais, na gestão petista, passaram a ocupar muitos postos-chave do governo", afirma o sociólogo Leôncio Martins Rodrigues.

"Uma vez instalados lá, não pensam mais em voltar para o trabalho na fábrica."

Esse é o caldo principal no qual é cozida a idéia de um terceiro mandato.

Ser dúbio nas questões que dizem respeito a seu futuro político, mesmo que imediato, é uma das marcas registradas de Lula. Ele sempre agiu assim.

Lula pode mudar de idéia se sua continuação no Planalto for "a vontade do povo"?

Devanir esteve com o presidente pelo menos quatro vezes desde que se começou a falar em terceiro mandato. Em nenhuma delas lhe foi pedido que abortasse a proposta.

A primeira foi em 6 de novembro do ano passado, no gabinete de Lula. Além dos dois, estavam presentes o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e o presidente do PT, Ricardo Berzoini.

Lula perguntou: "Que história é essa de terceiro mandato, Deva?".

Devanir explicou sua proposta.

Lula apenas sorriu e completou:

"É cada uma que me aparece...".

Depois, estiveram juntos no Ano-Novo. Devanir avisou que, no início do ano legislativo, apresentaria a proposta. Já neste ano, o deputado foi uma vez ao gabinete presidencial e outra ao Palácio da Alvorada. Relatou como andava seu projeto. De acordo com o que disse a colegas, Lula jamais pediu que ele desistisse, embora tampouco tenha dado apoio explícito.

"É lógico que se o Lula mandasse eu desistiria", disse o deputado a amigos.
É o velho instinto de Lula de novo em ação.

por Marcelo Carneiro e Otávio Cabral
Revista Veja

Comentário da Net

LULA... o Brasil é feito por muito mais gente do que políticos, como o ilustre presidente, que vem tirando proveito da situação brasileira.

Aliás, presidente, o Senhor também se aproveita dos dias turvos do nosso país...

O problema é que naquele tempo o senhor posava de mocinho...

A aurora chegou... a luz, hoje, expõe... o que é que nos trouxe aquele pau de arara de Garanhuns...!

Adão Nereu Barbosa - JUNDIAI / SP

0 comentários: