Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 12 de abril de 2008

Até quando a América Latina resistirá?

Economist

Até agora a contração do crédito nos EUA teve poucos efeitos na região, e com as commodities em alta alguns países até aceleraram o crescimento. Mas as tensões estão começando a surgir.


A economia da América Latina vive sua melhor fase desde a década de 1960.

Desde 2004 a média do crescimento econômico é de mais de 5% ao ano. A inflação está sob controle, o investimento direto está batendo recordes e a conta corrente da região vem apresentando excedentes, assim como os balanços fiscais.

Mas a alta dos preços de energia e alimentos está começando a pressionar as metas de inflação dos países latino-americanos, assim como suas políticas de câmbio flexível.
Países como Chile e Colômbia não cumpriram seus objetivos inflacionários.

A Economist destaca que, no Brasil, o Banco Central deve aumentar a taxa de juros na semana que vem, pondo fim a três anos de alívio monetário e possivelmente colocando os exportadores em dificuldades exatamente no momento em que o saldo em conta corrente está diminuindo.

A previsão mais otimista é que uma ligeira recessão nos EUA e uma desaceleração da economia mundial reduzirá o crescimento da América Latina este ano em um ponto, para 4,5%.

0 comentários: