Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Anac ameaça cassar concessão da VarigLog

VarigLog terá a sua concessão cassada e não poderá mais operar?

Algumas coisas me intrigam:

1ª) Por que Maria Charuto resolveu falar agora?

2ª)Como a empresa é norte-americana não teria algum interesse petista nisso? Afinal, serve para entusiasmar os brios nacionalistas do nosso povo antiamericanista e, ao mesmo tempo, algum brasileiro, do PT naturalmente, herdaria a VariLog.

3º) Haveria outro interesse, ou seja, detonar a candidatura da Vilmacho?

Estranho essa coisa. Aí tem.

De todo modo acabou esbarrando em Lula da Silva, mas este é inimputável.

por Maria Lucia Victor Barbosa

A Anac acaba de exigir que num prazo de 30 dias o fundo de investimentos americano Matlin Patterson ajuste a composição acionária da VarigLog ao que determina a legislação - do contrário, a VarigLog terá a sua concessão cassada e não poderá mais operar.

A exigência é o ponto central do ofício que será enviado hoje à tarde pela presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, aos responsáveis pelo Matlin Patterson.

O artigo 181 do Código Aeronáutico Brasileiro proíbe que uma empresa de aviação tenha acima de 20% de capital estrangeiro em sua composição.

Em 2005, a VarigLog (empresa de transporte de cargas) foi vendida ao fundo americano e três sócios brasileiros. Logo depois, os brasileiros e o Matlin Patterson brigaram e protagonizaram uma violenta batalha judicial. Em abril, uma decisão da Justiça de São Paulo deu aos americanos o controle da empresa.

A VarigLog desde ontem voltou às manchetes por causa da entrevista concedida por Denise Abreu a O Estado de S. Paulo, na qual a ex-diretora da Anac acusa Dilma Rousseff de ter pressionado a agência para que a Varig e a VarigLog fossem vendidas aos atuais acionistas


Lauro Jardim

Radar on line da Veja

0 comentários: