Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Autor : ALDOUS HUXLEY

No Prefácio de vinte anos depois, o autor só se lamenta de não ter previsto a bomba atômica. Em 1932, sob Mussolini, dava para prever muita coisa sobre as futuras ditaduras realizando o sonho de dominar as mentes dos súditos a partir das idéias do materialismo bolchevista já em execução.

Huxley escreveu uma ficção romanceada. Começa em Londres, num Centro de Incubação e Condicionamento exibindo um lema de Governo Mundial: Comunidade, Identidade, Estabilidade. Segue com a Sala da Fecundação, mostrando Incubadoras, com suprimento de óvulos e gametas masculinos. Fazem-se seres humanos. Gêmeos idênticos às vintenas. Condicionamento intelectual. Berçários. Mostra condicionamento pavloviano dos bebês. Hipnopédia - condicionar no sono.

Prossegue com diálogos de personagens vivendo um mundo dirigido como previsto pelo marxismo. Lenina é uma moça do serviço de condicionamento e é incentivada a sexo com mais de um homem. Fany é outra colega. O autor traça diálogos e pensamentos sem família, considerada pornografia. Mostra as castas de pessoas condicionadas desde o grau de inteligência zero para trabalhar. Goma de mascar de hormônio sexual. Escola de Engenharia Emocional. Bernard Marx é o personagem que Lenina convida para irem ao Novo México. Helmholtz Watson o recebe. Henry e Lenina são mostrados em sua vida intima de quase indiferença, visitando coisas e modos de vida com Sexofonistas, canções sobre garrafinhas, canções maltusianas, tomando uma droga condicionante, precauções anti concepcionais, Hino da Solidariedade.

Faz uma seqüência de nomes combinados de todos os marxismos, como Engels, Bakunine, com nomes americanos, Ford, Bernard... Descreve um ritual de dança ao som de cânticos de orgia bugia. Mostra um mundo só, dessa forma dirigido, desde as emoções, condicionado para não ter sentimentos a não ser os condicionados, descreve um possível encontro de sexo e traição com a sensação de que isso é obrigação social. Vão ao Novo México ver os selvagens. Em Santa fé descreve divertimentos tecnológicos e luxos como ar líquido, televisdão, Golf com Obstáculo Eletrônico, preservativos quentes, solução de cafeina.

Na reserva dos Selvagens, cerca de sessenta mil índios, onde não há nenhum condicionamento, hábitos repulsivos, como casamento, cristianismo, línguas extintas como o espanhol, animais ferozes, padres, doenças contagiosas. Na volta Bernard é mandado para a Islândia. Visitam a Reserva Selvagem. Tudo sujo e de mau cheiro. Fala que civilização é esterilização. Lenina gosta dos tambores. Assistem a um ritual de chicotear. Prossegue o livro com toda a imaginação do autor que coloca um Selvagem agora para confrontar o modo antigo com o novo sistema em que tudo é condicionado e mandado desde cima do Estado Todopoderoso. Vai num contínuo descritivo desse confronto para concluir com um ritual do chicote e o Selvagem tendo convencido a pedirem o chicote...

COMENTÁRIO

Ainda há espaço para ler essa idéia do mundo dirigido que estamos vendo acontecer sem muitas diferenças do que Huxley descreveu, ainda sem os terremotos, tsunamis, bolchevismos alucinados, bomba atômica já ultrapassada, foguetes espaciais, tecnologia eletrônica, robótica, impostos escravagistas, uma série de coisas ainda não conhecidas do escritor, com alguns índios em algum lugar, já em extinção, condicionados todos, índios ou não, para serem escravos que vão morrer sob o chicote e para julgarem que são privilegiados por não haver mais coisas naturais em suas vidas.

Resumo escrito por : Ramacheng

Leia mais aqui.
enviada por Gracias

0 comentários: