Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 1 de junho de 2008

Los 15 enemigos declarados de Internet

SERÁ QUE ENTRAREMOS NO 'SELETO CLUBE DOS PAÍSES' que reprimem o que chamam de 'ciberdissidência como Arábia Saudita, Bielorrússia, Birmânia, China, Coréia do Norte, Cuba, Egipto, Etiópia,Irã,Síria, Tunísia, Turkmenistão, Uzbequistão, Vietnã, Zimbábue.

China, Birmânia, Zimbabue, Uzbekistão e Coréia do Norte - usam todo tipo de estratégias para evitar que os cidadãos usem a rede para criticar seus governos.

Sao regimes que invocam razões de 'segurança nacional - para acessar aos correios eletrônicos, bloquear páginas da web, filtrar termos 'subversivos', com uma espécie de 'Grande Irmão' que vigia tudo o que fazem os cibercafés, no melhor estilo de GEORGE ORWELL.


OS REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS - RSF - são chamados de 'inimigos da internet' - por expor os abusos e casos de repressão.


NÃO SÓ perseguem, ameaçam, prendem e matam os jornalistas, mas também estão perseguindo os internautas.

NA CLASSIFICAÇÃO deste ano somaram 15 países: 13 que já estavam em 2007 e ETIÓPIA e ZIMBABUE; a CHINA ostenta o primeiro posto em número de blogueros presos (48), que de modo geral são detidos são explicações e sem possibilidade de acesso a um advogado, e são condenados a penas que podem chegar a 15 anos de cadeia.

A CHINA, inclusive criou polícias virtuais que aparecem na tela dos cibercafés a cada meia hora para lembrar aos internautas que não podem se exceder em seus comentários.
CUBA - o regime castrista acusa jornalistas independentes que usam a internet de 'contra revolucionário - os 'ciberdissidentes' da Ilha; os jornalistas não tem direito de usar a internet para enviar artigos a outros países.

EM PAÍSES como Egito, Irã, Síria e Birmânia - a censura também se manifesta na proibição de sítios como Hotmail, a rede social Facebook ou a plataforma de vídeos do YouTube.

O CASO DA BIRMÂNIA - cuja junta militar governa o País há 46 anos (regime comunista) - é especial por que os celulares também são objeto de freqüente censura, já que servem para gravar vídeos que depois são incluídos na internet.


HÁ PAÍSES com baixa 'vigilância (11 - entre eles ERITRÉIA, GÂMBIA, LÍBIA, MALÁSIA) - cuja diferença dos demais 'inimigos da internet - é que não prendem os blogueros - porém criam marco jurídico para amordaçar a internet quando convém.

CONFIRA.
por RIVADAVIA ROSA


O senador petista Delcídio Amaral (MS) é o autor de um projeto de lei (PLS 279/03) que pretende criar o cadastro obrigatório, de todos os usuários de internet, e um arquivo, para em tese ser usado pela Justiça, contendo todo o conteúdo de todos os e-mails enviados nos últimos 10 anos. O projeto se arrasta pelo Senado e pode ser aprovado de repente.

Também no Senado tramita o "bem intencionado" projeto do PLS 398/07, "idealizado" pelo senador Expedito Júnior (PR-RO).

Seu "objetivo" é reprimir sites "criados por pseudo-jornalistas" com o objetivo de caluniar, difamar ou injuriar autoridades públicas e personalidades e assim destruir a reputação dessas pessoas.

O projeto é um atentado à liberdade de expressão.

enviada por Gracias a La Vida

0 comentários: