Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de abril de 2008

Parlamentares levam para o Senado galinha empanada em protesto contra Mão Santa

A polêmica provocada no começo do mês pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), que chamou a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de "galinha cacarejadora", voltou à baila nesta terça-feira.
Um grupo de mulheres parlamentares protestou no plenário do Senado, mas antes entregou à biblioteca da Casa uma boneca de pano e uma galinha empanada --com o objetivo de simbolizar a diferença entre uma mulher e uma ave
.

"Estamos trazendo o apelo das mulheres do Vale do Jequitinhonha [MG]. Galinha é uma ave que cisca, que tem penas e alimenta seus filhos. A mulher é ser humano que luta, trabalha e cria os filhos", afirmou a senadora Fátima Cleide (PT-RO), que reproduzia um texto feito pelas artesãs mineiras.

Acompanhada de deputadas e senadoras, Cleide levou o protesto para o plenário do Senado. A senadora interrompeu a discussão sobre a criação da nova CPI dos Cartões para fazer a manifestação. Ela pediu que o senador Mão Santa fizesse uma retratação.

"A boneca e a galinha [empanada] devem ficar na biblioteca para servirem de fontes de consulta [para mostrar as diferenças existentes]", disse Cleide.

Mão Santa se recusou a retirar o que afirmou no último dia 2.

Em uma sessão no plenário, o senador disse que Dilma era uma "galinha cacarejadora" porque ela prefere defender insistentemente as obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do governo federal ao invés de esclarecer o vazamento de informações do suposto dossiê contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"Só há uma culpada nisso 'tudinho': é a ministra Dilma.

Se nós formos buscar na história de Hitler, eles dizem que Goebbels [um dos principais nomes do partido nazista alemão] orientava o partido dele até uma galinha cacarejadora para ficar gritando: as obras, as obras, as obras --antes de fazer e depois.

Isso aí, esse negócio de apelido é outro.

Ela [Dilma] pode ser muito bem a galinha cacarejadora desse governo. A história se repete", afirmou.
RENATA GIRALDI
da Folha Online

0 comentários: